g s
n

x

a

NOSSA HISTÓRIA

 

Exteriormente sou quieta e introvertida, mas por dentro sou um turbilhão de sentimentos e ideias, por isso, o criar sempre foi tão presente e importante na minha vida. Da infância me recordo dos experimentos manuais, do bordado, crochê, tricô, costura, desenho, pintura e tantas coisas mais que inventava. Para mim, o fazer com as mãos sempre teve uma função terapêutica, sempre esteve aqui, sempre foi uma parte de mim, uma forma de me expressar.

Já adulta estudei e experimentei joalheria, fotografia, design gráfico, ilustração, cerâmica... e viajei o mundo. Vivi mais ou menos três anos como nômade digital e as buscas apenas se intensificaram. Minha vida profissional nunca foi muito bem definida, minha única certeza é que eu amo criar. Porém, a falta de um rótulo e a constante vontade de experimentar algo novo sempre gerou uma cobrança interna muito forte.

 

Nossa História por Projeto Curadoria

 

Em 2016, após mais uma crise, mergulhei mais fundo no autoconhecimento, comecei a meditar, a praticar yoga e buscar o que me faz feliz. Lembro de ter lido o livro “A felicidade da busca”, em que o autor conta diversas histórias de buscas pessoais, projetos de vida e superação, e pensar: - Isso não é para mim. Abandonei o livro sem terminar e embarquei para o Sudeste Asiático.

A ideia era tirar um período sabático, para tentar me encontrar, mas foi só pisar em Bali, nas vésperas do meu aniversário de 30 anos, que surgiu uma nova ideia: Vou entrar em contato com mulheres criativas como eu e buscar as respostas para as minhas inquietações por meio de perguntas para elas. Assim nasceu uma busca - uma felicidade da busca - e um propósito para o ano seguinte: entrevistar 365 mulheres criativas e compartilhar suas histórias com o mundo. Nasceu o Projeto Curadoria. O tal “ano sabático” não foi nada como eu imaginava, mas resultou na maior transformação da minha vida.

Comecei convidando mulheres que eu já conhecia ou que eu já admirava o trabalho. Elas indicaram amigas e assim, no boca a boca, o projeto foi crescendo. Em pouco tempo leitoras começaram a pedir para fazer parte e criei uma área de inscrições no site. Em 2017 entrei em contato com centenas de mulheres, muitas nunca responderam minhas perguntas, outras me agradeceram pelo momento de reflexão sobre o próprio processo criativo. Conheci muitas e muitas histórias inspiradoras e voltei para o Brasil para conhecer pessoalmente algumas dessas mulheres que estavam mudando tanto a minha forma de ver a vida.

Ganhei muitas amigas e muitos abraços emocionados. Recebi muitas mensagens acolhedoras. Vi mulheres bloqueadas florescendo em sua Arte. O meu projeto já não era apenas meu, ele tinha ganho o mundo.

Cheguei em 365 mulheres criativas, o ano chegou ao fim, mas não senti que era o fim do meu projeto. Continuavam me pedindo para compartilhar mais histórias, então as entrevistas continuaram. Hoje somos mais de 450!

Em um dia qualquer, em 2018, recebi um e-mail mais ou menos assim: - encontrei o seu projeto na internet e me encantei. Gostaria de transformá-lo em um livro? Eu já havia tentado, sem sucesso, viabilizar a produção de um livro por meio de financiamento coletivo no ano anterior e minha resposta foi: sim, meu sonho!

Um tempo depois, em um momento muito conturbado da minha vida, recebo uma ligação da Lica, aquela do e-mail: - passamos no PROAC em primeiro lugar, vamos começar a trabalhar no livro!

Nossa História por Projeto Curadoria

Seis meses de muito trabalho se passaram e, numa terça-feira chuvosa dia 14 de maio de 2019, aconteceu o lançamento do livro Mulheres Criativas – 100 Histórias de Mulheres Inspiradoras na Livraria da Vila na Vila Madalena em São Paulo. Foi uma noite incrível, cheia de abraços, sorrisos e muitas artistas. Um sucesso!

Nossa História por Projeto Curadoria
Nossa História por Projeto Curadoria
Nossa História por Projeto Curadoria

Na mesma semana fizemos um bate-papo aberto na Biblioteca Mário de Andrade com a sala lotada. Doamos aproximadamente 200 cópias do livro para bibliotecas públicas e penitenciárias femininas do Estado de São Paulo e também para coletivos femininos do Brasil.

Nossa História por Projeto Curadoria

Em Agosto de 2019 a Biblioteca do Congresso Nacional de Washington nos Estados Unidos requisitou uma cópia do livro para seu acervo. - Sim, a maior biblioteca do mundo! - E também saímos na revista Vida Simples! Simplesmente minha revista preferida!

Nossa História por Projeto Curadoria

No meio disso tudo, me especializei em Arteterapia. As histórias que chegam até mim são cheias de momentos de busca interior, superações e transformações. São histórias de “cura” e eu quis entender mais a fundo sobre esse lado da Arte. O nome do projeto não poderia ter sido mais perfeito, não é? [Cura]doria!

Em 2020, um novo passo do Projeto Curadoria: o mktplace. Um canal de vendas com o objetivo de criar uma comunidade de mulheres criativas. Quem compra nessa plataforma apoia o trabalho de pequenas empreendedoras e possibilita que as artistas continuem a viver [da] sua Arte.

Nossa História por Projeto Curadoria

O Projeto Curadoria não nasceu com o objetivo de ser uma empresa, nasceu da minha própria necessidade interior, ele foi crescendo, as coisas foram acontecendo e atualmente é o meu principal projeto. Ele me transformou e transformou tantas mulheres junto comigo. Hoje, desejo continuar inspirando mais e mais pessoas a se expressarem, a criar, a não deixar de acreditar. Desejo lançar mais livros, fazer vídeos e possibilitar que mulheres façam o que amam. #artecura #apoiemulherescriativas

Com carinho,

Nini

 

DEPOIMENTOS

 

"Participar do projeto foi um marco importante no momento que eu estava vivendo, mas mais do que isso, foi também conhecer tantas histórias, conhecer tanta gente maravilhosa. 2017 foi um ano cheio de inspiração pra mim, e o projeto fez parte disso. Parabéns, Nini! E obrigada mais uma vez pela experiência." [Mara Oliveira]

 

"Quando comecei a conversar com a Nini, fiquei me questionando qual seria o objetivo de dar uma entrevista. A primeira coisa foi que alguém poderia se identificar com meu caso e que minha experiência poderia ajudar no processo que parece difícil mas que no fundo é autoconhecimento e aceitação. Postei a chamada no Instagram e uma amiga que não vejo há anos se manifestou dizendo que teve crises de pânico e marcamos de nos ver. Acho que de alguma forma o objetivo foi alcançado. Obrigada, Nini!" [Melissa Gomes Baltazar]

 

"Mesmo não participando oficialmente do projeto, resolvi responder pra mim mesma todas as perguntas das entrevistas. Foi um exercício incrível... Perguntas elementares que eu nunca tinha me feito... Mais uma vez parabéns pelo projeto porque ele nos dá mais forças nessa caminhada tão difícil que é acreditar na nossa arte e viver dela! Sucesso para todas nós!" [Lívia Barreto]

 

"Arrasou, muito! Conheci o projeto através da minha amiga que foi entrevistada, Mariana Castello. Me apaixonei pelo teu trabalho. Eu amo curadoria e me engajo com cultura e feminismo desde muito tempo. Deu um calorzinho no coração ver um projeto lindo como o teu. Vida longa! Parabéns pelo trabalho!" [Laís Escher]

 

"Obrigada por dividir com a gente seu olhar cuidadoso e sensível. É muito legal conhecer, se inspirar e se identificar tanto com tantas artistas talentosas. Parabéns!" [Mariana Pitta Lima]

 

"Seu projeto, e todas as mulheres artistas me inspiraram a voltar a criar, a colocar em prática anos de reclusão e vergonha sobre minhas criações. Sou imensamente grata a todas essas mulheres que de alguma forma me deram inspiração e força, pra eu acreditar no meu potencial como artista e como mulher!" [Maysa Colombo]

 

"Lindo! Inspirador pra mim como artista, mulher e ser humano." [Dandara Modesto]

 

"Seu projeto é lindo e inspirador, por meio dele conheci artistas incríveis e me senti mais forte..." [Thais Hanatricia]

 

"Acho lindo o seu trabalho. Essa visão ampla de várias artistas, um canal de busca e inspirações... Parabéns!" [Jôzzi Araújo]

 

"Esse projeto é maravilhoso e imensuravelmente inspirador. Obrigada, obrigada, obrigada!" [Pati Nakamura]

 

"Bom dia, Nini! Eu sempre falo nas redes sociais que sou apaixonada pelo Projeto Curadoria. Ele é realmente inspirador! Olha aqui uma ramificação dele ganhando vida! Conheci a Kemmy através do seu projeto e trabalhei com a técnica dela com as crianças da escola onde leciono... Trocamos experiências e crescemos uma com a outra. Mulheres inspirando mulheres concluído com sucesso!! Obrigada por ser essa ponte maravilhosa! #unidaspelaarte" [Flávia Onofre]

 

QUER RECEBER
NOVIDADES E PROMOÇÕES?

    s
    FORMA DE PAGAMENTO
    TECNOLOGIA WIRECARD
    Aceitamos as principais bandeiras de cartão de crédito utilizando a tecnologia Wirecard.
    H
    CONEXÃO DIRETA
    DAS MÃOS DA PRODUTORA
    Valorizamos a mulher por trás das criações e vendemos produtos carregados de energia criativa diretamente das mãos da criadora. Conectamos você à ela sem nenhuma interferência na logística ou produção.
    r
    SITE SEGURO
    COMPRA SEGURA
    O certificado de segurança e a plataforma de pagamento Wirecard garantem a segurança da sua compra.
    t
    INICIATIVA FEMININA
    APOIE MULHERES
    Ao comprar nessa plataforma você está apoiando pequenas empreendedoras. Seja um agente ativo no empoderamento feminino ao incentivar o trabalho de mulheres criativas.