m
Luiza
Alcântara
Brasil
vivendo em Rio de Janeiro . RJ
23 anos . ilustradora . designer

Eu sempre fui conectada com desenho, desde criança. Sempre cresci gostando de desenhar, mas nunca fui estimulada a levar isso pra frente.

Acho que sempre foi uma conexão, mas como criança ou aluna de ensino médio óbvio que a gente ainda não vê o nosso próprio potencial.

Eu acredito que só pensei que eu realmente poderia trabalhar com isso quando cheguei na faculdade.

Sou formada em design mas tive algumas frustrações profissionais que me fizeram realmente parar para pensar porque as pessoas trabalham diariamente, doam os seus dias, semanas, por coisas que não amam. Foi quando eu percebi que se eu quisesse eu poderia sim trabalhar com o que eu amo.

No dia seguinte dessa minha crise existencial, eu me demiti, comprei todo o material de desenho e comecei a criar ilustrações sobre cultura pop. Na época eu nem sabia pintar com aquarela, aprendi exatamente tudo sozinha vendo tutoriais online, em seguida criei um perfil no Instagram (que na verdade, apenas fazia parte do meu TCC) e quando eu vi  já tinha um monte de gente seguindo o meu trabalho. Eu acho que eu ainda tenho muitas coisas para aprender, a gente tem que estar sempre se inovando, mas saber que tudo isso aconteceu comigo 3 anos atrás, até hoje é incrível.

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Quando as pessoas olham o meu trabalho, às vezes elas nem acreditam que é aquarela, mas gente, é! Eu AMO aquarela, amo a forma que eu consegui aplicar ela no meu trabalho, e pra quem achava que nunca ia pintar nada, eu me sinto muito orgulhosa de saber que eu consegui adaptar uma tinta para as minhas criações.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Minha maior inspiração hoje em dia sem dúvida são as pessoas.

A originalidade das pessoas e as histórias que cada uma carrega, é o que me inspira diariamente. Além disso eu amo assistir filmes, e eu sou completamente apaixonada pelo trabalho do Wes Anderson, inclusive acho que meu toc por simetria e paletas de cores vem dele.

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

O primeiro de tudo é limpar a minha mesa! Isso ajuda muito a clarear a minha mente. Para cada criação eu a limpo (e sujo misteriosamente rs).

É o meu ritual, coloco minha playlist do Spotify, porque confesso que no estúdio tem sempre música alta (espero que meus vizinhos me perdoem por isso). É com a música que vem a minha concentração, quando eu mergulho na história que precisa ser criada, e tudo acontece.

(Ah, eu não gosto muito de ter pessoas por perto nesse tempo, eu me sinto meio que pressionada e isso atrapalha bem o meu foco.).

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu escuto muita música, coleciono DVDs dos meus filmes favoritos (mesmo hoje em dia existindo o Netflix) e sempre tiro um tempo livre para ler ou ver alguma coisa que as pessoas estejam falando, por exemplo a última série que assisti foi Girl Boss e ela foi totalmente inspiradora para mim.

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Olha, eu preciso dizer que a parte preferida do meu trabalho são as Ilustrações Personalizadas. É sempre o mesmo projeto porém cada ilustração eu tenho o prazer de contar histórias de amigos, famílias ou casais diferentes.

Cada ilustração conta com algo muito intimista, cada ilustração tem a sua própria história contada e representada. Cada olhar que ela atrai gera um tipo de sentimento, e é isso que a torna tão incrível.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acho que a repercussão que o meu trabalho vem tomando na internet e a cada dia, cada pessoa que elogia o meu trabalho, cada mensagem que eu recebo, isso é decisivo pra mim, isso influencia porque me motiva, me faz entender que eu estou no caminho certo, e o quanto eu ainda tenho para crescer e aprender na área, então eu diria que todos os dias desde que eu decidi viver e trabalhar do que eu amo é um grande marco.

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Uns três anos atrás eu conheci o trabalho da ilustradora Jenny Williams, ela faz diversos portraits sobre crianças e o que elas vestem, e eu me apaixonei pelo trabalho dela. Resolvi fazer o TCC da faculdade com temática parecida, e se hoje eu faço o trabalho de portraits é com certeza com uma grande influência do trabalho incrível que ela exerce.

A partir disso eu comecei a usar muito o Pinterest e eu posso dizer com 100% de certeza que todas as minhas referências e inspirações estão lá.

E a internet hoje é um meio incrível, Eu sempre fui muito fã do trabalho da Kathrin Honesta, ela é uma ilustradora inspiradora pra mim, conheci o trabalho dela através do Pinterest e hoje em dia sempre conversamos, eu me sinto feliz por ter ilustradoras tão incríveis conversando comigo e trocando ideias.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Olha, no começo da minha faculdade eu sentia um pouco mais disso, eu via que os caras não colocavam muita credibilidade.

Hoje em dia eu sei que ainda existem algumas barreiras porque somos mulheres e estamos diariamente lutando para quebrá-las, mas felizmente eu não passei por nada parecido no meu trabalho (e não vou dizer “ainda não” porque eu tenho esperança na humanidade haha)

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Hoje em dia eu tenho muito orgulho e felicidade do que eu construí.

O que me faz feliz é saber que a uns anos atrás eu coloquei credibilidade em mim e acreditei em mim em primeiro lugar.

Isso me trouxe algo muito especial que é o meu estúdio. É o meu “happy place”, sabe? É onde eu tenho tudo que eu amo, é onde as pessoas que eu amo me visitam. É uma das minhas maiores conquistas.

Além disso a felicidade das pessoas que recebem as minhas ilustrações, de como as ilustrações refletem para elas, é algo que volta pra mim em dobro, é sensação de trabalho realizado com sucesso e isso é maravilhoso.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Seja você mesma. O seu trabalho e a sua arte precisam refletir quem você é ou pelo menos no mínimo aquilo que você deseja ser para o mundo. É sobre a reflexão da sua imagem e da sua originalidade que o seu trabalho irá fluir e acontecer, e se destacar pelo que você é.

Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
Luiza Alcântara por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Meu workshop de Ilustração Portrait (yay!). Eu estou tão animada com isso! Pela primeira vez eu vou fazer esse workshop que vai acontecer dia 13 de maio no Rio de Janeiro e dia 20 de Maio em São Paulo!

As vagas ainda estão abertas e eu tenho certeza que as pessoas vão amar esse tempo, nós vamos aprender juntas, as pessoas vão conhecer mais do meu trabalho, vão aprender sobre ele e como ele é feito. Vai ser incrível!

Para o Workshop é só enviar um email para: helloluizaworkshop@gmail.com

E para encomenda personalizada de ilustração portrait, é só enviar um email para: helloluizaillustrations@gmail.com

COMPARTILHE
b
//+entrevistas