m
Sonia
Menti
Rússia
vivendo em Atenas . Grécia
40 anos . ilustradora

Eu sou a Sonia Menti, moro e trabalho como ilustradora em Atenas na Grécia há muitos anos... Eu já trabalhei com revistas de moda, livros e agências de publicidade, mas agora estou interessada em arte impressa.

soniamenti3
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

As ferramentas que utilizo para expressar minha criatividade são o luxo e as pequenas coisas lindas da vida cotidiana, como doces gostosos, moda, beleza, cores suaves e coisas que me façam sentir relaxada... essas são algumas coisas que normalmente tento expressar em um pedaço de papel.

soniamenti6
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Minha motivação é a minha necessidade de expressar meus sentimentos e as imagens que eu crio na minha cabeça. Apesar de ser uma ilustradora de moda, minha inspiração não vem necessariamente do mundo da moda, mas também das músicas e filmes que eu amo. A maioria de filmes antigos dos anos 60 e 70, como Sweet Charity, Valley of the Dolls, Cambaret etc… Meu preferido é o Blow Up do cineasta Antonioni, que tem a participação de uma super modelo dos anos 60, Veruschka Von Lehndorff, com seu enorme penteado e a despreocupada Jane Birkin. O estilo das mulheres dos anos 60 e 70 é o que mais me inspira e eu considero como a apoteose do estilo.

soniamenti7
soniamenti5
// Como é o seu processo criativo?

Após criar uma simples imagens na minha cabeça, eu desenho em um pedaço de papel usando tinta e dou vida acrescentando laços, doces e talvez um bule de chá... meu alvo é criar uma cena de filme, um instante da vida. Posteriormente eu digitalizado, e acrescento cores no computador sem nenhum processo em particular.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Ninguém tem inspiração todos os dias... isso não é algo que você possa agendar, vem naturalmente e inesperadamente. Por isso, me mantenho no mundo da moda e da arte. Eu tento criar imagens ao assistir filmes e ler livros. Essa é a melhor parte, quando você trabalha por conta própria e sem um prazo. Você fica mais relaxada e cria quando sente que está pronta para isso.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu não tenho um trabalho em específico que eu goste mais. Isso normalmente depende do meu humor. Eu tento aproveitar o processo da criatividade independente do projeto.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu moro em um país que luta com a crise econômica nos últimos anos. A maioria das empresas de publicidade e editoras estão fechando ou tentando sobreviver com baixo orçamento. Isso, naturalmente, é um fenômeno mundial... Como resultado, eu decidi investir nas minhas artes impressas e a verdade é que até gosto mais.

soniamenti12
soniamenti10
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu admiro muitos artistas, como René Gruau e Antonio Lopez. Fico inspirada pela elegância de seus trabalhos, e tento incorporar isso aos meus desenhos

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Pessoalmente eu não me lembro de enfrentar preconceitos em meu trabalho, mas definitivamente, como mulher no mundo da arte, você tem que se esforçar mais do que um homem e isso, na verdade, é algo que se aplica a todas as profissões.

soniamenti11
soniamenti14
// E o que te faz feliz?

As coisas que me fazem feliz são os pequenos prazeres da vida. Um bom filme, uma boa música, bons amigos... e uma taça de vinho!

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

As dicas que eu dou para outras ilustradoras são para elas amarem muito o que estão fazendo e tentar encontrar seu próprio estilo. Isso é o mais importante para mim, até mais importante que uma boa técnica. Você tem que estar confiante com sua assinatura, sem copiar ninguém.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Eu tenho várias coisas na minha cabeça que quero fazer no futuro, além das impressões porque estou constantemente me aprimorando. Eu quero ver minhas ilustrações em bolsas e camisetas, e é nisso que estou trabalhando agora.

soniamenti9
COMPARTILHE
b
//+entrevistas