m
Jacqueline
Colley
Reino Unido
vivendo em Londres . Reino Unido
31 anos . designer . ilustradora

Eu vivo em uma cidade grande, mas amo a natureza e sair para caminhar. Desde que me lembro, eu sou obcecada por cultura visual e escolhi estudar Design Gráfico, mas acabei em uma carreira em design de estamparia de moda.

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Caneta e Photoshop.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Eu suponho que o desejo de fazer alguma coisa diferente. A frustração de trabalhar com clientes que querem fazer a mesma coisa repetidamente me fez começar minha própria marca onde posso apenas me expressar ao invés de copiar a última tendência.

// Como é o seu processo criativo?

Há anos eu mantenho Scrap Books que vou adicionando e editando coisas constantemente. Visitar museus e galerias ou feiras de antiguidades normalmente geram ideias, embora recentemente eu tenha começado a viajar e isso é muito inspirador!

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Essa é uma pergunta realmente difícil já que a maioria das minhas tarefas diárias não são criativas, mas sim checar e-mails, pesquisar meios de produção... Eu acho as redes sociais inspiradoras e criativas, se conectar com outras pessoas e ver esse grande mundo de estilos e ideias... eu sou sortuda de viver em um lugar realmente vibrante e criativo. Geralmente me inspiro ao observar as pessoas!

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu sou muito orgulhosa das mantas que produzi, o produto é realmente único e representa meu amor pela ilustração e tecidos. Eu adaptei duas das minhas artes mais populares nesse material de tapeçaria e eu fiquei muito feliz com o resultado. A motivação foi produzir um produto que é totalmente fora do comum, é difícil se destacar no mercado quando você está produzindo os mesmos produtos que outras pessoas, então isso foi um grande salto para fora da zona de conforto.

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu acho que deixar meu emprego em tempo integral como designer têxtil foi um grande momento de mudança para mim, isso foi há uns 3 anos e meio e eu continuo descobrindo muitas coisas. Mas eu realmente gosto de ser minha própria chefe e explorar todas as diferentes direções que minha carreira pode ir!

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

O Josef Frank eu descobri logo após a universidade, quando me mudei para a Suécia para trabalhar na H&M. Recentemente teve uma retrospectiva do trabalho dele em Londres que foi incrível e me lembrou o porque eu amo fazer estampas. Eu consigo ver como seu trabalho inspira minhas composições e escolhas de cores. Eu também sou uma grande fã dos artistas de história natura do século 19 como John Gould e Audubon, o amor deles por documentar cientificamente a natureza mas também de forma bonita, me inspira totalmente!

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu acho que o trabalho que atrai naturalmente as mulheres, o trabalho que é “feminino” geralmente ainda é desprezado, nós somos 50% da população mas o trabalho que é mais masculino sempre parece ser visto com mais consideração.

Possivelmente porque os influenciadores são muitas vezes homens ou se são mulheres, talvez estejam em um sistema patriarcal de valorização dos estilos masculinos ou trabalhem com um ponto de vista masculino.

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Encontrar o balanço entre fazer a vida através da criatividade e fazer o trabalho que realmente me inspira.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Continue seguindo, não pare quando você não gosta do seu trabalho ou se ele não saiu como você gostaria. O processo de aprendizado é através dos erros e também fazendo muito trabalho que você não gosta.

Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
Jacqueline Colley por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Recentemente produzi algumas ilustrações de moda para uma colaboração com uma marca de alta qualidade. Não posso falar sobre isso ou compartilhar imagens ainda, mas é definitivamente o meu projeto mais orgulhoso até agora! Então, mantenha-se atenta às atualizações em Agosto!

COMPARTILHE
b
//+entrevistas