m
Marina
Dini
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
30 anos . bordadeira

Nasci em São Paulo, mas só há 3 anos vivo na cidade. Estudei em colégio Waldorf  e lá comecei a me interessar por artes têxteis e manuais. Desde a adolescência tinha algo feito com as mãos para vender. Fui para a faculdade de  moda carregando as manualidades até o trabalho de conclusão de curso. Trabalhei por seis anos como designer de lingerie, minha área de maior interesse na moda. Em 2013 conheci as outras integrantes do Clube do Bordado e voltei a praticar atividades manuais, esquecidas na rotina da indústria. Há pouco mais de um ano me dedico integralmente ao Clube e ao Pipoca, meu espaço de café e coworking onde acontece a maior parte dos nossos cursos de bordado.

Marina Dini por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Principalmente o bordado. Mas antes de bordar, é preciso desenhar. Então a ilustração é o início da minha fala que depois é afirmada com o bordado.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Como faço trabalhos manuais desde a infância, não sei não trabalhar com as mãos. Hoje o criar faz parte do trabalho, mas mesmo antes sempre foi uma desculpa para presentear ou enfeitar minha casa. O que me inspira é ver o resultado final de algo que criei e executei com minhas próprias mãos, do início ao fim.

Marina Dini por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Gosto de contar histórias com meus bordados. Se tenho uma encomenda para um casamento gosto de conhecer a história dos noivos, entender de onde vieram, do que gostam e tento colocar tudo aquilo no desenho. O processo de ilustração é sempre iniciado com a pesquisa de referências e cores. Depois disso não consigo planejar muito. Os pontos que vou escolher para o bordado dependem muito de como me sinto no dia de começar.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Acho que o importante para se sentir criativa é criar/produzir todos os dias, nem que seja só um pouquinho. Se não faço isso, vou me sentindo cada vez mais distante do processo criativo e só fica mais difícil recomeçar.

Marina Dini por Projeto Curadoria
Marina Dini por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Gosto muito de projetos que são pensados e executados coletivamente porque conseguimos unir muitas ideias que ficam ainda melhores juntas, e é quase sempre divertido. Também amo criar bordados para presentear pois carregam muitos significados.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

O projeto Clube do Bordado foi extremamente decisivo pra mim. Inicialmente eram encontros despretensiosos entre amigas e de repente nos vimos com a oportunidade de criar uma marca e empresa. Quando decidi largar o emprego fixo para me dedicar ao Clube, tive que reestruturar minha vida para me adaptar a nova fase. E continuo tentando me adaptar.

Marina Dini por Projeto Curadoria
Marina Dini por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto muito da técnica da Sarah Benning, que usa pontos muito livres para criar seus desenhos e me identifico com esse estilo. Me inspiram a criatividade da Irem Yazici, a estética da Carrie Violet e do ilustrador Ryn Frank.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Existe sim, em todas as áreas e até mesmo no bordado que no Brasil é representado basicamente por mulheres. Até hoje quando colocamos fotos de trabalhos nossos ligados ao erótico, vemos comentários de pessoas que dizem preferir nosso lado mais "ingênuo".

Marina Dini por Projeto Curadoria
Marina Dini por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Viajar.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acho que é bem importante aceitar o próprio tempo e processo criativo, não comparar seus trabalhos com o de outras pessoas pois cada um tem uma bagagem. A partir do momento que você cria sem tanta expectativa, seu trabalho flui com mais verdade e potência.

Marina Dini por Projeto Curadoria
Marina Dini por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Recentemente o Clube lançou a loja online, uma conquista bem importante pra nossa marca. Vamos ampliar nosso mix de produtos e cursos com base nos nossos desejos pessoais e profissionais. Além disso queremos incluir peças e produtos de outras artistas que admiramos.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas