m
Krol
Brasil
vivendo em Belo Horizonte . MG
28 anos . graffiteira

Nascida e criada em Belo Horizonte, por uma família de artistas de diversas áreas, que fez com que a minha convivência com a arte fosse constante desde a infância. Através da minha mãe entendi que para escolhas não existia divisão de gênero. Dai escolhi a Street Art. Comecei pelos stickers e lambe-lambe colando enormes cartazes e pôsteres pela cidade mostrando que ali existia presença feminina. Com a mesma intensidade já observava e conhecia alguns graffiteiros, logo comecei a pintar e lá se vão 9 anos de tintas, painéis, muros e cores. Entre um trabalho e outro criei a marca Red Nails que com feminilidade leva um pouco da minha arte para a hora das mulheres se vestirem.

Me profissionalizei ao me formar em Publicidade e Propaganda podendo aí articular minhas ideias e levá-las à inúmeros lugares, como outros estados e países.

Krol por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Muitas cores, sprays, marcadores, canetinhas, papéis coloridos e impressões.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A rua me inspira muito, o movimento da cidade e até mesmo a falta de cor que ela carrega. Adoro as crianças suas fantasias e a facilidade de criar ideias e histórias.

Krol por Projeto Curadoria
Krol por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Procuro sempre temas divertidos, o sorriso e a alegria nas coisas mais simples fazem com que o meu trabalho seja descontraído e fofo. Gosto de desenhos animados, quadrinhos e sempre busco referências nesses trabalhos. Gosto de retratar menininhas escolhendo interagir com o que elas quiserem. Desfrutando da infância.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Por incrível que pareça em todas as tarefas do dia a dia me mantenho criativa. O momento de cozinhar, poder elaborar refeições diferentes, na conexão das redes observando trabalhos de outros artistas, o momento de estudo onde tenho que escrever projetos e me conectar com a importância dos trabalhos ou até mesmo no diálogo com troca de ideias por me relacionar com um artista. Observo muito cada detalhe de todas as coisas a minha volta.

Krol por Projeto Curadoria
Krol por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Hoje o projeto que tenho me dedicado bastante e que tem me motivado muito é o projeto que desenvolvo com a crew que faço parte, Minas de Minas. O projeto intitulado “Nós podemos tudo” que trás a importância da mulher e seu papel de destaque na história. Quem são essas mulheres e o que elas representam.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Todas as minhas conquistas no meio da arte foram extremamente importantes para meu crescimento. Desde uma opinião de um morador de rua que passa ali no momento que estou pintando até mesmo uma aparição de destaque. Todos os momentos e cada história vivida influenciam minha trajetória com o que eu acredito ser mais importante: vivenciar cada momento.

Krol por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Primeiramente as crianças e o seu universo infantil, as fantasias e viagens fora do senso comum. Além de mulheres do graffiti como Klor, Shiro, Rosyone. São muitooooosssss artistas que me inspiram difícil citar todos.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Ainda existe em todos os campos, mas sempre me coloquei com uma postura de não aceitar que as pessoas me calassem. Ter opinião, saber debater e escolher com firmeza, foi a base de tudo. Hoje meu trabalho traz o mais importância para mim, a liberdade.

Krol por Projeto Curadoria
Krol por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

O que me deixa feliz e que a arte me possibilitou convivendo com tantas pessoas, é o respeito.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acredite no seu trabalho, você é a maior força para que ele se desenvolva e cresça. Tudo parte primeiramente de você. Faça e ultrapasse barreiras.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Estou sempre a mil com todos os trabalhos. Projetos de viagens para continuar levando minha arte para todos os lugares e ser acessível à muitas pessoas, e todos os projetos que venho desenvolvendo com as Minas de Minas Crew, o mais atual é o canal do Youtube.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas