m
Hanna
Ilczyszyn
Polônia
vivendo em Bruxelas . Bélgica
32 anos . artista

Atualmente estou vivendo em Bruxelas na Bélgica, onde eu tenho meu ateliê. Eu me mudei para cá, vindo de Gent também na Bélgica e anteriormente morei em Vratislávia na Polônia, onde eu nasci. Eu me mudei para a Bélgica após um programa de intercâmbio durante meus estudos. Levou alguns anos para eu me encontrar fora de casa e ser capaz de fazer o que estou fazendo em tempo integral: pintar. Além da pintura, eu também sou co-fundadora de um projeto de impressão em tecidos, a ahaha.be.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Eu sempre gostei da pintura como mídia e essa é a minha principal ferramenta. Talvez um dia eu queira tentar alguma outra coisa, mas no memento eu gosto demais da pintura.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Quando eu visito uma exposição e vejo trabalhos que conversam comigo, eles me fazem sentir como pintando. Eu acho que o que mais me motiva é cada elogio que recebo sobre o meu trabalho. Cada palavra positiva é muito poderosa e me faz continuar.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

O primeiro passo de cada pintura é a fotografia, então toda imagem visual que eu acho interessante pode ser o início de uma nova pintura. Eu raramente faço rascunhos. Eu gosto de pintar rápido, então começo direto na tela. Eu também me permito cometer erros e cobrir com novas camadas de pintura. Acho interessante que nem todos os detalhes sejam perfeitos.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Basicamente eu trabalho como pintora o tempo todo. O que significa que eu não fico esperando que uma inspiração venha, mas continuo trabalhando mesmo que eu não me sinta realmente inspirada. Eu acho que trato a pintura como um trabalho e um tanto sério. Mas isso não significa que algumas vezes eu não me dou um tempo para levá-lo de forma mais leve. Eu sempre tenho novas ideias na minha cabeça, e uma vez que eu esteja no estúdio eu já começo a visualizá-las.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu não trabalho com séries específicas. Eu considero que todo o meu trabalho é uma grande série. Eu acho que seria difícil escolher o meu favorito. Acredito que estou sempre empolgada com os novos trabalhos e curiosa com o que eu irei pintar a seguir.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu tive alguns amigos muito talentosos no colégio, que eram capazes de desenhar somente com sua imaginação de uma forma que eu nunca consegui. E eu sempre quis ser capaz de fazer isso. Era inspirador. Quando eu tinha 15 anos, decidi que me tornaria uma pintora e desde então, passo a passo, estou tentando fazer isso.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Meus artistas favoritos são do início do Simbolismo: Khnopff e Moreau. Eu me lembro de ter visto ao vivo uma pintura “Sadko” do pintor russo Ilya Repin do século XIX. Ver de perto a quantidade de detalhes e quão fácil parecia ter sido feito foi incrível.

No geral eu sempre gostei de arte figurativa. Alguns dos meus favoritos atualmente são: Synchrodogs, Oleg Dou, Marlene Dumas, Magritte, Kerry James Marschall.

Eu também sou influenciada pelos sonhos e toda a atmosfera ao redor deles. Eu amo Alice no país das maravilhas e os livros de Haruki Murakami.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu não gostaria de pensar assim, mas eu sempre me pergunto, como é que existem tantas mulheres estudando arte e, ao mesmo tempo, a maioria são homens que estão fazendo sua carreira na arte?

Mas eu também vejo que, pelo menos no nosso mundo ocidental, há um foco maior em artistas mulheres do que antes. Algo certamente está mudando, lentamente mas está.

// E o que te faz feliz?

Natureza, amigos, gatos, viajar e pintar.

Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
Hanna Ilczyszyn por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Apenas faça!

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Eu terei uma exposição solo em breve no litoral da Bélgica, em maio para ser mais exata na Yes Art Gallery. Eu também farei uma residência artística em Taiwan em Outubro seguida por uma exposição solo na Yiri Arts Gallery. No próximo ano eu irei viajar para a Estônia para uma outra residência na MoKS.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas