m
Katy
Smail
Escócia
vivendo em New York . EUA
31 anos . ilustradora

Nasci e cresci na Escócia, correndo pela floresta e desaparecendo entre os livros. Eu sempre amei ser criativa; atuando em peças de teatro, dançando, cantando... mas não havia descoberto que amo desenhar até minha adolescência. Eu estudei no Edinburgh College of Art, me mudei para Nova York e tenho feito arte desde então.

Katy Smail por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Eu amo pintar com guache. Também amo trabalhar em parceria com fotógrafos e me expressar através da moda e dos retratos.

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

São tantas coisas. Criar é uma parte tão grande de quem sou. Sou muito atraída pela ideia de colocar beleza e boa energia no mundo, especialmente quando as notícias podem parecer sem esperança e esmagadoras.

Muitas das minhas ideias começam pela paleta de cores, e acho que talvez todo o meu trabalho seja uma exploração da cor de alguma maneira, ou ao menos a energia das cores.

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Uma centelha de uma ideia, animação, pesquisa, inspiração, organização, pintura, desenho, frustração, edição e finalmente felicidade para terminar em algum lugar diferente do que eu pensava. Felizmente com uma pequena satisfação com o que fiz.

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu descobri que eu só sou capaz de funcionar bem criativamente se eu estou saudável, calma e bem descansada. Eu acho que cuidar de si mesma é especialmente importante quando você vive numa cidade grande e agitada com um constante ataque ao sistema nervoso! Eu me alimento bem, eu me exercito, pratico yoga ou ao menos me movimento todos os dias. Eu tomo suplementos naturais para acalmar e reforçar a imunidade, tomo banhos quentes e durmo cedo. Também adoro curtir um vinho com os amigos e a família.

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu tenho trabalhado em parceria com o meu marido Fidel Garcia-Reichman que é fotógrafo, e alguns outros criativos. Nós trabalhamos juntos em projetos de fotografia de moda, e eu amo fazer isso; é muito inspirador colaborar e ser parte de uma equipe. Eu vejo minha direção de arte na fotografia como uma extensão da minha pintura; eu continuo interessada nas cores, na energia e nos rotos, apenas em um suporte diferente.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Quando encontrei minha agente Kate Ryan Inc, isso realmente me ajudou a encontrar meu espaço; aninhado em algum lugar entre a moda, a ilustração e a arte. Isso também me abriu portas para colaborar com novas pessoas, encontrando trabalhos pagos, como artista.

Katy Smail por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Alguns dos meus favoritos: Matisse, Ellsworth Kelly, Vanessa Bell, Ana Kras, David Hockney, Etel Adnan,  Maryam Nassir Zadeh, Patricia Treib, YelenaYemchuk, Phoebe Philo, Ariel Dearie, Cass Bird, Jamie Hawkesworth, Helen Frankenthaler, Frida Kahlo, Joan Mitchell. Eu sou atraída por artistas que exploram a cor, flores ou mulheres, já que esses são meus temas favoritos também.

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu acho que a sociedade ainda está um pouco desconfortável com as mulheres sendo livres, selvagens e emocionais. Muito do meu trabalho é sobre tentar capturar essa selvageria, para mostrar a alma da mulher complicada e seus sentimentos, colocando essa energia no mundo. Sinto-me sortuda de conhecer muitas mulheres criativas, gentis e incríveis que me inspiram todos os dias. Eu acho que essa irmandade é uma coisa poderosa. Espero que, se continuarmos de pé, contando nossas histórias e usando nossos talentos, nós, mulheres, podemos crescer com nosso poder - juntas!

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Manhãs tranquilas, pedras quentes, chocolate amargo, banhos quentes, dançar, caminhar com meu marido, conversar com a minha mãe, vinho e conversa com meus amigos, ter pessoas que eu amo sentadas ao redor da nossa mesa, comendo, bebendo e rindo.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Apensas continue fazendo, desenhando, criando. Tente seguir seus instintos e deixar a culpa e o medo. Procure encontrar uma comunidade de criativos com ideias semelhantes. Seja gentil consigo mesma!

Katy Smail por Projeto Curadoria
Katy Smail por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

No momento estou focando minha energia na minha direção de arte; depois de muitos anos pintando sozinha, me sinto bem em trabalhar como parte de uma equipe e poder colaborar! Eu sempre amei imagens de moda e revistas, e eu acho que o mundo da moda pode ser um veículo incrível para a criatividade, apesar das limitações e dos problemas. Eu sou apaixonada por mostrar a diversidade e a beleza natural ao invés da representação “perfeita” da beleza que nos mostram tanto nas revistas. Eu quero criar imagens que mostrem imperfeições, narrativas alternativas, ideias pictóricas. Expandir o meu universo criativo dessa forma é muito gratificante e estou ansiosa para ver onde isso pode me levar.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas