m
Cat
Coquillette
Estados Unidos
viajando o mundo como nômade digital
29 anos . ilustradora . designer

Eu sou a fundadora da CatCoq, uma marca de design e ilustração.

Ilustração foi minha primeira paixão e atualmente é a espinha dorsal da minha marca. Meu estilo é brilhante, colorido e normalmente incorpora detalhes complexos e lettering. Eu vendo meu trabalho, principalmente, em produtos licenciados e empresas de produção sob demanda, onde minha arte é impressa em tudo, de quadros a tapeçarias, de bolsas a capas de celulares.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Minhas ferramentas preferidas são a aquarela, tinta acrílica, guache e ilustração digital vetorial.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A maior parte da minha inspiração e criatividade vem das viagens. Eu normalmente estou trabalhando em cafés e espaços de co-working ao redor do mundo. Eu prefiro lugares que são receptivos aos nômades digitais – com custo de vida baixo, boa internet WiFi e com uma próspera comunidade de empreendedores nômades.

Eu vivo principalmente de renda passiva, através do licenciamento dos meus trabalhos. Para mim, isso significa trabalhar como ilustradora e designer freelancer e viajar o mundo para me inspirar criativamente. Recentemente eu lancei um guia para artistas que querem aumentar sua renda passiva também. Você pode conferir aqui!

Como eu foco principalmente em licenciar meu trabalho, eu não preciso me preocupar com a produção dos produtos, estoque, entrega e suporte aos clientes. Isso significa que, além de não precisar lidar com estoques (que seria complicado, já que estou sempre me movendo), eu tenho muito mais tempo livre para fazer as coisas que amo: viajar o mundo e criar.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Eu encontro inspiração ao meu redor enquanto estou viajando. Eu tiro muitas fotos e mais tarde uso como referência enquanto me sento com um pincel e um pedaço de papel em branco. Minha paixão por lugares ao ar livre se refletem no meu trabalho – meu portfólio é recheado de folhagens e animais.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu tenho que misturar as coisas na minha rotina diária ou então fico eu entediada. Meu estilo de vida torna isso fácil – eu tento ficar em uma cidade por algumas semanas ou meses antes de partir para experimentar algo novo.

Independente de onde eu esteja, meu dia normalmente envolve tomar café, um café com bom sinal de internet e pintar a noite. Apesar da aparência da minha vida nas mídias sociais, eu na verdade, passo a maior parte do meu dia em frente ao meu laptop.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

O que mais gosto de criar são plantas e animais. Os meus preferidos são as alpacas, lobo, bonsais e folhas.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

A maior decisão que fiz na minha carreira foi deixar meu trabalho das 9 às 17h em uma agência de design e abraçar a vida de autônoma. Foi apavorante deixar um trabalho que eu amei (especialmente com todas as seguranças como um pagamento estável e os benefícios) e apostar em mim mesma, mas no fim acabou valendo a pena. Agora eu estou seguindo o que eu realmente amo, tendo uma renda viável, e fazendo meus próprios contatos.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Aqui estão algumas das minhas contas preferidas no Instagram:

Estilo de vida: Kate La Vie, I have this thing with floors, StudioDIY, A beautiful Mess, BritandCo, ShopBando, DesignLoveFest, SFGirlByBay, Humans of New York

Design & Ilustração: Design Sponge, Design Milk, The Jealous Curator, Mirdinara, Refinery29, Jonathan Adler, MadebyPerrin, BlairZ, Designspiration, PaperFashion, Anndanger, NatashaLawyer, KatieVernonArt

Viagem: Rusty Wright, OntheGridCity, NatGeo, NatGeoTravel, MattCrump, DeathValleyNationalPark, ExploreGuatemala

Animais fofos: The Dogist, This Girl is a Squirrel, Meowtonsco

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Nosso mundo está longe de tratar ambos os sexos com igualdade. No entanto, tem sido inspirador assistir a demanda por mudanças sociais em 2017. Nós tivemos a Marcha das Mulheres, o “hackton” de programadores e cientistas se unindo para preservar documentos de sites federais e a Marcha pela Ciência no Dia da Terra. Não são todos sobre gênero especificamente, mas são todos em uma trajetória para um futuro que poderá beneficiar a todos.

Eu tive a sorte de crescer em uma comunidade onde minhas opiniões pareciam ilimitadas e minhas escolhas foram comemoradas. Minha família me apoiou incrivelmente no meu estilo de vida “nômade artista” e em nenhum momento me senti limitada ao me expressar. No entanto, esse não é o caso para muitas mulheres no mundo; igualdade de gênero é o denominador comum entre a luta de Malala pelo direito a educação no Paquistão e os preconceitos do “primeiro mundo” empurrando as mulheres para fora de suas carreiras. Eu acredito que a mudança está acima de nós, mas não irá acontecer da noite para o dia.

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

O cachorro dos meus pais, Jack. Explorar lugares novos pela primeira vez. Manga com arroz (prato típico do sudeste asiático). Embora o momento mais feliz da minha vida tenha sido no outono passado quando eu nadei com bebês lontras em San Diego. Em qualquer momento que eu interaja com animais, inevitavelmente se torna o ponto alto do meu dia.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Explore várias coisas e encontre o que melhor funciona para você. O sucesso de uma pessoa não será a resposta para todas. Uma vez que você se encontre, aproveite esse impulso e trabalhe, trabalhe, trabalhe...

Cat Coquillette por Projeto Curadoria
Cat Coquillette por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Estive pensando muito em como eu quero "subir de nível". Enquanto o presente está indo muito bem, eu tenho o meu olho no futuro e as oportunidades em potencial que aparecem. É fácil ficar atolado com as tarefas do dia-a-dia e esquecer de considerar algo maior. Estive me perguntando como eu quero que minha marca se desdobre no futuro, seja simplesmente um aumento nos negócios de licenciamento, uma linha de produtos, ou mais um foco em treinar outros artistas a como ter sucesso comercial. Gostaria de ter uma resposta mais tangível a esta pergunta. Pergunte-me novamente em 2018.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas