m
Maya
Ramos
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
25 anos . artista

Sou filha de boliviano e mineira. (algo que me influencia muito na criação). Cresci dançando, pintando e cantando. Me formei em Desenho de Moda trabalhei com estamparia, figurino, estilo e até em agência de publicidade. Mas sentia falta de criar algo só meu. Ao longo da faculdade descobri o amor pela arte, algo que foi tomando conta aos poucos do meu dia a dia, a partir daí não parei mais.

mayaramos3
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Na arte, utilizo o spray, canetão e tinta acrílica em qualquer superfície. Utilizo o corpo para me expressar e tenho uma mini coleção de roupas do projeto ALERTA CIANO.

mayaramos15
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Acredito que nossa missão nesse mundão é se descobrir. Minha inspiração é seguir em frente e me desafiar. Descobrir até onde posso ir com a minha criação. Pretendo não parar pela pintura. Estou em busca de outros caminhos para me expressar. Na dança, no teatro e na música. A limitação é algo que me preocupa no ser humano. A cultura da minha família, a natureza e a minha verdade são os pilares para o meu processo criativo.

// Como é o seu processo criativo?

Meu processo criativo é fluído. Sabe aquela coisa de que se pensar muito não fica natural? Eu gosto de passar sempre o que estou sentindo no momento. Faço o possível para transmitir minha essência.

mayaramos5
mayaramos19
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Agora estou em uma fase de muito estudo. Materiais e possíveis formas de me expressar tirando a pintura. Busco trazer algo novo em minha rotina. Uma dança nova, um esporte novo, um livro novo, pessoas novas. Não sou de um lugar só. Sou inconstante sim, mas é isso que me motiva.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Acho que meu projeto preferido vai ser esse que está nascendo, mas tenho um carinho enorme pelo projeto Alerta Ciano que visa expressar o meu olhar para alertar. Até onde a maldade do ser humano vai para com os animais. Minha intenção é continuar esse projeto até eu conseguir ajudar os animais instintos. Um sonho que ainda vou conseguir realizar.

mayaramos16
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Quando decidi largar o emprego fixo para conseguir me expressar através da arte. O psicológico bate, dá um medinho, mas não há nada mais transformador do que conseguir colocar pra fora o que realmente importa. Viver no automático nunca foi meu forte.

mayaramos2
mayaramos14
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

O que mais me inspira são pessoas que conseguem trazer a sua essência de forma genuína.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Existe e muito! Já sofri por ser mulher no meio da arte e por outros motivos também. E quer saber? Não me preocupo mais. A sociedade é machista ainda, infelizmente. Temos um árduo caminho pela frente, o que vale é resistir, persistir e não desistir. Cabe a cada uma decidir como lidar com essa situação.

mayaramos13
// E o que te faz feliz?

Uma conversa intrigante, o mar e amar.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acredite que há um leão enjaulado dentro de você. O seu potencial é grande e olha que incrível, é sua história, só sua! Abra seu coração e coloque sua essência. Junte isso com uma bela pitada de trabalho e o amor. Persistir eis o verbo!

mayaramos21
mayaramos12
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Além do Alerta Ciano tenho um projeto que pretendo lançar no final do ano. Abrange algo além da pintura, é tudo que posso falar.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas