m
Nina
Štajner
Eslovênia
vivendo em Liubliana . Eslovênia
28 anos . ilustradora . designer

Eu sou formada em Comunicação Visual, mas ilustradora de coração. Trabalho como ilustradora freelancer e tenho uma loja com meu nome no Etsy.

Sou conhecida pela fantasia e meus animais macios em seus ambientes florais delicados. Apesar de gostar de pintar diferentes tipos de coisas, animais em seu ambiente natural é a minha grande paixão. Eu também amo criar itens com minhas ilustrações como cartões, broches, livros de colorir, cadernos, blocos de anotações... Atualmente estou orgulhosa da minha loja no Etsy.

ninastajner25
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Eu amo aquarela, guache e lápis de cor, normalmente eu misturo, dependendo do que eu quero ou qual o tipo de tonalidade eu desejo.

Eu tenho tudo na minha mesa e então pego algum que eu me sinta bem no momento. Mas eu prefiro tintas a base de água e não acrílica. Eu as coloco em pequenos pratos de cerâmica e quando a tinta seca é só acrescentar um pouco de água e continuar pintando.

Eu acho que guache e aquarela fornecem uma grande variedade de efeitos diferentes, mais/menos opaco, luminoso, forte... a linha pode se perder ou ser detalhada, pode ser o que você desejar, eu amo a liberdade desses dois tipos de tinta. E os lápis de cor são bons para texturas e detalhes.

Processed with VSCOcam with a5 preset
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Estar trabalhando em diferentes coisas seria a resposta. Eu me mantenho motivada com novos desafios. Eu sinto que tenho tanto para compartilhar e estou motivada 90% do tempo. Eu realmente me sinto abençoada por estar fazendo o que faço e sou grata todos os dias. Quando estou trabalhando em alguma coisa, eu sempre tenho 10 outras ideias que precisam ser executadas, então isso me mantém em movimento. Quanto mais eu desenho, mais ideias eu tenho.

Eu também me sinto inspirada ao viajar, fazer trilhas, observar a natureza e o incrível mundo animal.

Processed with VSCOcam with kk2 preset
ninastajner1
// Como é o seu processo criativo?

Primeiro eu faço muitos rascunhos e desenhos para chegar a uma boa ideia e formar uma composição. Depois dos rascunhos eu defino o desenho e transfiro para um papel apropriado para aquarela. Então eu começo a pintar e me divertir com isso.

Na maioria das vezes eu sigo meus instintos ao criar uma imagem. Algumas vezes acaba se tornando diferente da ideia inicial e do rascunho e tudo bem. Tudo faz parte do processo.

ninastajner32
Processed with VSCOcam with t1 preset
Processed with VSCOcam with hb2 preset
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Nada de especial. Eu tenho tantos e-mails para responder e outras coisas para fazer que mal posso esperar para começar a desenhar ou pintar. Criatividade ou inspiração nunca foram um problema para mim. Tempo é o meu pior inimigo. Simplesmente não há horas suficientes no dia para eu fazer tudo, então eu respondo os e-mails, empacoto as encomendas, vou ao correio, vou a gráfica... então sobra pouco tempo para a criatividade. Quando tenho tempo, eu mal posso esperar para colocar algo no papel.

ninastajner13
Processed with VSCOcam with hb2 preset
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu acho que eu gosto muito da minha nova estampa “Campo”. Ela tem os meus animais favoritos: cervo, porco espinho, coelho, passarinhos e uma paleta de cores que estou gostando muito atualmente. Mas acredito que isso irá mudar rápido, porque eu sinto que estou melhorando tão rápido e tudo que eu faço não é bom o suficiente em alguns dias ou semanas.

Sou muito crítica com o meu trabalho, então essa é uma pergunta realmente difícil. O motivo para ter feito essa estampa foi o longo inverno seguido pela primavera, tem uma quantidade enorme de elementos florais delicados e também foi aplicada em cadernos e blocos de anotações.

ninastajner30
ninastajner28
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu acho que aos poucos eu vou colecionando elementos visuais que eu vi em algum lugar e depois eu incorporo em meu trabalho. Me sinto inspirada pela Beatrix Potter e várias outras artistas, Teagan White, Rebecca Green, Liekeland, Kelli Murray, Dinara Mirtalipova, Brigitte May, Julia Sarda, Carson Ellis, Isabelle Arsenault... e muito mais. Eu não tento desenhar ou pintar como elas, mas eu realmente admiro seus trabalhos.

Eu acredito que você tenha que encontrar sua própria voz visual e não copiar ninguém. Talvez eu me sinta inspirara pelo personagem de alguns, cores de outros...

Processed with VSCOcam with kk2 preset
ninastajner4
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Não, realmente não!

// E o que te faz feliz?

Caminhadas, comer boa comida, praticar yoga, passar o tempo com pessoas que eu gosto e ser um ser humano grato. Eu sou feliz por ter uma profissão criativa e poder melhorar, crescer e criar quase todos os dias.

ninastajner17
ninastajner15
ninastajner19
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Pense nisso sabiamente, e faça somente se você realmente quiser. Porque possuir o seu pequeno negócio leva tempo para dar retorno e você tem que viver para ele. E quando você decidir que é o que quer, terá que dar tudo o que você tem, fins de semana, noites... Investir muito tempo e energia... e o sucesso virá.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Eu tenho alguns itens novos de papelaria inspirados na primavera, que estão a venda na minha loja no Etsy. E também estou desenvolvendo algumas coisas novas nesse exato momento.

Os meus itens mais novos são os blocos de anotações e cadernos.

ninastajner11
COMPARTILHE
b
//+entrevistas