m
Rafaela
Melo
Brasil
vivendo em Bezerros . PE
26 anos . designer . ilustradora

Uma das minhas brincadeiras preferidas quando eu era criança era desenhar croquis de moda, tive vários cadernos recheados de desenhos de mulheres e roupas. Aos 16 anos entrei no curso técnico de Design de Moda do SENAI. Eu afirmava com toda a certeza do mundo que eu seria uma estilista. Mas não foi bem esse o caminho que eu acabei seguindo.

Alguns anos depois, durante a faculdade de Design, eu percebi que moda não era exatamente o que eu queria fazer ou pelo menos não só isso. Eu me encantei por estamparia e criei uma marca de ecobags estampadas à mão com ilustrações minhas. Ver desenhos meus estampando produtos me animou mais do que a ideia de ser estilista. Foi aí, em 2009, que eu comecei a trabalhar com ilustração.

rafaelamelo17
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Basicamente uso papel, lápis, caneta nanquim e aquarela. Ainda estou aprendendo aquarela e estou sempre buscando usar materiais novos para obter resultados legais.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Criar foi a forma que eu encontrei de me comunicar, de botar pra fora o que eu sou, sinto, gosto e vejo. Saber que as pessoas gostam e se identificam com o que eu faço também me motiva muito.

Tudo inspira! Música, filme, lugares, pessoas, coisas, imagens…

rafaelamelo2
rafaelamelo3
rafaelamelo13
// Como é o seu processo criativo?

Eu tento deixar o meu processo criativo o mais simples e livre possível. Eu costumo ir anotando ou rabiscando em um caderno sempre que tenho uma ideia, vejo ou ouço algo que eu acho interessante. Então, quando preciso criar para um projeto pessoal, eu folheio o caderno e escolho o que me chamar mais atenção na hora, muitas vezes misturo mais de uma ideia na mesma ilustração. A partir daí, gasto alguns minutos no Pinterest buscando referências e vou rabiscando tudo em uma folha de rascunho, onde eu testo a técnica e cores que vou usar. Para aí sim ilustrar de fato na folha certa. E tudo isso com uma playlist inspiradora tocando ao fundo para ajudar.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Não tenho um preferido. Mas se fosse para destacar algum, eu diria que o @aflorigrafia abriu muitas portas e por isso tem um quê a mais de especial.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Um grande marco ainda não, mas ter participado da primeira feirinha com as minha ilustrações marcou por eu ter tido a oportunidade de conhecer e conversar com muita gente interessada pelo que eu faço. Isso me motivou bastante a querer fazer mais.

rafaelamelo12
rafamelo3
rafamelo1
rafamelo5
rafaelamelo7
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu costumo buscar inspirações em coisas simples e cotidianas.

J.Borges foi uma das minhas primeiras referências, pelos temas cotidianos e uso do p&b. Atualmente, como desenho basicamente mulheres e flores, minhas referências e artistas preferidos acabam seguindo essa mesma linha, eu gosto muito da KT Smail, María Hesse, Leah Goren e Bodil Jane, presto atenção em como elas usam as técnicas, as cores e as composições que elas fazem.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

O preconceito existe sim, infelizmente. E sei do meu privilégio de ainda não ter sofrido com isso no meu trabalho.

// E o que te faz feliz?

A felicidade para mim está nas pequenas coisas, em acordar ouvindo passarinhos, em ouvir uma música bonita, conhecer um lugar novo, abraçar alguém que eu gosto, ir à livraria, tomar um café ou brincar com a minha cachorrinha. Coisas simples que deixam o coração quentinho.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

Acreditar no que você faz e ter coragem de mostrar ao mundo. Parece difícil, e é, de fato. Mas dar o primeiro passo te faz caminhar sempre em frente.

rafamelo2
rafaelamelo9
rafaelamelo1
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Sim! Quero finalmente voltar a ter lojinha online e aplicar minhas ilustrações em produtos. Senti muita saudade de ilustrar produtos e de fazer parte da casa e do dia a dia das pessoas. Espero que muito em breve a lojinha esteja no ar.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas