m
Camila
Averbeck
Brasil
vivendo em Sapiranga . RS
23 anos . artista . ilustradora

Nasci na pontinha do Brasil, Rio Grande do Sul. Vou começar dizendo que essa minha jornada de rabiscos teve início ainda no jardim de infância, desenhando e pintando pequenas telas e figuras em casa e na escola. Mais tarde, participei de alguns cursos para aprimorar o meu traço em grafite, óleo sobre tela e lápis de cor. Atualmente estudo Moda na Universidade Feevale, mas meu mundo/vocação/trabalho é a ilustração, seja no ramo artístico ou da moda.

Após um tempo na faculdade fiz um curso que se chama Ilustração e Processo Criativo, onde aprendi a técnica da aquarela, que hoje não largo mais. Foi a partir dali que comecei a levar mais a sério a profissão de ilustradora e onde comecei meus primeiros trabalhos.

Hoje produzo encomendas: desde retratos pessoais até logomarcas para pequenas empresas. Utilizo a internet como meio de vendas de artes próprias também.

CamilaAverbeck2
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Hoje em dia estou usando praticamente apenas aquarela, papel em gramatura grossa, sketchbooks, lápis de cor e nanquim. O principal mesmo, a base de tudo, é a aquarela.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

A vida me inspira. Gosto muito do universo feminino , da natureza e dos animais. Sempre procuro me aprofundar nessas três coisas e, como eu vivo em volta delas, acabo tirando muito disso.

Além de tentar sempre conectar meus desenhos às séries e livros que tanto gosto.

// Como é o seu processo criativo?

Depende de cada trabalho. Quando é um projeto pessoal eu fico rabiscando pra mim mesma até sair alguma ideia legal para poder passar para a ideia final, se estou sem inspiração fico olhando trabalhos no Pinterest e deixando minha mente "viajar" até encontrar algum pensamento ideal.

Em encomendas não é muito diferente, mas eu pego as ideias dadas já pelo cliente e começo a fazer alguns rascunhos, após essa parte escolho duas ideias dos "rabiscos" iniciais e mando para a escolha e aprovação, a partir da aprovação já passo para o papel final e faço a coloração.

CamilaAverbeck10
CamilaAverbeck7
CamilaAverbeck9
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Costumo fazer o que gosto para relaxar. Sair com amigos, olhar minhas séries e filmes, escutar música... gosto muito de passear no final de semana também, tomar um ar fresco e conhecer lugares novos. E arrumar meu quarto, que é meu local de trabalho.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Sou bem rígida comigo mesma e então não sou muito de ter os meus preferidos... mas tem um que é bem especial pra mim, foi minha primeira ilustração de quando criei minha página no Facebook e decidi levar a ilustração pra frente como uma carreira.

Eu estava bem perdida e não tinha um traço só meu, nem sabia por onde me guiar, então é por isso que ela é tão especial pra mim. Se chama "Meu Universo".

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Um "marco" ainda não posso dizer, pois esse meu trajeto como ilustradora apenas começou. Foi em dezembro de 2015 que larguei meu emprego fixo para me dedicar apenas a arte. Calculando agora um ano de experiência na área, tive meus momentos e aprendi muito, mas ainda é cedo para dizer.

Uma das coisas mais legais desse ano foi o interesse das pessoas no meu trabalho e das suas respostas positivas às encomendas que fiz, me deu bastante motivação para continuar nesse caminho!

CamilaAverbeck13
CamilaAverbeck8
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Tenho minha lista de artistas preferidos! Gosto muito do trabalho da Malena Flores, Mariana Valente, Amanda Roosevelt, Juliana Rabelo, Victor Octaviano, Vicky Od, Audra Auclair e Taryn Knight.

Todos eles me surpreendem sempre e eu gosto muito de acompanhar, me dão motivação para nunca parar e sempre correr atrás do que quero.

CamilaAverbeck12
CamilaAverbeck1
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Felizmente não vejo muito no mundo das ilustrações, mas vejo.

Mulheres retratando o corpo nu feminino já viraram motivo de ofensas e denúncias no Instagram/Facebook... em fotografia/design isso já é bem mais visível e em outras áreas só parece aumentar.

Estamos vivendo num momento de mudanças, num momento de empoderamento feminino.

CamilaAverbeck5
CamilaAverbeck15
// E o que te faz feliz?

Estar viva, respirar. Comer, beber. Desenhar. Vento fresco em dias quentes, pôr do sol. Olhar estrelas. Namorar. Sentir.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

Acho que primeiro de tudo é não ficar se comparando com outros artistas, aceitar o que se faz e entender que seu aprendizado e caminho são únicos.

Ter a ousadia de sair da sua zona de conforto, porque só assim nós nos esforçamos para melhorar naquilo que não somos bons.

Deixar o medo do novo e o "ego" um pouco de lado para sempre aprender mais, não importando o quanto você já sabe. Ser feliz e se aceitar.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho um projeto para esse ano sim, mas ainda estou no início dele... portanto não posso falar muito.

Posso dizer que tem a ver com tatuagem, estou louca para começar e poder mostrar mais nas minhas redes.

CamilaAverbeck6
COMPARTILHE
b
//+entrevistas