m
Karen
Suehiro
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
28 anos . designer

Sempre tive amor pelo trabalho manual, como desenho, recorte, colagem. Mas, o amor pela papelaria era especial, eram meus presentes preferidos de quando era criança. Lembro que uma das minhas maiores alegrias era quando chegavam datas especiais como aniversário e Natal e eu podia fica horas escolhendo canetas e papéis de carta. Depois cresci e me formei em Publicidade, mas logo percebi que esse ofício não era a criação que gostava de fazer. Sai da área e comecei a trabalhar com design e já era algo que me deixava mais feliz.

Sempre fui daquelas que coleciona mil cadernos, junta um monte e tem dó de usar porque são lindos. Para fazer algo com essa compulsão, fui fazer um curso de encadernação com uma amiga e comecei a fazer cadernos para mim e para amigos, e com isso um novo universo se abriu de papéis, revestimentos, linhas, etc. Depois de um tempo percebi que poderia começar a criar minhas próprias estampas para colocar nos cadernos e unir o que a experiência com o design me trouxe e o amor pela papelaria.

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
Karen Suehiro por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

As ferramentas são muitas, eu gosto de explorar tudo que está ao meu alcance. Adoro tinta guache, lápis, borracha, caneta nanquim, mas também gosto de explorar o digital, usar as ferramentas como o Photoshop e o Illustrator. Eu costumo desenhar e pintar as minhas estampas no papel e passar para o computador para ver as variações que posso fazer com elas.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Tudo que é visual, sou movida por imagens: cores, formas, composições, texturas, tudo. Eu gosto quando vejo alguma coisa e aquilo mexe com as minhas emoções. Depois de ter amadurecido um pouco as minhas estampas, percebi que gosto de desenhar o universo botânico e abstrações. Mas acho que tudo que vejo e me motiva, acaba refletido em minhas composições.

// Como é o seu processo criativo?

Muito variado. Gosto muito de pesquisar, mas começo a criar de formas muito variadas. Às vezes são cores que iniciam minhas criações, às vezes são formas, às vezes apenas uma ideia que tive e preciso colocar aquilo no papel.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Não sei se tem algo específico. Acredito que a criatividade é orgânica, algo que vem de dentro. Claro, você pode exercitá-la, mas acho que se forçar a isso acaba fazendo com que o resultado não seja natural.

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
Karen Suehiro por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Que pergunta difícil! Eu tenho muito carinho por todos os projetos que fiz, acho que cada projeto vai com um pedaço de mim.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

A Amora é uma marca novinha ainda, espero que no futuro eu possa compartilhar algum marco incrível.

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
Karen Suehiro por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Minha descendência é japonesa e acredito que isso influencia bastante meus traços na hora de desenhar. Gosto muito das obras do artista Mark Rothko, acho surpreendente como o trabalho de cor de forma das suas telas podem passar tanto sentimento. Também admiro muito o trabalho da fotógrafa Viviane Sassen, acho maravilhoso como às vezes extrapolar as composições geram imagens incríveis. Sou apaixonada pelo trabalho do Hayao Miyazaki, criador do cinema de animações japonesas, como Totoro e A Viagem de Chihiro, acho a forma dele se expressar muito delicada e o universo lúdico que cria para isso é simplesmente lindo.

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
Karen Suehiro por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Acredito que hoje tem bem menos, ainda bem! E não sinto isso no meu trabalho.

// E o que te faz feliz?

As coisas simples da vida: comer, assistir filmes e séries, poder dormir sem hora para acordar, jogar conversa fora com os amigos. Aproveitar esses momentos me faz feliz.

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Acreditar que você pode sim seguir em frente e não desistir. Coincidentemente estava ouvindo uma entrevista recentemente e o entrevistador pergunta algo como “o que você faz quando aparecem essas paredes no meio do caminho?” e o entrevistado responde “eu pulo, se não dá pra pular, eu contorno, se não dá pra contornar apenas atravesso com tudo.” Acho que é isso.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Vou ter a oportunidade de criar uma estampa para um produto super legal (não posso contar ainda). Fiquei super feliz de ter sido convidada, acho que vai ser bem bacana!

Karen Suehiro por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas