Monteiro
Eu me chamo Cristiane Monteiro mais conhecida como Crica, ou seja, meu vulgo/apelido, que assino em todos os meus trabalhos, do graffiti à ilustração. Meu interesse pelas formas, cores e artes vem através da minha mãe que trabalhava com artes e artesanatos na minha infância, então o desenho sempre foi parte do meu cotidiano. Comecei a fazer graffiti na minha adolescência e aí foi paixão a primeira riscada de spray na parede. Muito curiosa e inquieta com o mundo criativo, caí nas garras do design e me formei em Design de Interfaces Digitais. E nesse leque eu também pude juntar o meu outro amor, a ilustração.

Existir ainda existe sim! No meu caso, no início eu não sentia, porque quando comecei a pintar na rua foi de livre e espontânea vontade minha, tive o apoio dos meus pais sempre. Acredito que a minha postura me ajudou bastante. E alguns amigos homens me viam pela minha capacidade e não o fato de eu ser mulher. Com o tempo esse quadro mudou. Fui dando conta que sempre eram poucas mulheres que chegavam a conquistar esse espaço que eu já havia conquistado, dentro do graffiti, sendo designer ou ilustradora. Percebia que as mulheres eram bem poucas. Quem acabava se destacando sempre era comparada com um trabalho feito por um homem.
No graffiti especificamente não namorei com grafiteiro porque se caso um dia viesse a acabar, eternamente eu seria lembrada da seguinte maneira - “Ah você é a ex do fulano” e isso realmente acho péssimo, principalmente porque a sua assinatura ficaria esquecida, o seu nome nem seria lembrado ou citado. Sobre tudo, o tempo passou, eu consegui fazer o meu trabalho do jeito que eu gostaria que ficasse, sou bem feliz com os resultados que hoje eu crio, mas mais uma vez fui reparar que quando uma mulher começa a se destacar passa a incomodar alguns.
Além do graffiti, temos muitas mulheres incríveis no design e na ilustração mas ainda pouco reconhecidas, seja no salário, nos cargos importantes, em destaque e ainda precisam disputar esse espaço com os homens.
Ainda é preciso mudar muitas coisas!
