m
Ju
Violeta
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
41 anos . artista

Sou Ju Violeta, vivo entre o mundo dos sonhos e a realidade da vida transformando em arte o que vivencio. A natureza é a conexão mais intensa e profunda para minha inspiração. Desde os pequeninos seres as grandiosas montanhas. Sou vegana, protetora dos animais e do planeta, acredito que viver em harmonia com ele é base de um futuro menos caótico. A arte é a libertação que tenho, a habilidade manual sempre me acompanhou e é onde me encontro, transformar as ideias em imagens.

Me realizo fazendo desde um pequenino desenho ao graffiti gigante de um mural. Estou sempre em processo de transformação, me desafio sempre a novas possibilidades artísticas e da vida.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Utilizo diversas técnicas e materiais para compor os trabalhos, lápis para começar a criar, na pintura uso acrílica, em alguns momentos me inspiro também com a aquarela e spray para compor as pinturas e murais. Gosto muito de encontrar objetos e inseri-los nas obras, relógios antigos, chaves, fotografias, bonecos e assim vai, tudo pode ser transformado em arte. Insetos que já abandonaram o corpo, plantas e terra são materiais orgânicos que também fazem parte da criação e para manter a integridade desses materiais, uso resina, na composição das pinturas, esculturas e assemblages.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Tudo que há de mais belo na vida e tudo que jamais gostaria de ter visto. A inspiração vem dos pequenos detalhes. A natureza e sua riqueza de espécies, os animais e seus ensinamentos, a poesia que está na observação da vida. Ter na arte a força para inspirar as pessoas, a busca por um planeta melhor de viver, por igualdades e respeito com todos os seres.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Tenho um acervo de muitos materiais que encontro, então eles são a base das criações, reúno alguns desses elementos e faço uma composição de ideias, a partir disso, tudo pode nascer, um desenho, uma pintura, escultura ou assemblage.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Cuidar das plantas, dos gatos, me alimentar bem, que é algo que acredito que muda toda nossa formação física e emocional. Sou vegana pelos animais, mas isso mudou meu estilo de vida e me mantém forte para o dia a dia e seus desafios. A yoga e a meditação são fundamentais pra mim também para ter força física e concentração, principalmente para os murais externos, é fundamental. Além de viajar, ver bons filmes, ler, ir a exposições e a música é algo muito inspirador para um dia criativo.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Ultimamente as esculturas tem me levado para um lugar mágico, novos seres nascem de uma forma muito mística, gerando um imaginário mundo de criaturas da natureza.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim, quando juntei as duas paixões, as artes visuais e a jardinagem. Quando percebi que eles dialogavam com o que penso e transformei na força do meu trabalho.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tenho inspirações e influências de diversas áreas das artes, com uma predileção ao surreal, assim como ao realismo poético.

Alguns desses artistas são: Hayao Miyazaki, Margaret Mee, Miranda July, Marjane Satrapi, Farnese de Andrade, Maya Mihindou, Companhia Royal de Luxe, Giramundo, Seth Globe Painter, Matilde Campilho, entre outros, citei um pouco de cada área para ilustrar essa diversidade.

Agora diretamente tenho muito mais, que são além de artistas que me influenciam, são seres inspiradores e incentivadores que convivo e faço essa troca diária, entre eles Alto Contraste Stencil, Vermelho Steam, Pri Corbo, Sarah Lopes, William Mophos, Enivo, Mag Magrela, Rodrigo Blanc, Popoke Brasil e outros talentosos e queridos.

Todos os artistas citados e outros mais estão presentes na minha vida e arte.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Sim, essa é uma questão diária que estamos tentando transformar.

São atitudes, pensamentos que mulheres em geral sofrem e como artista me posiciono e dialogo sobre os temas e me deparo ainda com um mundo bem machista, preconceituoso e homofóbico. Essa questão está ligada ao nosso dia a dia e consequentemente surge no nosso trabalho.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
Ju Violeta por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Vivenciar dias simples com a família, com amigos, com os animais. Faço resgates, geralmente de gatos (sou protetora), então encontrar um lar amoroso pra eles me faz muito feliz. Viajar, namorar, estar em contato com natureza, dançar, ler um bom livro e ver fluir o trabalho, realizar bons projetos, ter boas parcerias. Manter a minha espiritualidade e assim minha mente e coração em harmonia.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Ouvir mais seus instintos e acreditar neles e acima de tudo fazer com que tudo aconteça de forma segura e harmônica, potencializando seu trabalho, estudando, sentindo o melhor momento para realizar algo, fazendo parcerias que somem.

Ju Violeta por Projeto Curadoria
Ju Violeta por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Esculturas em argila são a minha paixão nesse momento, estou aprendendo técnicas para que logo elas componham meus trabalhos.

Em breve também terá o lançamento de um mini documentário sobre meus processos criativos.

Atualmente tenho a parceria com a galeria A7MA, onde tem acervo dos meus trabalhos.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas