m
Thaty
Mendonça
Brasil
vivendo em Hidrolândia . GO
33 anos . ilustradora . designer

Oi! Sou a Thaty Mendonça, tenho 33 anos, sou designer gráfica há mais 10 anos e ilustradora há pouco mais de 3. A ilustração sempre fez parte da minha vida e foi por causa da minha paixão por desenho que escolhi cursar Design Gráfico, uma área que também adoro, mas que acabou me afastando do meu interesse inicial.

Depois de muitos anos sem desenhar, retornei ao mundo das artes em 2012, mas fui me assumir como ilustradora e buscar me profissionalizar, só em 2015. Hoje posso dizer que existe uma “Thaty” antes, e outra depois do desenho voltar com tudo na minha vida.

O que começou como um hobby, agora é meu trabalho, meu estudo e mais ainda, é minha diversão. Para mim ser ilustradora é um estado de espírito, faz parte do que eu sou para mim mesma e para o mundo.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Me divido entre ilustração digital e tradicional, mas minha maior paixão é a aquarela.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Eu acredito que a arte tem um papel social muito grande e por isso venho cada vez mais tentando incorporar ao meu trabalho, mensagens positivas ou até mesmo críticas a coisas que não concordo.

O que mais me inspira e motiva é o fato de ver que meu trabalho pode fazer a diferença na vida de alguém. Recebo com frequência mensagens de pessoas relatando que meu trabalho as motivaram e para mim essa é a maior conquista.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Não tenho um processo criativo muito rígido, gosto de fazer tudo no “feeling” mesmo, principalmente nos projetos pessoais. Mas algo que gosto de fazer e que é super útil principalmente para quem está começando, é pesquisar referências visuais daquilo que quero desenhar. Isso torna o resultado do trabalho mais rico e embasado.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Além de acompanhar os mais diversos artistas gosto de estar sempre assistindo e lendo coisas novas. O cérebro da gente é como um músculo e a gente precisa estar sempre o exercitando para nos mantermos criativos.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Tenho a impressão que meu trabalho favorito é quase sempre o último que eu fiz, pois como a gente está em constante aperfeiçoamento, aquele último trabalho é o resultado de todos os outros que fiz antes dele.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Quando comprei minha primeira aquarela, uma Pentel, linha escolar, dei o meu primeiro passo na técnica que me influenciou a ver a ilustração como uma possível profissão.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Desde sempre sou apaixonada por desenhos animados, principalmente Disney e Cartoon Network. Vejo que essa influência se reflete muito no meu traço e na temática que uso.

Também acompanho vários artistas com trabalhos maravilhosos, que de uma maneira ou outra acabam influenciando meu trabalho.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sei que o preconceito existe e que atinge muitas meninas que focam o trabalho em quadrinhos e concept art, que são áreas ainda dominadas por homens. Mas por enquanto tenho passado ilesa por isso, pois a maior parte das pessoas que acompanham meu trabalho são mulheres e hoje temos uma comunidade cada vez mais forte de mulheres ilustradoras.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

O que mais me deixa feliz é descobrir e fazer coisas novas. E isso vai desde ir a um lugar que nunca fui (vale inclusive para coisas na minha cidade), até ficar em casa quietinha assistindo aquela série incrível que acabaram de lançar. Preciso sempre renovar a sensação de descoberta para estar feliz, a mesmice acaba comigo.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acreditem em vocês mesmas! Não importa a idade, se você tem experiência ou não, o importante é começar e se dedicar de coração.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

No momento estou focando meus estudos em ilustração literária e tenho planos de lançar livros voltados para o público infantil, mas por enquanto não há nada concreto.

Thaty Mendonça por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas