m
Luisa
Aguiar
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
34 anos . ilustradora

Sou ilustradora por paixão, tento não ficar um dia sem desenhar, e quando preciso me faz uma falta imensa! Sou Carioca, mas estou há 25 anos em SP, com pit stop de 1 ano na Itália para a minha pós graduação em moda pelo Istituto Marangoni.

Entrei na moda pois na época vi no curso e na profissão uma forma de unir a arte com o comercial. Tive marca própria onde o carro chefe eram as estampas. Depois de 6 anos administrando e cuidando da marca e confecção comecei a fazer alguns trabalhos como ilustradora para outras marcas e vi que esse era um caminho possível, encontrei um nicho de mercado que não sabia que existia.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Meu trabalho, independente da finalização, é sempre iniciado a mão, amo desenhar a mão. Utilizo na maior parte do tempo a aquarela, adoro a fluidez, a transparência e feminilidade dessa técnica. Recentemente descobri que posso usar sobre madeira e estou amando demais. Gosto muito de testar novos materiais e quero ainda aprender outras técnicas. Além da aquarela utilizo outras mídias como lápis, carvão, canetas, gouache e recursos digitais dependendo da demanda do trabalho.

Por exemplo artes que serão utilizadas em sites, vídeos e impressas sempre precisam de um recurso digital, algumas apenas para finalização outras em toda a construção.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A figura feminina, moda e natureza. Esses são temas que sempre me atraem e me inspiram. Além desses temas principais a descoberta de um novo material, de um novo artista, um projeto desafiador, tudo isso desperta essa vontade incontrolável de pegar no lápis e colocar as ideias pra fora.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Tudo começa com a pesquisa por referências, estou sempre em busca de imagens interessantes, mesmo quando não tem nenhum trabalho final definido. Depois da seleção, no caso de um trabalho pessoal, utilizo as imagens para inspirar na composição da criação, faço o esboço normalmente em uma folha sulfite e depois transfiro o desenho para a superfície que vou trabalhar. A partir daí finalizo com a pintura. Após a arte finalizada procuro digitalizar para arquivo ou impressão.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Que desafio! É isso que sinto sobre manter a criatividade a todo vapor. Sou mãe de um menino lindo e muito espoleta de 2 anos e meio. A maternidade me trouxe muita felicidade, amor e crescimento pessoal. Descobri que sou capaz de fazer muito mais do que achava que podia, incluindo conciliar trabalho, criatividade e o cuidado do meu filho. Vou dizer de todo o coração: Não é fácil!! Vivo num conflito, de tempo, de dedicação e pique, mas faço as duas funções com muita paixão.

Tento sempre estar atualizada com tudo o que acontece, e um viva à internet por isso! Hoje é muito difícil tempo para trabalhar, cuidar dele e explorar a cidade, viajar, me dedicar a um bom livro... Ai, queria que o dia tivesse muitas horas a mais!

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Amo desenvolver trabalhos em que eu possa colocar 100% do meu estilo pessoal, muitas vezes para atender a demanda de clientes temos que nos adequar a um briefing que foge um pouco do que eu realmente gosto de fazer, mas isso faz parte do processo. Felizmente sinto que de um tempo pra cá os clientes tem me procurado para trabalhos em que posso expressar e trabalhar minha criatividade de forma mais livre.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim, consigo identificar alguns momentos que foram cruciais para a minha trajetória. O primeiro trabalho como ilustradora para a vitrine de dia dos namorados da Le Lis Blanc, naquele momento descobri que era possível trabalhar fazendo o que eu mais amo, desenhar, ilustrar, criar. Um segundo momento foi um evento de live sketch que fiz para uma marca presentear algumas blogueiras, a repercussão foi enorme, muito maior do que imaginava e o evento de live sketch se tornou um produto que vendo hoje e me da visibilidade no mercado. Trabalhar com a primeira marca internacional também foi um marco importante e me abriu portas para outros trabalhos (A primeira marca foi a Pandora depois para, Tiffany & Co., Dior, Emilio Pucci, Coach, Alberta Ferreti entre outras.)

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Busco inspirações em muitos artistas, e estou sempre a procura de novos. Além dos artistas consagrados como Toulouse-Lautrec e Degas, acompanho e sigo o trabalho de novos artistas que descobri ao longo dos utimos anos como James Jean, Paula Bonet, David Dowton, Oriol Angrill, Marcos Beccari, Miss Led, Soey Milk, Lora Zombie, Stina Person... são tantos... poderia acrescentar muitos mais. Adoro conhecer novos artistas, muitos desses que citei permeiam o trabalho entre moda e arte ou ja trabalharam com moda. Acredito que em muitos casos a ilustração de moda deve ser considerada arte.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Com certeza existe, não só na arte como na vida. Felizmente talvez por eu trabalhar em áreas que permeiam o universo feminino, como moda e casamento, eu não sofro isso com o meu trabalho. Tenho muita vontade de entrar no mercado de arte com meu trabalho autoral, talvez lá eu encontre novas barreiras, só passando pela experiência para saber.

// E o que te faz feliz?

Além de desenhar, amo ficar perto da minha família, amo passar tempo entre eles, meus amigos, uma boa conversa, um bom vinho, viajar e aprender.

Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
Luisa Aguiar por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acredite no seu potencial, se esforce e desfrute das conquistas, pois quando fazemos com dedicação e amor elas acontecem.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho projeto de um workshop no meu studio, de uma linha de louças ilustradas e de uma série autoral nova. Vou atualizar os detalhes através do meu Instagram e site www.luluaguiar.com

COMPARTILHE
b
//+entrevistas