m
Laura
Loscalzo
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
30 anos . designer . ceramista

Sempre tive interesse por artes, me formei em cinema e trabalhei com fotografia e comunicação em revistas, agências de publicidade e galerias de arte.

Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

O desenho é sempre o primeiro momento da minha criatividade. Começa no papel e em seguida transfiro para outras superfícies como tenho feito com a cerâmica. Agora estou estudando técnicas de estamparia em tecidos, acho que vai ser a minha próxima aposta.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A natureza e a perfeita imperfeição dos seus elementos. Tenho trabalhado muito com formas orgânicas e desenhos que remetem a botânica, águas, ondas, peixes, areia, entre outros.

Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

É bem livre, não planejo muito. Pego um pedaço de argila, vou moldando, batendo, apertando e transformando em alguma forma que eu acho bonita. Depois da primeira queima vem o desenho, que também é feito de forma livre. Vou fazendo, se errar não tem problema, continuo, do erro saem as peças mais diferentes. No final dá tudo certo, essa que é a graça.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Tento manter uma rotina de trabalho bem ativa. Durante o dia a dia no ateliê novas ideias vem na cabeça. Ás vezes de um erro descubro uma nova técnica, é muito sobre errar, testar, ver o que funciona e assim vou montando essa pesquisa. Além disso tento estar sempre em contato com pessoas que compartilham dessa mesma inquietude. Faço cursos, pesquisas em revistas antigas, internet, tem muito material para ser explorado...

Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Comecei este ano com a minha marca que chama iaiá estudio. Neste primeiro ano desenvolvi uma série de peças utilitárias moldadas e pintadas a mão, então não teria como ter outro preferido além deste. Foi um sucesso e fiquei muito feliz com essa resposta.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Foi quando eu percebi que poderia criar o meu estúdio criativo e ganhar meu dinheiro através das minhas criações. Este momento foi sem dúvida um momento decisivo, foi quando eu tive coragem de largar o meu emprego e me dedicar 100% ao meu trabalho.

Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tenho tirado a maior parte das minhas inspirações das formas da natureza, acho que ela é a minha principal fonte. Fora isso, procuro sempre estar em contato com arte, seja frequentando exposições, ballet, shows, música boa, cinema.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Acho que existe sim, a mulher sempre foi vista como um objeto, que tem que ficar em casa e se bastar com as obrigações do dia a dia. Já somos vistas como inferiores pela sociedade, ainda mais uma mulher artista.  Com muita luta estamos começando a quebrar essa mentalidade tão caída, antiga e ultrapassada e nos tornando mais fortes e unidas. Isso é o melhor de tudo.

Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
Laura Loscalzo por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Nada como acordar e ter trabalho, a cerâmica é um material que exige que você cuide como um filho, então todos os dias eu acordo pensando nela. Ter uma rotina viva e cheia de pessoas parceiras é muito legal, através do meu trabalho tenho conhecido pessoas maravilhosas. Isso me faz muito feliz.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Não tenha medo, acredita e se joga, vai dar certo. Uso esse lema para mim sempre que bate aquela insegurança.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho algumas coisas na cabeça para o ano que vem. Para cerâmica estou desenvolvendo uma coleção com texturas naturais em peças maiores.  Na estamparia estou estudando uma técnica milenar de pintura em tecido. Então ano que vem teremos muitas novidades!

COMPARTILHE
b
//+entrevistas