m
Yasmin
Hassegawa
Brasil
vivendo em Brasília . DF
27 anos . ilustradora

Desde pequena, sempre gostei de desenhar. Durante a infância, morei no Japão e adorava desenhar heroínas de anime. Essa vontade de me expressar no papel me acompanhou até a vida adulta.

Sou designer de moda por formação e ilustradora por paixão. Sou paulista de Presidente Prudente, mas já morei no Japão quando criança e em Curitiba, durante a juventude. Atualmente moro em Brasília, onde trabalho em meu home office em meio às aquarelas, minha técnica favorita. Vendo minhas artes na minha loja virtual, em lojas colaborativas de Brasília, em feiras e eventos, e também faço artes sob encomenda.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Atualmente, minha principal forma de expressão é a aquarela. Comecei a praticar por conta própria e depois de um tempo, fiz cursos para me aprimorar. Além da aquarela, gosto de fazer ilustrações monocromáticas com canetas nanquim e também comecei a praticar o uso de marcadores.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Acho que minha maior motivação para criar é poder me expressar, colocar minhas ideias no papel e tornar o mundo mais colorido à minha maneira.

Minha inspiração vem de todo lugar, filmes, séries, cultura pop, paisagens, livros... Além disso, claro, o trabalho de outros artistas que admiro também me inspira e motiva a cada vez mais enriquecer meu trabalho.

// Como é o seu processo criativo?

Não tenho um processo criativo rígido definido. Às vezes, tenho ideias e anoto num sketchbook e depois faço artes com essas ideias. Na maioria das vezes, estou com ideias na cabeça e vou direto para o desenvolvimento de alguma ilustração.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Atualmente, procuro organizar melhor meus horários para poder ter momentos de inspiração e aprendizado. Separo partes do meu dia para estudo, para assistir vídeos, para ler livros, para dar uma olhada no Pinterest e Instagram de artistas e ilustradores que gosto.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Duas aquarelas minhas são muito especiais, a arte que fiz de Harry Potter, porque eu amo muito a história desde a adolescência e o público recebeu com muito carinho. A outra ilustração é a Cabelo em Chamas, uma arte que fiz com total despretensão e acabou que é uma das artes que as pessoas mais gostam e elogiam.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acho que um marco na minha carreira foi o próprio início dela. Desde sempre gostei de ilustrar, mas em 2015 decidi realmente mergulhar fundo e investir na carreira de ilustradora. Dessa maneira, minha vida mudou para sempre!

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Minha infância no Japão teve grande influência no meu estilo, gosto muito de animes e mangás e as pessoas reconhecem que isso de alguma forma faz parte do meu trabalho.

Além disso, me inspiro muito em artistas da atualidade como Cynthia Liu, Anna Bond, Oana Befort, Sibylline, Fran Meneses, entre outros.

Na história da arte, admiro muito o trabalho de artistas como Sandro Botticelli e Monet.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Não senti diretamente o preconceito no meu trabalho, acho que aos poucos as mulheres mostram ao mundo que todas somos, com certeza, tão capazes quanto os homens. Há artistas maravilhosas que fazem trabalhos incríveis e isso contribui para reduzir cada vez mais o preconceito. Espero que, com meu trabalho, eu possa ajudar o mundo da arte a ser mais livre para mulheres se expressarem.

 

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Me faz feliz fazer o que gosto, poder viver da minha arte e a cada dia estar melhor no que faço. Há muitas dificuldades, claro, mas faz parte da jornada aprender com os erros e se tornar mais forte ao vencer os obstáculos.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

A principal dica é nunca deixe de acreditar em você mesma. Soa bem clichê, mas a partir desse pensamento é que você vai partir para vencer as dificuldades. Pode ser que você tenha uma família e amigos que te apoiem, mas algumas artistas não tem isso, e é aí que entra o pensamento de sempre confiar em si mesma e no seu potencial.

Outras dicas são:

1- Fazer amizade com outros ilustradores e artistas. Isso é muito importante para nos ajudarmos e aprendermos muito uns com os outros.

2-Separar um tempo em seu dia-a-dia para buscar aprimoramento e para evoluir em sua arte.

3-Tem a ver com o item acima: fazer calendário semanal e mensal de coisas a serem feitas. O planejamento é importante para equilibrar vida pessoal, social e profissional.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Não tenho nenhum projeto em andamento, mas em breve quero começar um projeto de livro ilustrado junto com meu esposo, Ricardo.

Tenho ideias de coisas que quero fazer para esse ano, mas aos poucos eu anuncio.

Yasmin Hassegawa por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas