m
Juliana
Rosa
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
34 anos . ilustradora

Em 2008 aluguei meu primeiro apartamento vazio, era todo branco e a ideia de que poderia fazer qualquer coisa ali me animou muito. Na época comecei a procurar objetos para decorar minha nova casa mas não achava nada muito a minha cara. Dez anos fazem muita diferença, eu comprei revistas para me inspirar, não existia Pinterest, Instagram, Facebook estava bem no começo ainda... Dessa vontade abri uma loja de decoração, chamava Leite-com, produzia tudo o que vendia, almofadas, gravuras, cortinas, eu não fazia ideia de como produzir nada disso e gastei muito tempo aprendendo, tanto que depois de um tempo eu não participava mais da criação, ficava o dia inteiro cuidando da administração e percebi que não estava feliz, acabei fechando em 2015 e passei um bom tempo perdida sem saber o que fazer. Até que ano passado em julho fui com uma amiga fazer um workshop de cerâmica, eram 2 dias, um para modelar, outro para pintar, e daí me voltou a vontade de criar novamente, não de uma maneira industrial, mas bem mais devagar e manual. Fui atrás de cursos e o que mais gostei foi de pintar, desenhar, criar estampas. Em maio deste ano criei um Instagram chamado Studio Ju Rosa, ainda não sei exatamente aonde isso vai me levar, por enquanto posto minhas cerâmicas e vendo por encomenda, mas já tenho vontade de fazer outras coisas, como gravuras, tecidos... O lema da Leite-com era Tudo pode ser mais bonito, e é isso que ainda acredito e me define.

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Por enquanto cerâmica, mas gosto de muitas outras coisas. Fotografia, papel, muitos tipos de tinta...

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

O dia a dia, passo o dia absorvendo imagens, de andar na rua à divagar pela internet.

// Como é o seu processo criativo?

Tenho uma pasta de imagens e uma lista de ideias, quando escolho um objeto imagino qual desenho ficaria mais interessante nele, desenho em lápis, escolho as cores e começo a pintar.

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Gosto muito da minha rotina, sem ela não conseguiria produzir, mas todo dia procuro por alguma novidade, tem dia que é música, tem dia que é filme, um restaurante novo, uma receita nova, um lugar para ir conhecer no fim de semana...

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Não sei, acabei de começar. Gosto muito de alguns pratos, o da onça descansando em cima de uma árvore foi um dos primeiros que fiz, tem um sentimento bom guardado de “hmm, ficou muito bom”.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Ter criado a Leite-com do zero e depois fechado foi com certeza muito importante na minha vida. Tudo eu aprendi ali, todas as coisas que amo, como trabalhar para essas coisas acontecerem e o que eu nunca mais desejo fazer.

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto de muitos artistas que com certeza me influenciam, entre pintores, fotógrafos, arquitetos, designers, músicos... Tarsila Do Amaral, Maria Auxiliadora, Lina Bo Bardi, David Hockney, Matisse, Patricia Urquiola, Cristiano Mascaro, Moderat, Alex Prager, Burle Marx, Charles e Ray Eames, Artacho Jurado, e muito mais gente nova que conheço pela internet.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sinto que ainda existe muito preconceito em ser mulher, mas também sinto que isso muda a cada dia, nos últimos anos vi muitas mulheres mudarem, eu mudei muito, sororidade é uma palavra que eu desconhecia, e neste exato momento o Word está sublinhando como palavra inexistente... ainda temos muito para mudar.

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Felizmente muitas coisas. Viajar, escutar música, ficar com quem eu gosto, ficar sozinha, dançar, ver o por do sol da sala do meu apartamento, ver o por do sol em qualquer lugar, comer, cozinhar, a internet... me diverte muito, bichinhos...

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
Juliana Rosa por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Começar a fazer, ir se conhecendo, definindo um estilo, um gosto, autoconhecimento mesmo.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Este é o meu novo projeto, ainda tenho muito para fazer...

Juliana Rosa por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas