m
Clara
Coutinho
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
29 anos . ilustradora

Meu caso de amor com a arte nasceu durante meu intercâmbio para a Austrália, em que escolhi cursar Artes Plásticas como uma das minhas matérias. A partir daí não parei mais de me aprofundar nesse universo, mas apenas como hobby. Me formei em Publicidade e logo em seguida cursei Design de Moda, mas ainda não era isso que acalentava meu coração. Foi por pressão de uma amiga dona de uma loja de design que ilustrei um móvel e segui o caminho profissional nessa área. Comecei ilustrando mobiliários e fui para as mais diversas superfícies, indo acabar nas telas.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Como trabalho muito com mobiliário, então preciso pensar na arte utilitária daquela peça em questão. Mas é nas telas que eu abro minha cabeça para novas formas e materiais. Uso muita tinta acrílica, nanquim, pincel e bico de pena, e agora estou partindo para novos materiais como café, chá, pirógrafo e folhas de ouro e prata.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

O que mais me motiva a continuar é observar as pessoas analisando minhas obras e abrindo um sorriso no rosto, ou arrancando comentários. Saber que aquilo que você criou de alguma forma mexe com outras pessoas é estarrecedor.

Meu mundo artístico é por vezes caótico, cheio de cores, linhas e respingos, ora minimalista e monocromático. Minha obra varia com o meu humor e o que estou vivenciando naquele momento.

Estou sempre em busca de novas técnicas e materiais, isso influencia muito o que gosto de expressar na figura.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Quando vou criar algo específico para um cliente, procuro conversar bastante com ele para saber mais dos seus gostos, estilo de vida e detalhes que vão me ajudar a trabalhar alguma técnica voltada para ele.

Quando desenvolvo artes pessoais, busco referências de outros artistas, sonhos surreais meus, momento pelo o qual estou vivendo e a partir disso crio.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Todo dia faço uma pesquisa de referência de imagens, com fotografias e criações de outros artistas que admiro. Com isso vou fomentando minha criatividade. Aí é procurar alguma superfície adequada e começar a soltar o traço... mesmo que não saia nada de mais, é importante manter esse exercício constante.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Meus trabalhos favoritos são da minha série de telas com a temática de mulheres e seus alter-egos animais. Nessa série descobri outras misturas de técnicas e me envolvi muito fazendo. São todos retratos feitos com grafite e café, e em cada um experimentei materiais diferentes.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Um projeto que foi muito importante para minha carreira foi o MNB – o principal evento dos veículos midiáticos do Brasil, o qual fui contratada pela RBS (filial da Globo do Sul do Brasil) para desenvolver com live painting diversas peças de mobiliário, durante 3 dias em um resort na Bahia.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Meus artistas preferidos da atualidade são: Catarina Gushiken, Gabriel Moreno, Carne Griff, Miss Van, Paula Bonet, entre muitos outros.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Pra começar existe um preconceito com ser artista. Eu mesma tenho um certo receio de me considerar “artista”. Acho que essa nomenclatura vem com um peso atribuído por uma ideia que temos da arte muito forte. Ultrapassado esse primeiro passo, há o fato de ser mulher em um mercado muito mais masculino, principalmente se o trabalho for mais ligado a arte urbana ou fine art.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Tomar meu café recém coado de manhã, deitada na cama com meus cachorros no meu pé e meu namorado do lado. Começando o dia assim já sinto uma felicidade plena.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Pesquisem muito, referências e história, ousem – tentem fazer o que vier na cabeça mesmo que não dê certo, não tenham medo de errar nem de levar (várias) respostas negativas. E o mais importante, vamos nos ajudar, porque esse meio já é fechado o bastante para virarmos a cara uma para outra com medo de competição. Se a coleguinha pedir ajuda, ajude. É meio piegas, mas juntos somos mais fortes.

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho vários! Como disse estou sempre em busca de expandir minhas técnicas e superfícies, e nesse momento estou buscando literalmente expandir, no sentido de fazer peças gigantes. Vamos ver no que dá!

Clara Coutinho por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas