m
Leigh
Viner
Estados Unidos
vivendo em Denver . Colorado . EUA
artista . fotógrafa

Olá, meu nome é Leigh Viner e eu sou artista e fotógrafa freelancer em tempo integral. Eu nasci e cresci em Denver no Colorado, onde ainda moro. Sou mãe de uma menina de quase 14 anos que irá começar o colegial no outono. Eu venho trabalhando em casa desde que ela nasceu, construindo meu próprio negócio e nos sustentando por mais de 10 anos, o que é uma benção! Graças ao trabalho duro, perseverança e o tremendo suporte dos meus fãs e família por todos esses anos. Eu também amo viajar sempre que possível, juntamente com as simplicidades do dia a dia, ler, ouvir música, caminhar e descobrir novos locais ao redor da minha cidade.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Depende do humor da peça ou do dia que irei criar, a inspiração pode variar, mas normalmente eu amo criar usando técnicas mistas com aquarela, lápis, caneta e pastel. Como sou sempre curiosa, eu amo variar meu trabalho com óleos, acrílicas, nanquim e giz também. No meio disso, eu também crio com minha câmera e foco na minha fotografia.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Eu não consigo me lembrar em não ter motivação para criar alguma coisa na minha vida, eu uso a criação como uma forma de expressão que sempre foi natural para mim, desde quando eu era nova e especialmente sendo uma criança tímida. Isso ajudou a abrir as portas da expressão que de outra forma eu não saberia como abrir.

Sendo naturalmente curiosa, eu acho que muitas coisas me inspiram, revistas, editoriais, viagem, design, beleza - especialmente por ter sido maquiadora artística por muitos anos - filmes, outros artistas... Me surpreende a quantidade de inspiração que posso ter em um dia comum.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Para o meu processo criativo, normalmente reúno inspirações do meu celular, folhas rasgadas de revistas, anotações e organizo tudo para a semana. Eu uso um calendário para separar e planejar previamente o que irei trabalhar em qual dia. Nos últimos anos, eu venho trabalhando com encomendas e grandes projetos, então criações pessoais ficaram um pouco de lado. Isso tem sido difícil, pois eu realmente sinto falta de ter tempo para criações pessoais, então estou planejando desacelerar os trabalhos comissionados no verão para focar no meu trabalho pessoal novamente.

Quando estou criando, normalmente faço uma maratona de algum seriado, música ou filme que me façam companhia. Eu vou criando e deixo o momento decidir a mídia. Quando sinto que a peça está pronta, eu digitalizo em alta resolução para dar toques finais no computador antes da versão impressa.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Isso, na verdade, pode ser muito desafiador com tudo acontecendo durante o dia no lado dos negócios, afazeres de casa, etc... Então eu acho importante agendar no meu calendário algum tempo livre, se não, o dia irá escapar de mim. Se eu pudesse apenas criar o dia todo, eu criaria, mas é importante ter algum balanço com trabalho e vida pessoal.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Cada peça e projeto que criei tem um lugar especial na minha memória, então é difícil escolher, mas olhando para trás, algumas peças e projetos saltam mais que outros. Todos me deixam orgulhosa e eu me sinto sortuda por ter tido a oportunidade de trabalhar para marcas e clientes que eu apenas sonhava quando comecei a ser artista.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Quando comecei a trabalhar por conta própria, não haviam regras a seguir para vender minha arte online. O Ebay foi minha primeira loja, e então segui meu instinto para começar um blog em 2006 juntamente com network no Myspace, com isso eu comecei a me mostrar naturalmente e minha base de fãs começou a crescer. Ainda em 2006, eu tive um fã que me perguntou se eu poderia começar a vender reproduções dos meus originais. Eu fiz uma pesquisa e então abri uma loja no Etsy em 2007, essa foi uma das melhores decisões para começar um negócio na direção certa.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tem muitos que eu amo, dos antigos mestres Matisse, Egon Schiele, Gustav Klimt, etc, aos artistas modernos como David Downton, Daniel Egneus e colegas artistas como Stina Persson com quem eu tinha um grupo para exibições em San Francisco. Realmente existem muitos para nomear que me inspiram e que eu admiro, mas ao longo dos anos, David Downton teve uma grande influência no meu estilo no fato de que quando eu olho seu trabalho, me sinto encorajada a me soltar e procurar meu estilo com menos restrições.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Honestamente eu não penso nesses termos enquanto estou criando meu trabalho, eu sinto que eu realmente crio o que eu quero sem restrição nenhuma.

// E o que te faz feliz?

A gratidão por cada dia que eu posso fazer o que eu amo, por aqueles que eu amo e me importo em ser uma parte da minha vida.

Apreciar cada dia e perceber a simplicidade de viver o momento, o máximo possível, sempre que me lembro.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
Leigh Viner por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Simplesmente digo para fazerem, e diariamente. Pratique mesmo em pequenos momentos todos os dias para ajudar a desenvolver o seu estilo.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Atualmente estou trabalhando em alguns projetos que ainda não posso falar, mas estou animada para contar as novidades em um futuro próximo. Além disso, estou criando um novo site com loja para tudo ficar em um único lugar. Também estou ampliando para grandes escalas e trabalhos abstratos que mal posso esperar para adicionar ao novo site.

Leigh Viner por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas