m
O PROJETO
// Um projeto sobre mulheres criativas

Vivemos um momento de excesso de informações, de excesso de referências e excesso de cobranças. Enquanto muitos largam tudo em busca de uma vida mais simples, outros lutam para provar sua importância no mundo. E todos querem se expressar, em busca do mesmo objetivo: ser feliz!

Foi através do meu próprio processo de auto-aceitação como uma pessoa sensível e criativa, tentando se expressar e em busca da felicidade que surgiu a ideia desse novo projeto. Como outras mulheres se sentem? Como lidam com a criatividade? E o que as faz feliz?

Um ano dedicado a me conectar com mulheres criativas, entrevistá-las e mostrar sua forma de expressão para o mundo.

Te convido a acompanhar o #projetocuradoria e ao longo do ano conhecer a história de 365 mulheres criativas e inspiradoras junto comigo!

// Quem está por trás do Projeto Curadoria?

Olá, eu sou a Nini! Sou a idealizadora do Projeto Curadoria e cuido da maior parte do projeto. Criei o design do site e toda a identidade visual, faço os convites para as participantes, respondo e-mails, cuido das redes sociais...

Mas hoje, não consigo mais dizer que estou sozinha no projeto, cada mulher entrevistada está por trás junto comigo, me ajudando ao aceitar o convite, ao enviar o material necessário, ao me apoiar, ao agradecer, ao compartilhar e ao me apresentar outras amigas criativas.

Cada leitor está por trás do projeto, me enviando mensagens de incentivo, me indicando novas artistas, me ajudando a compartilhar e curtindo cada nova entrevista comigo.

E tem também o meu marido Vinny Campos, que me incentiva desde o início, que cuida da parte técnica, que faz o meu design virar site e me socorre sempre que preciso, e claro, embarca comigo em qualquer nova ideia ou qualquer novo destino na nossa vida nômade.

Se quiser me conhecer melhor, acesse www.niniferrari.com

// Como surgiu a ideia do Projeto?

Eu sempre gostei de artes visuais, fotografia, ilustração, design e tudo o que é criativo. Acompanho algumas ilustradoras e artistas há muito tempo e adoro colecionar imagens no Pinterest. Foi então que, durante um ano de questionamentos sobre minha própria identidade no mundo, tive a ideia de entrevistar outras mulheres como eu, que muitas vezes se sentem incompreendidas por não seguirem os caminhos mais tradicionais, que se sentem conectadas com as artes, que são sensíveis e se expressam de maneira visual e criativa.

A ideia surgiu meio sem explicação, quando eu estava em Bali na Indonésia, próximo ao meu aniversário de 30 anos, em outubro de 2016. A partir daí, tudo fluiu tão rapidamente que eu não pensei duas vezes antes de colocar o projeto no ar em 01 de janeiro de 2017. Desde então, coisas incríveis estão acontecendo!

// Qual o objetivo do Projeto?

O projeto nasceu como um projeto pessoal, onde o maior objetivo é me conectar com outras mulheres como eu. Conhecer quem está por trás das criações que eu admiro, que já acompanho ou que acabo de conhecer e me encanto de alguma forma. E claro, quero compartilhar essas descobertas com o mundo.

Uma vez eu li que ao compartilharmos nossa história, podemos ajudar outras pessoas de maneiras que nem imaginamos, e acho que é isso o que acontece no Projeto Curadoria.

Já recebi tantas mensagens carinhosas de pessoas que se identificam com os relatos, de pessoas que voltaram a criar após ler algumas entrevistas, de pessoas que começaram a desenhar inspiradas pelo projeto, de pessoas que se sentem abraçadas por essas mulheres criativas... E esse é o maior objetivo do Projeto Curadoria, conectar e inspirar pessoas.

O Projeto Curadoria não é um espaço para autopromoção ou um catálogo de portfólios.

// Como é feita a escolha das participantes?

Os primeiros convites foram feitos para artistas, ilustradoras e criativas que eu já admirava e acompanhava, e para mulheres que conheci durante minha própria jornada criativa. A partir daí, um convite puxou o outro, através da indicação de amigas, ou de novos trabalhos que fui conhecendo nessa imensidão que é a internet.

Não tenho um critério pré-definido para escolher quem irá fazer parte, mas minha identificação com a expressão visual ou a história da pessoa costumam ser determinantes na escolha. E sempre busco quem está mais envolvida nas artes visuais, como artistas plásticas, ilustradoras, ceramistas, graffiteiras, fotógrafas com um trabalho autoral, artesãs com personalidade, tatuadoras e por aí vai...

// Como faço para participar?

Você pode apresentar o seu trabalho através do formulário de inscrições do site, e eu irei adorar conhecer novas mulheres incríveis pelo mundo. Mas lembre-se que o objetivo do projeto não é autopromoção ou apenas divulgação. Então se você gostou da ideia do Projeto Curadoria, e não for selecionada, você também pode fazer parte desse universo criativo ao acompanhar e incentivar, ao compartilhar e principalmente ao continuar a criar e espalhar a arte pelo mundo.