X FECHAR
RESPONDA NOSSA PESQUISA E PARTICIPE DO
MAPEAMENTO DE PERFIL DE
MULHERES CRIATIVAS BRASILEIRAS
DO PROJETO CURADORIA
//PARTICIPAR//
*O resultado será divulgado em forma de infográfico neste site
m
Vanessa
Kinoshita
Brasil
vivendo em Barcelona . Espanha
29 anos . designer . ilustradora

Sou ilustradora, formada em Design Gráfico, tenho 29 anos, nasci e fui criada em Salvador, na Bahia, e decidi ir morar em São Paulo há 7 anos, na busca da realização profissional e da independência financeira.

Essa cidade me proporcionou momentos incríveis que me ajudaram a construir toda a minha história e experiência. Lá, consegui trabalhar para muita gente massa e posso dizer que tive chefes e colegas de trabalho muito bons, e que sou imensamente grata as oportunidades e a essas pessoas que me ensinaram muita coisa, sendo pela dor ou pelo amor.

Foi lá que comecei a ilustrar profissionalmente e só agora, em 2017, resolvi apostar na vida de ilustradora solo, e que até agora, estou realizando um sonho e os retornos que tenho tido, me fazem querer seguir em frente e fazer sempre mais!

Eu acho que meu jeito de levar a vida é bem simples... Mas penso demais em tudo e isso, às vezes, me faz mal. Sou geminiana e tendo a querer realizar tudo de uma vez só. É o que uma amiga amada diz sempre: pareço um polvo com tanta coisa que faço ao mesmo tempo, parece que tenho oito mãos. Normalmente mudo de ideia muito rápido sobre as coisas, e sou bem impulsiva, mas com o tempo fui aprendendo a canalizar isso no meu trabalho de uma maneira que ajude na criatividade, porque quando a ideia vem, ela precisa ser colocada em prática antes que eu pense demais no que estou fazendo ou até mesmo antes que eu desista dela.

Além disso, me considero uma pessoa muito sensorial, então, tenho fortes desejos de visitar lugares diferentes e ter novas experiências e sensações. Agora, pegue isso e coloque a curiosidade junto. A vontade de novidade é muito grande dentro de mim, e juntando tudo isso, eu e meu marido decidimos vir morar aqui em Barcelona e realizar algumas vontades.

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Eu gosto trabalhar com tinta carvão, aquarela e nanquim. Tenho feito alguns experimentos com lápis de cor e guache.

E ilustrar digitalmente também é um exercício quando não tenho um prazo longo.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Minha maior motivação para criar é quando tenho um objetivo com o que crio. Gosto de pensar em produtos para as pessoas usarem. Pode ser uma ecobag ilustrada, tatuagens temporárias divertidas e também gosto de fazer pôsteres à mão.

// Como é o seu processo criativo?

Putz, é muito do momento... Tem dias que acordo simplesmente com um tesão danado de fazer arte e tem dias que não. Muitas vezes me programo para que aquele dia seja um dia criativo, mas normalmente não dá muito certo. Eu sou mais do feeling, da motivação espontânea.

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Adoro bater perna na rua, principalmente aqui em Barcelona que a arquitetura e decoração é bem presente nas fachadas e nos interiores dos prédios. Amo entrar em lojas e edifícios que despertam o sensorial, seja nas prateleiras com produtinhos fofos ou no piso que tem um azulejo colorido diferente. Também vejo muita referência na internet, em sites como Pinterest, Follow the Colours e Instagram. O que curto também é acompanhar eventos de arte e design como feirinhas e exposições.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Nossa, difícil escolher, porque todos me trazem momentos muito especiais... Mas o último que me deu muito trabalho mas foi muito divertido ao mesmo tempo foram as tatuagens temporárias da minha marca Xuquila Tatu. Em parceria com minha amiga, Joana Mendes, fizemos duas cartelas com frases e ilustrações super divertidas. As vendas foram bem maiores do que imaginamos. Saímos até na Capricho e na Glamour (risos)! Sem querer, acho que viramos tendência e se preparem porque pro ano que vem, tem mais novidade da Xuquila Tatu.

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria

Outro projeto massa, foi para a Petrobrás. Participei de uma campanha publicitária na web, de incentivo as mulheres que têm medo de dirigir. Fui até Porto Alegre para ilustrar pôsteres com frases de mulheres que perderam o medo de dirigir com o incentivo do projeto “De Carona com Elas”, da Petrobrás. Foi muito legal, porque foi uma surpresa para elas, que ganhariam os pôsteres de nossas mãos, ilustradoras das frases. Foi muito emocionante e real cada depoimento.

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Na verdade, não... Todos os lugares que passei me trouxeram uma reflexão e uma evolução. Fui me adaptando e me transformando dia após dia, devagar e sempre.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu adoro o pop, o contemporâneo. Gosto muito dos trabalhos das ilustradoras brasileiras Paola Saliby, Barbara Malagoli, Renata Miwa, Helena Sbeghen, Eva Uviedo, Juliana Vomero e Brunna Mancuso. Dos gringos, eu curto a Kal Bartesky, a Emma Block, a Rachael Dean, o Timothy Goodman e o Banksy. Não dá pra listar todo mundo, é muita gente boa no que faz!

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sim, com certeza. Infelizmente ainda vivemos numa sociedade machista onde as mulheres têm poucas chances. Acredito que estamos conseguindo combater, com muita luta, alguns paradigmas. É falando, discutindo, lembrando e agindo que conseguiremos um dia, igualdade.

// E o que te faz feliz?

Muita coisa. Trabalhar, comer, dormir, me olhar no espelho e gostar de mim, trocar ideia, aprender uma coisa nova, ser fiel a mim mesma, conseguir atingir meus objetivos, olhar pra trás e ver que muita coisa mudou pra melhor e o que não mudou seguimos tentando. Tudo isso serve de combustível pra continuar a ser feliz!

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Nunca desista de você mesma. Só você sabe o que você sente e passa. Seja humilde, se fortaleça, se sinta pronta e vá em frente. Não desista. O mundo está cheio de oportunidades e tem espaço para todas. Seja verdadeira. Seja você. Acredite e faça o que vier na sua cabeça. Afinal, estamos aqui para sermos felizes e se não somos nós mesmas, qual seria o propósito da vida?

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho sim. Estou com um desafio enorme por estar em outro país, outra cidade, onde não conheço nada direito. Projeto urgente é aprender o espanhol, enquanto isso, sigo dando continuidade ao que já faço, mas tenho algumas ideias, sim. Em novembro tive um desafio novo e amei: participei de uma feira de arte aqui em Barcelona com os produtos que havia trazido do Brasil e foi o máximo! Já estou me inscrevendo para as próximas. Estou aqui para estudar e fazer experimentos com a minha arte, e estou me preparando para isso, e participar de eventos como esse me dão uma nova concepção de arte e produto, é incrível!

Vanessa Kinoshita por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas