m
Evelyn
Kosta
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
20 anos . fotógrafa

Sou de São Paulo, tenho 20 anos, e estou me formando no curso de Fotografia na UNICID. Trabalho com fotografia há 1 ano e meio. Me apaixonei pela fotografia após encontrar um celular com câmera “boa”, na época tinha 8 megapixels e isso era incrível. Nessa época eu tinha certeza que faria Moda, mas percebi que de repente tudo o que eu mais pensava era sair por aí com o meu celular pra fazer fotos de qualquer coisa que eu achasse interessante. Desde então, não tive dúvidas do que eu mais amava fazer.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Colagem digital feita no Photoshop. Procuro sempre ter um tema e linguagem específico para cada colagem, gosto dessa forma mais rústica de usar fotos tecnicamente “erradas” para me expressar e provocar aquele que a vê.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

O que me motiva é tudo aquilo que vivencio sendo bom ou ruim. Lido muito com minhas memórias afetivas, com o meu excesso emocional pois sou muito emotiva, signo de Escorpião e lua em Câncer. Uma das minhas musas inspiradoras é a fotógrafa Diane Arbus, amo o caos que ela traz com suas fotografias e como isso me toca toda vez que olho.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Meu processo criativo é vasto. A minha inspiração normalmente vem quando eu estou sozinha e me concentro apenas em fazer aquilo no qual eu me coloco. Normalmente eu não tenho um horário para criação, mas sei a hora que tenho que criar, eu sinto a inspiração e deixo fluir.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Vivo ouvindo música o dia todo, estando em casa ou na rua, amo ouvir bandas e artistas que não são conhecidos. Sempre procuro estar conhecendo e olhando portfólios de fotógrafos de moda e indo em exposições, vendo filmes complexos de se entender. Daí surgem as minhas ideias.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Tenho um carinho especial pelo meu projeto Nova Gangue e INÁ. Os dois tem em comum jovens pretxs trabalhando juntos por uma causa maior, sendo ela trabalhar com moda ou fortalecer a cena audiovisual. Sou grata por estar nos dois, eles significam muito pra mim.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Minha primeira exposição no início deste ano, foi algo pelo o qual eu não esperava e não tinha noção do quanto poderia me mudar. O que mais me marcou foi poder antes de todos, me reconhecer como artista. Ver todos os meus amigos por lá celebrando esse momento foi muito especial.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Minha maior influência vem da parte musical, que seria bandas como Kings Of Leon, HAIM, Maglore. Diane Arbus e Tim Walker sempre estão me inspirando, sendo com o preto e branco misterioso expressivo da Diane e a mistura do real com o irreal do Tim. Os dois refletem muito nas minhas colagens.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sim, além do artista iniciante em si já não ser levado a sério, entra em questão gênero e idade. Vivemos em uma sociedade machista, na qual muitos acreditam que sabem o que de fato nós mulheres temos que fazer e como devemos agir. Sou feminista e tenho cada vez mais me aceitado da forma como sou, daí vem a necessidade das minhas self(i)es. Eu preciso mostrar que tudo bem você ter pelos, isso é comum.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

É olhar pra minha trajetória até aqui e ver quantas batalhas internas e externas eu venci. É ver o sol nascer na praia. É enxergar o outro me valorizar da forma que eu mereço. É abraçar as pessoas que amo.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Não tenha medo de errar, e se errar faça de novo. Se fez e não gostou, mostre sua arte mesmo assim. Tenha coragem pra ser quem você é. Não se sinta pressionada a estudar sempre, pois o melhor estudo é a prática.

Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
Evelyn Kosta por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Atualmente estou participando do projeto “Cura” junto com o coletivo INÁ, no qual queremos nos auto-conhecer e renovar nossa conexão.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas