m
Renata
Soares
Brasil
vivendo em São Carlos . SP
29 anos . ilustradora

Meu nome é Renata Soares, sou da cidade de São Carlos - SP e desde sempre encantada com cores, formas, temas lúdicos, a delicadeza feminina (só desenhava meninas na infância) e os meus queridinhos animais. Sempre ilustrei, mesmo sem saber o que era uma ilustração, e sempre foi algo natural em minhas brincadeiras, trabalhos escolares, nas paredes, no chão da rua e em todo lugar onde pudesse criar e me expressar. Todos esse pequenos detalhes me influenciam até hoje em meu estilo de trabalho. Formada em publicidade e com atuação há 9 anos no mercado publicitário, escolhi essa área pois, sempre acreditei que poderia usar minhas habilidades criativas na construção e na comunicação de marcas. Com o passar do tempo descobri em mim uma forte vontade de criar com asas mais longas, de experimentar criar livremente, exteriorizar sentimentos, espalhar mensagens inspiradoras, empreender. De forma autoral, de coração. E assim floresceu a loja "Ursolina Design" onde crio produtos ilustrados.

Renata Soares por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Gosto de me expressar por meio da ilustração e do design. Tudo começa com ilustrações feitas à mão, mas gosto de misturar e experimentar várias ferramentas como: lápis de cor, aquarela, guache, canetas e também ferramentas digitais como: Illustrator e Photoshop.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Não sei explicar perfeitamente o que me inspira, mas percebo que temas delicados e sensíveis são os que mais me despertam a vontade de criar.

// Como é o seu processo criativo?

Meu processo criativo é um tanto simples e natural, gosto de ouvir música enquanto crio e deixo fluir, depois de um certo tempo eu não escuto mais nada que esteja tocando em meu fone, o tempo parece parar.

Renata Soares por Projeto Curadoria
Renata Soares por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Tento ficar em harmonia com meus pensamentos e nunca deixar de pensar no meu maior propósito que é inspirar o bem por meio do meu trabalho. Enfeitar e colorir o dia de alguém.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

O meu projeto preferido é o desenvolvimento da loja online Ursolina, pois, me sinto livre para criar, e consigo vivenciar o processo como "um todo" da criação ao momento final, ao receber um feedback de um cliente sobre um produto Ursolina e saber que ele pode sentir todo afeto que é depositado em minhas peças Ursolina.

Renata Soares por Projeto Curadoria
Renata Soares por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acredito que foi bem decisivo participar do Catarse com o livro autoral "Jimi - O gato do telhado" em 2016, sempre tive dificuldade com a minha exposição pessoal e com esse projeto comecei a praticar mais a superação dessa dificuldade.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto de temas delicados, sensíveis aos olhos, mas que tocam fundo o coração. Adoro várias ilustradoras que estão inclusive nesse projeto, filmes, seriados e músicas com um toque delicado como: Coldplay, Adele, Sleeping last, Rosa de Saron, Tiê entre outros. Todos me influenciam de certa maneira.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Nunca sofri nenhum preconceito diretamente em meu trabalho, meu público em sua grande maioria é feminino e acredito sentir o apoio dessas mulheres que me acompanham, mas sei que existe resistência na valorização da mulher no meio artístico, onde todas nós devemos continuar atuando, nos posicionando para dissipar esse preconceito enraizado.

Renata Soares por Projeto Curadoria
Renata Soares por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Estou super feliz quando estou em harmonia com a vida pessoal e profissional. Tudo é muito interligado.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Encontrar um propósito para manter a motivação, persistência, acreditar e correr atrás.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Nesse momento estou planejando a próxima temática dos produtos da loja Ursolina, amo criar, planejar e experimentar cada detalhe: novas cartelas de cores, formatos e possibilidades. É muito especial esse momento e me sinto realizada com cada produto que floresce para encantar outros corações além do meu. Tudo é feito com muito carinho e dedicação.

Renata Soares por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas