m
Tania
Azevedo
Brasil
vivendo em Salvador . BA
artista

Sou artista plástica baiana dedicada à pintura primitivista onde me destaquei como pintora Naif com trabalhos catalogados e reconhecidos no Brasil e em vários países. A minha paixão pelas artes começou ainda na adolescência quando integrei grupos de teatro onde interpretei personagens de Martins Pena, João Cabral de Melo Neto, Plínio Marcos, Maria Clara Machado, dentre outros autores conceituados da dramaturgia.

Contudo, depois de alguns anos, descobri a pintura quando participei de um curso livre no ateliê do artista plástico e escritor Joswilton Lima. Logo nas primeiras pinceladas fiquei encantada com o estilo de cores vivas, temas ingênuos e que retratam a vida de pessoas laboriosas, harmoniosas e felizes das comunidades simples; quer sejam rurais ou urbanas.

Atualmente também faço pinturas digitais sem perder o conteúdo dos princípios e os traços da pintura Naif que fazem o meu mundo encantado...

Tania Azevedo por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Criatividade, pincéis, telas e tintas. Gosto de inventar, de criar e colorir as cenas do meu mundo imaginário. Os traços e cores na composição do cenário, assim como as personagens que enriquecem a obra e dão vida à minha imaginação.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

É o amor pela arte que aprendi a amar: a pintura. A minha inspiração vem da motivação da baianidade que o povo daqui transpira, principalmente em Salvador com suas ruas, becos e bairros comunitários onde a cultura popular fervilha.

Por isso as minhas telas são ricas em cores e personagens locais onde retrato um mundo ideal, feliz, miscigenado, desprovido de qualquer discriminação e ideal para se viver. Esse desejo eu coloco em meus trabalhos.

// Como é o seu processo criativo?

É um processo puramente criativo, conforme já descrito. Porém, depois de definida a temática, o trabalho de confecção da pintura exige muita dedicação e paciência.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

O artista é um ser criativo. A imaginação sobre os próximos trabalhos surgem de forma espontânea. Não há nenhuma interferência externa e cada quadro é único.

Tania Azevedo por Projeto Curadoria
Tania Azevedo por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Não existe um trabalho preferido para mim. Cada uma das minhas obras passaram pelo mesmo processo criativo; portanto não há distinção entre elas.

Quanto ao projeto, gostaria sinceramente que a pintura Naif que produz lindos quadros, fosse elevada ao nível nacional e mundial como arte reconhecida.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim. Na realidade houve dois momentos importantes em minha carreira.

Um, quando participei do movimento cultural no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, que me deu projeção local. O segundo momento é atual, quando a internet está me projetando além das nossas fronteiras.

Em ambos os casos houve uma motivação muito grande para impulsionar a minha trajetória.

Tania Azevedo por Projeto Curadoria
Tania Azevedo por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Com referência as influências, inspirações e artistas inspiradores sobre as minhas obras, não tenho dúvidas que o motivo maior é o povo baiano, quer seja das áreas rurais ou urbanas, que transbordam de sensualidade, festas, alegrias e harmonia. Isso dá cor e vida aos meus trabalhos.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Como artista plástica, pinto quadros onde desejo um mundo ideal, perfeito, harmonioso, miscigenado e sem discriminação. Portanto não aceito preconceitos.

// E o que te faz feliz?

Dar asas à minha imaginação realizando os meus trabalhos e, principalmente, saber que pessoas desconhecidas estão admirando a obra realizada por mim.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Não desistir nunca. Procurar seguir o seu estilo e se dedicar bastante.

Tania Azevedo por Projeto Curadoria
Tania Azevedo por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Sim, sempre. Projetos fazem parte da nossa vida. A vida é sonho e viver é sonhar.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas