m
Mariana
Luz
Brasil
vivendo em São Luís . MA
25 anos . designer . ilustradora

Me chamo Mariana, mas prefiro que me chamem de Mari. Tenho 25 anos, sou nordestina, designer formada pela Universidade Federal do Maranhão, artista visual e ilustradora. Criei um projeto chamado Vida Ilustrada em 2015, com o intuito de criar composições visuais com fotografias e ilustrações. Atualmente o projeto já se tornou uma extensão dos meus melhores sentimentos.

Eu amo florir os dias com meus desenhos, sou a louca dos gatos haha e tenho 3. Adoro me conectar com as pessoas e melhorar o dia delas de alguma forma, tento levar os dias da melhor forma possível e fazer criações com sentimento e significado.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Os traços, as cores, recortes, colagens, ilustrações e composições gráficas. Utilizo tanto o manual quanto o digital, adoro misturar os dois quando crio alguma peça gráfica. Utilizo bastante para criar e colorir meus desenhos o software digital Adobe Photoshop.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A vida e suas questões sociais, as mulheres e o feminismo, as pessoas e suas inquietações diárias. Quando eu crio eu emano coisas boas e sinto que o que eu escrevi e desenhei poderá melhorar o meu dia e o de alguém que visualizar o trabalho, além de criar memórias e acalentar o coração. Eu me inspiro bastante nos sentimentos, no que eu quero sentir, nos meus sonhos, anseios, nas cores, nas pessoas e por aí vai...

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Eu sempre anoto minhas ideias no papel, dou uma inspirada nas minhas pastas de inspiração, crio e seleciono a paleta de cores que usarei, esboço no papel e depois transfiro para o computador. Ou então, já executo o esboço, traço, cor, recorte, colagem direto no digital. É um processo sistemático, mas orgânico, cada novo projeto é uma boa aventura.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Adoro tirar um tempo do meu dia para pesquisar, visualizar, inspirar, outro para me conectar com as pessoas e um tempo para mim no qual eu organizo, imagino e esboço minhas ideias e tem dias que preciso me desconectar de tudo e respirar.

Acredito que temos que equilibrar nossos dias, não há uma fórmula certa para se manter criativo, cada dia é um dia, vamos experimentando e nos conhecendo, cada artista cria seu processo da forma que se sinta mais confortável

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Ah, cada projeto pra mim é especial, tipo um filho, sabe? Mas tem alguns que são meus queridos. Esse ano tive o prazer de assinar e desenvolver em conjunto com a marca Papel Craft uma coleção incrível, colorida e cheia de sentimento que inclusive está a venda . Esse projeto foi bem especial pois mostra o quanto o meu trabalho está sendo reconhecido e como é possível sonhar e concretizar Outro projeto incrível foi a convite das Bicicletas Blitz, no qual assinei e criei 3 versões ilustradas para um modelo de bicicletas deles, a Blitz Life.  Esses projetos são especiais porque levam a ilustração além do traço, mostrando que existem várias possibilidades de aplicação em produtos, aumentando o leque de serviços

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

No momento em que decidi expor meu trabalho e meu nome como artista, as redes me ajudaram e me ajudam bastante a me conectar com as pessoas de todo o lugar, conversar, interagir e receber os feedbacks dos trabalhos. Na medida que fui criando mais conteúdo e aprimorando minhas ideias essa conexão começou a fluir bastante, tanto para parcerias de trabalhos quanto para amizades, troca de carinho e afeto. Além do ponto que criei minha marca/ identidade visual e empresa tornando tudo mais sério e organizado

Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu me influencio muito pelas pessoas que me cercam artistas ou não. Uma grande influência de vida e arte são os meus avós maternos, o Saudoso Reizinho e a Loudinha, que sempre me ensinaram o que é o amor e bons sentimentos, que é o que tento transmitir com meu trabalho. Além do meu tio Eduardo que é ator e desde pequena me encantou e me inspirou com a sua arte, me fazendo acreditar que é possível sonhar e seguir seus sonhos. E artistas incríveis que tenho o prazer de admirar e de me comunicar e trocar figurinhas como a Mariana Valente, Bebel Franco, Priscila Barbosa, Zilah Rodrigues, Brenda Maciel, Thais Lemos, Drica Paraíso, Desiree Feldman, Marina Papi, mulheres brasileiras, artistas incríveis

Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

A expressão feminina ainda é uma questão que enfrentamos todos os dias, a luta sempre existirá mas vejo atualmente, principalmente com as mulheres artistas, uma união sem igual, uma dando voz a outra e isso faz com que os trabalhos ganhem força e voz, no meu trabalho sou feliz por representar mulheres e sentimentos no meu traço e ainda mais por me conectar com elas.

// E o que te faz feliz?

Criar, sentir, poder usar o meu trabalho para melhorar o dia e aconchegar o coração de alguém, me expressar através da arte, coisas simples, abraços e sorrisos espontâneos.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Não planejar demais, colocar o trabalho pra ser visto, recebendo assim feedbacks, consequentemente aprimorando, seguindo e conectando-se com outros artistas. A produção e comunicação andam juntas e não ter medo de se expressar.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
Mariana Luz por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Sempre, não consigo ficar parada. No momento estou finalizando a obra do meu ateliê. Estou bem feliz com isso porque terei meu cantinho pra criar e me organizar com calma. Estou produzindo meu site, ajustando portfólio e criando conteúdo sempre. Cada dia é um novo dia cheio de oportunidades felizes.

Mariana Luz por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas