m
Juliana
Vomero
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
30 anos . artista

Sou de São Paulo, me formei em desenho de moda mas logo comecei a trabalhar com design gráfico. Sempre gostei de desenhar mas nunca imaginei que o desenho fosse virar parte tão grande da minha vida. Por influência de amigos resolvi me aprofundar e comecei a estudar, queria soltar o meu traço e aprender técnicas diferentes. Adoro trabalhar usando as mãos então a maioria do meu trabalho é feito com processos bem manuais. No momento a arte pra mim é uma descoberta interna e um aprendizado diário.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Amo pintar, a tinta acrílica é a minha preferida mas também adoro testar materiais diferentes como nanquim e aquarela. Ultimamente tenho feito experiências com serigrafia e estou com vontade de trazer o bordado de volta para o meu trabalho.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Tenho um desejo muito grande de fazer coisas e criar algo que tenha um significado. O meu universo retrata a figura humana representada pela mulher, com aspectos da natureza, me inspiro em sentimentos reais e seres inexistentes.

Gosto de reparar em tudo à minha volta e coletar coisas que me tocam de alguma maneira, combinações de cores, texturas, folhas de teste, isso também serve de inspiração.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Desenho bastante no meu sketchbook onde faço estudos, testes de cor, e rabiscos aleatórios que acabam virando alguma coisa. Lá é o meu ponto de partida. Quando vou fazer uma pintura nunca sei muito bem como ela vai terminar, tento não planejar muito e deixar fluir.

Antes eu me preocupava com um resultado perfeito, hoje em dia só quero que a minha energia transpareça.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Gosto de observar pessoas desconhecidas, conhecer coisas novas, pesquisar materiais e técnicas. Gosto de ver outros artistas trabalhando, ver filmes, ouvir música.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu gosto muito de uma pintura que fiz para a minha sobrinha quando ela nasceu. Além de ter um significado super especial, fiquei muito feliz com o resultado.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acho que foi o momento que eu resolvi sair do meu emprego e me dedicar mesmo a arte e aprender novas formas de me expressar.

Sempre gostei de desenhar mas eu era bem insegura. Então resolvi começar um curso com a Catarina Gushiken e de cara já me conectei. Foi muito importante para eu me conhecer melhor e acreditar mais no meu potencial, ganhei uma energia nova para criar.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto muito do trabalho da Miss Van, Maria Herreros, Alexandra Levasseur e Andrea Wan, para citar algumas. Acho o trabalho delas forte e adoro acompanhar seus processos criativos. Me inspiram muito.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Existe sim, o movimento feminista tem ganhado muita força mas ainda querem calar as mulheres.

Quantas são atacadas, chamadas de loucas, histéricas, mentirosas, sensíveis demais? Nossa capacidade está sempre em prova, vivemos num mundo onde a predominância é masculina e juntas temos que lutar para conquistar nosso espaço e crescer.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

O reconhecimento do meu trabalho, desenhar, meus gatos, estar em contato com a natureza e estar com pessoas que me fazem bem.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

Olhar para dentro na hora de criar, confiar no seu trabalho e estar disposto a tentar sempre.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Estou mostrando o meu trabalho em feiras independentes e planejando uma exposição pro futuro.

Juliana Vomero por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas