m
Judit
García-Talavera
Espanha
vivendo em Barcelona . Espanha
37 anos . ilustradora

Não me recordo exatamente com que idade comecei a desenhar, mas creio que desde que aprendi a segurar um lápis. Quando pequena, eu era muito tímida e passava o tempo desenhando. Estudei Belas Artes em Tenerife, na Espanha, ilha onde nasci. E quando me formei vim para Barcelona fazer uma pós-graduação em ilustração e me apaixonei por essa cidade. Atualmente continuo em Barcelona.

juditgarciatalavera5
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Me sinto mais identificada com técnicas aguadas como a aquarela e tintas a base de água.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

O cinema é uma das minhas fontes de inspiração, principalmente o cinema clássico. A música também é muito importante em meu dia a dia no estúdio. Por outro lado, mas não menos importante, a literatura, ir à exposições, a internet, histórias em quadrinhos e meus amigos são outras fontes de inspirações para meus trabalhos.

// Como é o seu processo criativo?

Quando me pedem uma ilustração, a primeira coisa que faço é uma pesquisa de campo, normalmente busco informações na internet, livros e revistas e demais publicações. Quando já tenho uma ideia clara do que vou fazer, passo a realizar rascunhos com linhas. Uma vez tendo a ilustração em preto e branco, começo a trabalhar as aquarelas separadamente. Nessa etapa é quando busco texturas que combinem com a ilustração, para mim é a parte mais experimental. Em seguida, levo tudo ao computador e finalizo de forma digital. Esta maneira de trabalhar me permite lidar com trabalhos com prazos mais apertados.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Desenhar, ler, observar, sair para passear, etc... Também tento viajar sempre que posso, é uma importante fonte de inspiração para mim.

juditgarciatalavera8
juditgarciatalavera14
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Gosto muito do meu trabalho, no geral, cada projeto que já trabalhei aprendi algo novo e posso dizer que gosto de quase todos. Para mim, minha profissão é um aprendizado contínuo.

juditgarciatalavera11
juditgarciatalavera26
juditgarciatalavera10
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu tive um momento decisivo na minha carreira há alguns anos, quando tive a oportunidade de trabalhar para a marca Nina Ricci em ilustrações para o press kit de lançamento do perfume Ricci Ricci. Foi o projeto que lançou minha carreira internacional.

juditgarciatalaveraninaricci2
juditgarciatalavera24
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Minhas influências são muito variadas, desde a estética do Punk e do Rock, até Goya, Rembrandt, Marjane Strapi, Marina Abramovic, Louise Bourgeous, etc... Não sei se se refletem em meu trabalho mais pessoal, mas todos eles me inspiram enormemente.

juditgarciatalavera19
juditgarciatalavera18
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Creio que o papel da mulher artista ao longo da história sempre esteve na sombra, atualmente, por sorte, cada vez menos, dependendo do país onde você nasceu. Em meu caso, tive a sorte de poder me expressar com total liberdade, porém sou consciente de que é um privilégio.

juditgarciatalavera21
juditgarciatalavera15
// E o que te faz feliz?

Muitas coisas!! Estar com a minha família, passar um tempo com meus amigos, o mar, uma boa conversa com uma taça de vinho, participar de novos projetos, meu trabalho, brincar com a minha gata Lilith, etc...

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Eu diria para qualquer pessoa: faça o que quer fazer e não deixe nada te fazer duvidar de si mesmo.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Atualmente estou trabalhando em um projeto para uma exposição com abertura no próximo dia 07 de abril em Barcelona. A exposição se chamará “Dark Horse” e consiste em uma homenagem a todas essas mulheres que me inspiraram em algum momento da minha vida, passando da minha infância, à adolescência, até agora. Estou muito emocionada com este projeto e espero que depois de Barcelona possa levar essa exposição para outros lugares.

juditgarciatalavera13
COMPARTILHE
b
//+entrevistas