X FECHAR
RESPONDA NOSSA PESQUISA E PARTICIPE DO
MAPEAMENTO DE PERFIL DE
MULHERES CRIATIVAS BRASILEIRAS
DO PROJETO CURADORIA
//PARTICIPAR//
*O resultado será divulgado em forma de infográfico neste site
m
Rafaela
Micheloni
Brasil
vivendo em Novo Horizonte . SP
22 anos . artista

Meu nome é Rafaela, nasci em Novo Horizonte, interior do estado de São Paulo, onde vivo atualmente. Sou graduada em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuei quatro anos como arte-educadora no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e atualmente me dedico à profissão como artista visual. Já participei de exposições no Brasil e no exterior, em sua maioria voltadas à questão do feminismo, algo que também abordo muito em meus trabalhos.

Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Utilizo muito as ferramentas digitais, pois trabalho com colagens.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Minha maior inspiração para criar é o que eu vivi e ainda vivo, memórias, experiências e lutas.

// Como é o seu processo criativo?

Meu processo criativo se constrói através de pesquisas sobre questões que quero abordar, pesquisas de imagens, fotografias antigas, leituras... Acontecimentos do meu dia-a-dia também são usados durante o processo, além de inspirações que busco em trabalhos de outras artistas.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Busco sempre conhecer novos trabalhos e artistas. Pesquisar sobre o que pretendo abordar também me ajuda muito a ter ideias e ler poesia é algo que busco fazer diariamente para me inspirar.

Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Meus trabalhos preferidos são a série “Rebel” e “From Another Space”, porque retratam a mulher de forma livre e verdadeira, em posições que não eram esperadas, vindas de uma mulher de décadas passadas.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acredito que após a morte da minha avó paterna, que foi uma mulher que me inspirou muito e que me criou durante toda a vida. Depois desse acontecimento, fiz um trabalho em sua homenagem com sua fotografia e foi escolhido para uma exposição de grande escala, a primeira em que eu participei. Foi aí que tudo começou, meus trabalhos com colagem e a inspiração temática, a partir disso um mundo novo se abriu para a minha carreira enquanto artista visual e muitas oportunidades foram surgindo.

Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto muito do grupo Guerrilla Girls, que utiliza os meios da arte como forma de protestar a desigualdade enfrentada pelas mulheres artistas nesses espaços. Também me inspiro muito nas artistas surrealistas: Frida Kahlo, Leonora Carrington e Remedios Varo. Os trabalhos influenciam, de certo modo, nas questões que eu abordo e o no tipo de arte que produzo.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sim, sinto isso em relação à questões ligadas ao corpo feminino, questões que são vistas como um tabu pela sociedade e que são reprimidas.

Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Produzir arte e estar entre pessoas com o mesmo propósito.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Buscar sempre fazer o que acredita, pois, a arte precisa ser sincera. Não ter medo de errar, de se arriscar em novos projetos, novas experiências, de se reinventar. Conhecer pessoas que estão buscando o mesmo que você também é um ótimo caminho, tanto para a troca de experiências, quanto para divulgação do seu trabalho e network. Por fim, o mais importante: produzir!

Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
Rafaela Micheloni por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Recentemente criei um projeto intitulado “Brazilian Women Art”, um espaço de divulgação de arte produzida por mulheres do Brasil. A intenção é de dar visibilidade para artistas locais, valorizando a diversidade artística.

Para conhecer o projeto, basta acessar o link: www.brazilianwomenart.tumblr.com e no Instagram @brazilianwomenart .

COMPARTILHE
b
//+entrevistas