m
Susana
Fernandez
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
37 anos . arquiteta . artesã

Desde a infância gosto de usar a criatividade e transformar o que está a minha volta. Percebi cedo que tinha destreza manual e que isso me permitia experimentar diversas técnicas e combiná-las. Era comum presentear as pessoas com os objetos que eu fazia e isso me dava um enorme prazer.

Como Arquiteta de formação, enriqueci meu repertório formal e estético e aprendi a relacionar os objetos no espaço de uma forma mais intelectualizada. Desenvolvi na prática do Yoga uma relação profunda entre os estados da mente e corpo. Descobri que o silêncio é fértil.

Em 2015 a marca que leva o meu nome nasceu de forma completamente intuitiva. E assim continua até hoje. Percebo claramente a conexão entre os saberes e a importância de viver experiências diferentes e não resistir ao movimento da vida.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Utilizo as que possibilitam um contato mais direto das mãos com a matéria. Pouca interferência. Gosto de tocar nos objetos e senti-los. Fios e agulhas são os meus preferidos. Me expresso também através da escrita, dos desenhos e da forma como organizo os objetos no espaço.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A troca com o outro. Gosto de me comunicar através dos objetos que faço. Minhas inspirações estão relacionadas com o que tem significado para mim; as artes e suas diferentes linguagens onde vejo expressa a potência da vida e a vida prosaica onde os momentos simples do cotidiano apenas são.

// Como é o seu processo criativo?

Me relaciono bem com a intuição. Gosto da prática, da vivência, da experimentação. É necessário que haja conexão entre o que sinto e o que faço. Valorizo o tempo no processo criativo. A construção e a desconstrução são fundamentais para alinhar a ideia com o resultado final. Acredito que o material tem desejo. Ele mostra o caminho. Geralmente começo com a escolha da matéria prima e, a partir desse contato, absorvo suas características. A escolha da técnica na criação da peça interfere e orienta o processo.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

A prática da criação no ateliê me mantém sensível e me possibilita um estado de presença que acredito ser fundamental para fazer boas conexões. Estas alimentam as próprias criações.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Todos os projetos são importantes porque fazem parte da minha história. Há uma relação especial com cada um deles pois se deram em momentos diferentes possibilitando crescimento pessoal e profissional.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim, tive diversos momentos importantes durante minha trajetória. Um deles foi a abertura do meu ateliê. Fiz o projeto de arquitetura pensando em cada detalhe e criei naquele espaço uma atmosfera pessoal que interfere diretamente nas minhas criações. Percebo quando as pessoas entram no ateliê, é feita uma relação direta com as minhas peças e me reconhecem ali. Isso é importante pois reforça meu trabalho autoral.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu cresci cercada de objetos criativos e fortes. Desde artesanatos indígenas a objetos de designers, muitos livros e música brasileira. Sem dúvida, o ambiente me influenciou e foi determinante na minha formação.

Ao ler um livro da Clarice Lispector na infância, me emocionei profundamente e tive a clara percepção do poder das palavras. Foi marcante. No meu trabalho, me alimento com as palavras pois elas despertam a imaginação e com elas identifico minhas emoções.

Ter contato com a obra de Lina Bo Bardi foi fundamental para minha formação pessoal e profissional! Tive o privilégio de trabalhar na Casa de Vidro e mergulhar em seu universo criativo. Uma artista extremamente sensível e multi-talentosa.

Por fim, me identifico com filosofia oriental. Ela é rica em ritos, símbolos e significado. Percebo sua influência na forma como expresso minha subjetividade nas criações.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sim, o preconceito existe. Até o momento não me senti afetada em meu trabalho.

// E o que te faz feliz?

Exercitar a liberdade, o poder de escolha. Ter consciência das coisas e saber lidar com os problemas. O amor.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Se conhecer é fundamental. Gostar de quem se é. E depois, ter a coragem de se expressar.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
Susana Fernandez por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Atualmente tenho uma parceria com a designer Fernanda Spilborghs. Nossa Linha de joias chama-se Diálogos. Há meses nos reunimos e somamos nossas experiências de uma forma leve e fluida. O processo é muito inspirador porque na relação que estamos construindo a troca é valorizada. Isso se reflete na criação das peças. Estamos felizes com o resultado da nossa primeira linha e com o desejo de continuar. Paralelamente continuo criando novas peças para o ateliê e incluindo novas técnicas como a tecelagem manual.

Susana Fernandez por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas