m
O PROJETO
// Um Projeto Sobre Mulheres Criativas

Olá, eu sou a Nini! Criadora desse projeto, o Projeto Curadoria, e vou contar para você um pouquinho da minha história e do meu projeto.

O Projeto por Projeto Curadoria

Eu sempre fui muito ligada a criatividade, minhas brincadeiras de infância incluíam desenhar, fazer crochê, tricô, bordado e tantos outros trabalhos manuais. Também sempre fui apaixonada por fotografia e belas imagens, ainda criança sonhava em ter minha própria câmera fotográfica, aprender a relevar os filmes e viajar o mundo fotografando paisagens, porém nunca tive um caminho profissional muito bem definido... Apenas sonhos a serem explorados. Cursei faculdade de Moda por 1 ano e meio, mas me formei em Design de Joias e Acessórios. Também fiz inúmeros cursos livres... de fotografia, de produção de moda, de figurino, de pesquisa de tendências, de ilustração, de caligrafia, de pintura em porcelana, de escrita afetuosa, de empreendedorismo criativo e por aí vai...

Na adolescência minhas amigas queriam comprar as coisas que eu produzia para mim mesma, e comecei a vender oficialmente quando fui para a faculdade. Tive uma marca de acessórios em tecido chamada Ana Flor, depois outra com meus conhecimentos de joalheria chamada Capuleto. Trabalhei como fotógrafa e designer de joias freelancer, como designer gráfica e tive um blog de viagens.

No final de 2013, saí de São Paulo com meu marido para ir em busca de um antigo sonho da minha família, o reconhecimento das nossas cidadanias italianas. Foram três meses morando na Toscana na Itália, uma vivência incrível que começou a me transformar. A ideia era seguir para Londres e recomeçar a vida por lá, mas muitas coisas aconteceram pelo caminho e essa é uma longa história. Não mudamos para Londres, mas vivemos como nômades por quase 4 anos, viajando pela Europa, Estados Unidos e Sudeste Asiático, enquanto continuamos trabalhando em nosso estúdio de design.

O Projeto por Projeto Curadoria

Essa foi uma experiência incrível, mas de alguma forma ela também me trouxe uma série de questionamentos sobre o meu propósito e as coisas que me faziam feliz e eu mergulhei em um processo de autoconhecimento bem profundo. Foi então, que durante nossa passagem por Bali na Indonésia, próximo ao meu aniversário de 30 anos, eu tive a ideia de procurar outras mulheres criativas como eu e criar esse projeto de entrevistas. Foi a maneira que encontrei para me conectar com mulheres que me inspiram, tentar entender um pouquinho mais do que se passa dentro de mim mesma e ainda inspirar outras pessoas também.

O Projeto Curadoria nasceu com o propósito de compartilhar histórias reais de mulheres que se dedicam às artes visuais e manuais. Uma forma de gerar conexão, inspiração, autoconhecimento e acolhimento através da exposição de processos criativos e histórias sinceras de artistas que enfrentaram seus medos e inseguranças.

O projeto vai além da apresentação de um portfólio ao contar a história da criadora e seu processo inspiracional. A ideia é tirar a artista do pedestal e mostrar que nem sempre é fácil abrir o coração e se expor, mas que todas somos criativas e podemos explorar isso.

Minha meta era entrevistar 365 mulheres de vários lugares do mundo, apenas durante o ano de 2017, mas passei a receber mensagens de leitoras dizendo que voltaram a desenhar ou a criar inspiradas nas histórias que leram no Projeto Curadoria, me agradecendo pelo espaço que criei para a divulgação do trabalho de tantas mulheres e pelo incentivo que tenho promovido como uma dose diária de motivação, e percebi que ele deveria continuar.

Também recebi mensagens que me emocionaram de artistas que contaram suas histórias dizendo que foi uma oportunidade para revisitarem seus próprios processos criativos, se compreenderem de uma nova forma e até de curarem questões que ainda estavam latentes.

Ao longo desse um ano, senti que o projeto é algo muito maior e comecei a brincar com a palavra (cura)doria, imaginando que esse também é um espaço de “cura”, seja para mim, para quem está contando sua história ou para quem está lendo.

Esse projeto abriu novas portas na minha vida e tem me transformado muito, aprendi a ser mais paciente, menos ansiosa e perfeccionista, descobri coisas novas sobre mim mesma e uma força que eu nem imaginava que existia dentro de mim. Conheci pessoas maravilhosas e inspirei tantas outras. Esse projeto me mostrou um novo caminho que quero trilhar. Ele irá continuar vivo enquanto estiver inspirando pessoas e aquecendo meu coração.

Seja bem vinda! Acompanhe as histórias! Se inspire! Esse projeto é para você também!

Curadoria é um substantivo feminino. Um processo ou efeito de curar. Um ato de cuidado, de zelo e atenção às histórias de mulheres que se dedicam à vidas criativas.