m
Elaine
Leite
Brasil
vivendo em Recife . PE
26 anos . designer . artesã

Nasci e me criei em Palmares - cidadezinha do interior de Pernambuco. Lá as coisas sempre chegavam depois, e quando chegavam muitas vezes eu não tinha acesso. Meu pai sempre amou trabalhos manuais e eu sempre achei o máximo vê-lo mexendo com marcenaria, consertando coisas aleatórias, transformando o velho em novo. Isso me influenciou muito a também gostar. Lembro que quando era pequena foi lançado o CD de Sandy&Júnior onde a capa eram eles andando de patins. Fiquei doida. Queria um, mas não era fácil de achar na minha cidade, além de ser muito caro. Não me dei por vencida: transformei dois copos de plástico nos meus patins. Eu enfiava o pé e saia deslizando pela casa, feliz da vida. Desde então eu entendi que eu podia dar um jeito, e dou.

Me formei em Design de Moda e fiz especialização em Produção e Styling, ambas na Faculdade SENAC Pernambuco. Lá comecei a ter minhas primeiras percepções sobre como eu adorava MUITO trabalhos manuais e o quanto eu era boa nisso. Trabalhei 4 anos na fábrica de uma marca de moda praia, um aprendizado imenso em todos os sentidos. Eu adorava ver e saber de todos os processos, mas como não participava diretamente de nenhum deles, passei a sentir falta de “mais” e decidi que era o momento de fazer algo novo. Num passeio no shopping vi um colar feito em corda e pensei: “Que lindo, quero um. Vou fazer!”. Fiz e gostei tanto que decidi que ia investir meu tempo nisso. Foi assim que nasceu a Feito de Nó!

Elaine Leite por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Nunca fui muito boa em me expressar verbalmente, tenho dificuldade e acabo não dizendo tudo o que quero. Acredito que no trabalho manual encontrei minha melhor e mais sincera forma de expressão. Hoje as cordas, nós e cores são uma forma de exteriorizar esses sentimentos.

Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Eu crio porque amo, me faz feliz ver pessoas usando algo que me dediquei tanto a fazer, é uma sensação muito gostosa. Tudo é uma potencial inspiração para mim, cores, formas, pessoas, lugares...

Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Geralmente faço um pequeno estudo de combinação de cores e formas, pego as cordas e começo a testar. O nascimento de novos modelos é bem intuitivo, vou fazendo e tendo ideias ao longo do processo até chegar num resultado que eu adore.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Adoro visitar lugares, andar pela rua, ver pessoas. Conhecer os trabalhos de outros artistas também é importante, abre a mente para novas possibilidades, e as redes sociais me ajudam muito com isso.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

A minha marca em si é o meu projeto preferido, é onde posso ser quem sou e depositar tudo o que acredito. Ser a cabeça e as mãos que criam todas as peças, que tinge, que costura as embalagens e que finaliza tudo é muito trabalhoso, mas é imensamente gratificante.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acredito que o momento da minha decisão em pedir demissão da empresa em que eu trabalhava. Sair da minha zona de conforto me arriscando no desconhecido foi um marco muito importante, me fez acreditar mais em mim.

Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tudo. Sério, qualquer coisa pode se tornar uma inspiração, desde lugares até um quadro, um objeto em específico. Sou muito apaixonada pelas matérias primas naturais e pela cultura popular do Nordeste, amo o lugar de onde venho, talvez isso seja uma grande influência pra mim.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Com certeza o preconceito ainda existe MUITO, vejo diariamente várias mulheres incríveis sendo oprimidas simplesmente por julgarem seus trabalhos “vulgares” ou “polêmicos”. É triste. Felizmente até hoje nunca aconteceu comigo.

Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Viajar, comer e fazer o que amo. Ver o resultado pronto e poder dizer FUI EU QUE FIZ. É muito legal ver as pessoas gostando das minhas peças e fico muito realizada que estão cada vez mais valorizando o trabalho manual.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acredite em você, corra atrás, faça com amor, peça ajuda sempre que precisar e não procrastine!!

Elaine Leite por Projeto Curadoria
Elaine Leite por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

No momento estou estudando o tingimento com matérias primas naturais (folhas, cascas, flores, etc) para uma possível futura coleção toda colorida desta maneira.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas