m
Luciana
Dutra
Brasil
vivendo em Joinville . SC
38 anos . artista . designer

Virginiana, apaixonada pelos trabalhos manuais desde a infância, adoro decoração, o imaginário, o lúdico e fui seduzida por composições com elementos geométricos. Sou formada em Artes Visuais com habilitação em Design de Interiores pela UFG e pós-graduada em Docência Universitária. Nasci em Goiânia – GO, onde me formei e atuei como designer de interiores por 13 anos.

Atualmente resido em Joinville – SC, onde coloquei em prática um grande sonho, trabalhar com decoração através da criação de peças decorativas. Fazendo isso me encontrei, me recriei, me refiz como profissional e pessoa, fazer o que faço me faz feliz. Para isso aliei todas as experiências que tive ao longo da minha carreira como designer e apreciadora de texturas, imagens e formas, para criar a D&D + Design, onde pude me dedicar à criação de peças como azulejos, louças e elementos decorativos que não se limitam a suas funções básicas, são peças que servem para decorar de forma expressiva. A paixão antiga pelo geometrismo passou a ser a marca registrada de todos os meus trabalhos, resultando em peças com estampas geométricas diferenciadas como no caso dos azulejos, peças que considero inteligentes por terem estampas que permitem inúmeras paginações e formam incríveis e únicos painéis. As louças que compõe a coleção intitulada como “Geometria Inesperada”, foram decoradas com estampas inspiradas no inesperado, no imaginário e na abstração geométrica, onde o elemento geométrico foi orquestrado de maneira intuitiva, deixando a composição fluir de forma ocasional.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Por ser grande apreciadora das artes geométricas, observo a construção da forma de tudo que me desperta o interesse, seja uma imagem, um objeto, uma roupa, uma textura, uma pintura, arquitetura, enfim, o universo que me rodeia é cheio de informações que considero elementos de inspiração para criar. Em tudo que olhamos existe um padrão geométrico e com olhar observador consigo resgatar as linhas, geometrizar a figura com quadrados, retângulos, triângulos, retas e círculos, que formam padrões geométricos com significado particular pra mim. A combinação das cores dá à composição um sentido emotivo, podendo ser vibrante ou tênue que são determinadas durante o processo de construção do trabalho.

As composições são criadas em programas específicos para desenhos e posteriormente serigrafados em papel gomado para depois serem aplicados às peças e por fim, finalizados com a queima em forno de alta temperatura.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Me motiva muito criar composições que permitem várias interpretações. Cada peça pode receber uma leitura diferente com base nas experiências particulares do observador, dando sentido único à minha criação. Criar é poder me expressar, é dizer algo para outras pessoas, sejam conhecidas ou não. É externar meus pensamentos e desejos através de traços e cores, que em conjunto formam elementos expressivos com significado pluralista.

// Como é o seu processo criativo?

Cada peça, seja louça ou azulejo, é pensada individualmente e em conjunto. Isso para que as possibilidades de uso sejam mais amplas. A forma de cada peça me diz o que é possível fazer. Deixo a composição fluir de forma intuitiva resultando em elementos dispostos de forma aleatória, em outras a composição é proposital, planejada e embasada em pesquisas.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Procuro manter-me aberta ao mundo, observar o que me rodeia e busco também conhecer novos lugares, novos sabores, novas técnicas, porque considero que o novo é uma excelente fonte criativa. Gosto muito de conhecer novos profissionais da área das artes para fazer uma leitura pessoal de seus trabalhos, e posteriormente desdobrar essa leitura em algo diferente, no qual, poderei usar como elemento de inspiração para criação. Isso alimenta o meu imaginário.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Iniciei a D&D + Design trabalhando com azulejaria, gosto muito de todos, desde os mais antigos aos mais recentes. Mas, a coleção “Geometria Inesperada” que é composta por azulejos e louças decoradas, é muito especial para mim. Foi desenvolvida com muito amor, seguindo minha intuição para especificação de cada elemento e deixei o imaginário fluir. Como mencionei anteriormente, nessa coleção o elemento geométrico foi orquestrado de maneira intuitiva, onde a composição fluiu de forma ocasional.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim. Como referido, atuei como designer de interiores por 13 anos. Mas fui vencida pelo desejo de trabalhar diretamente com as mãos, trabalhos manuais sempre foram o meu objetivo, a minha paixão.

Em 2016, resolvi mudar, deixar a área da decoração e me dedicar 100% a azulejaria, porcelanas e peças decorativas. Mas, existia uma grande insegurança. Como deixar de lado uma carreira sólida construída por 13 anos? Ainda com algumas dúvidas pairando em minha cabeça, passei todo o ano de 2016, estudando, me aperfeiçoando conhecendo o mercado e a área comercial, já que era algo muito novo para mim. Isso foi necessário para que eu obtivesse segurança para fazer do meu sonho o meu novo trabalho. Mas foi em 2017 que tudo mudou, por motivos profissionais do meu marido, tivemos que nos mudar para Joinville-SC. Vivi alguns dias de caos até que depois de todo alvoroço, percebi que essa poderia ser uma grande oportunidade, pois poderia recomeçar algo novo em um novo lugar. Essa mudança me permitiu viver meu sonho.

E tudo se fez novo, tudo fez sentido e hoje busco todos os dias fazer com que esse sonho perdure por muitos anos.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tenho como referência os trabalhos do artista Athos Bulcão, que conseguiu unir a arte à arquitetura e seus azulejos, com desenhos abstratos geométricos, estão em inúmeras obras de Brasília. Conhecer o trabalho de Athos me direcionou para o geometrismo que é o centro da minha inspiração.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Nunca sofri preconceito nesse sentido. Vejo que existe muita desvalorização do trabalho artesanal e manual.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Nossa! Me faz feliz ter meu trabalho apresentado, visto e reconhecido. Isso significa que todo amor e entrega dada para cada peça foi perpetuado, poderá atingir o maior número de pessoas possível.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acreditar no próprio trabalho e ser persistente. É impossível agradar a todos, mas não estamos aqui para agradar e sim para nos libertar através de nossas criações. Algumas pessoas vão se identificar com seu trabalho e outras não, isso é normal e esperado já que somos seres particularmente diferentes um dos outros.

Luciana Dutra por Projeto Curadoria
Luciana Dutra por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Estou desenvolvendo uma nova linha de louças decoradas. Ainda está em fase de estudos, mas será voltada para a brasilidade e o tropical. Aguardem!

COMPARTILHE
b
//+entrevistas