m
Malena
Flores
Brasil
vivendo em Itamari . BA
23 anos . artista . ilustradora

Tenho uma relação muito íntima com lápis e papéis. Quando criança, costumava desenhar nas folhas de documentos importantes do meu pai e levava muita bronca por isso também. Papel limpo em casa era raridade.

Por morar em uma cidade muito pequena e sem incentivo à arte, não pude fazer cursos relacionados a desenhos. Tanto é, que me formei em Pedagogia por não ter condições financeiras de viajar para estudar em outro lugar.

Desenhar sempre foi uma vontade íntima de externar cores e bons sentimentos para quem pudesse ver o que faço. Transmitir alguma coisa boa que fizesse alguém sorrir, suspirar e até parar para ler o que aquilo tudo, amarrado no papel, pudesse narrar.

Me tornei ilustradora por “ousadia”, sem um papel certificando isso, sabe? Mas sou uma ilustradora, de todo coração, e não aceito menos que isso.

Processed with VSCO with p5 preset
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Ultimamente, tenho misturado lápis de cor, nanquim, giz pastel, aquarela, acrílica, bordado, pintura digital e também tenho feito modelagem em porcelana fria. Não consigo me prender numa coisa só. Arte é liberdade.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Estar viva já é uma motivação e tanto. Gosto de ilustrar mulheres, é onde me encontro. Fotos, músicas, livros, frases, filmes, pôr-do-sol, uma conversa com alguém, algo que vi e me marcou ou despertou a minha atenção, coisas efêmeras do cotidiano... A vida. Tudo me inspira.

Ultimamente, tenho explorado bastante o Instagram e o Pinterest para meus estudos de pintura. Tem muita coisa e gente bonita que me serve como material de apoio.

Processed with VSCOcam with lv03 preset
MalenaFlores4
// Como é o seu processo criativo?

Meu processo criativo é bem simples e linear.

Gosto de fazer moodboards com base nas minhas pesquisas de referências. Depois disso, faço rascunhos (ou não, quando é pintura digital eu já pinto direto sem rascunhar) e mãos à obra!

Eu gosto de aproveitar e me divertir no processo, saboreá-lo bem, aos pouquinhos. É a parte mais importante de um trabalho e não quero e nem posso tornar isso mecanizado, seria um crime.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu leio, assisto filmes, escrevo prosas, ouço músicas, estudo, converso, gosto de assistir o pôr-do-sol… Tento me cercar de coisas leves e felizes. Também tem horas em que não faço simplesmente nada, isso ajuda a mente não ficar sobrecarregada e dar uma “respirada”.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Todos, com todas as letras. Eu não posso escolher um único trabalho ou projeto quando todos eles fizeram parte da minha jornada e me fizeram chegar aqui. Cada um, à sua maneira, é motivo para orgulho, apreço e gratidão.

MalenaFlores16
Processed with VSCOcam with p5 preset
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Um momento decisivo sim. Em Setembro do ano passado, o e-mail da Prosa de Cora foi violado e o Instagram hackeado. Sem qualquer motivo, apenas por pura maldade, conseguiram apagar a nossa conta. Perdi o conteúdo e praticamente 100 mil seguidores.

Depois de uma grande queda, você tem duas opções: 1. Criar raízes em meio aos destroços. 2. Renascer, permitindo que a dor da perda seja o seu adubo. Após muitas tentativas de recuperação, e todas as medidas possíveis tomadas, não medi esforços, decidi recomeçar. Limpar a sujeira, preparar a terra e semear, tudo outra vez.

Os ventos levaram o que era superficial. O essencial não está disponível ao roubo. Com o que sobrou, fiz algo novo. Todo dia, temos novas chances de recomeçar. Ficar parado não muda nada.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu amo as décadas de 60, 70 e 80 e isso se reflete em alguns trabalhos que faço: tem um suave “v” de vintage. Também sou apaixonada por tons pastéis, embora esteja experimentando cores mais vibrantes ultimamente.

Inúmeros artistas me inspiram, mas, por hora, cito quatro queridos: Rafael Gimenez, Marta Carvalho, Juliana Rabelo e Tess Johnson.

MalenaFlores10
MalenaFlores8
MalenaFlores22
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

O preconceito em relação a mulher se expressar livremente é real, infelizmente. Em relação ao meu trabalho, não sinto.

// E o que te faz feliz?

Minha família, estar com saúde, beber leite, ter papéis em casa…

MalenaFlores11
MalenaFlores17
MalenaFlores21
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

A minha dica é sem gênero: sejam luz, pois vocês nem sempre saberão quando estarão iluminando o breu de alguém. Faíscas podem causar um grande incêndio. Usem a arte para o bem.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Estou trabalhando em alguns projetos, mas não posso compartilhar nada, por enquanto. Quando a sementinha florescer, vocês certamente saberão.

MalenaFlores19
COMPARTILHE
b
//+entrevistas