m
Bruna
Vettori
Brasil
vivendo em Milão . Itália
25 anos . artista . tatuadora

Meu nome é Bruna, tenho 25 anos, sou economista e há 3 anos criei o Rotina & Rabisco, um projeto de versos e ilustrações sobre o cotidiano. Atualmente atuo na área da ilustração, artes visuais, tatuagem e pintura de murais.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Tinta (e sentimento).

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

O Rotina é um projeto sobre o cotidiano, então procuro estar sempre aberta e atenta para observar meu dia a dia pois qualquer coisa pode virar uma poesia ou arte.

// Como é o seu processo criativo?

Não sigo uma regra, apenas me comprometo de ter sempre comigo caneta para registrar as ideias no momento que elas surgirem. Ilustro e escrevo praticamente todo dia, é uma forma de me conectar comigo e aprender no processo.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Gosto de me comprometer diariamente com minha obra, acho que a criatividade é um músculo que precisa ser estimulado e trabalhado, senão fica fora de forma. Acredito no dom, mas admiro a constância e a dedicação, essas sim fazem a diferença em qualquer coisa que a gente faz.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Tenho me apaixonado perdidamente por murais, escrever minhas poesias no muro tem sido muito especial pois sinto que isso toca as pessoas de uma forma diferente. Desde o inicio do Rotina eu publico na internet e quero continuar fazendo… Mas levar a arte pra rua é uma revolução, é inclusivo, transformador.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Logo com um ano de projeto, fui convidada por uma editora para lançar um livro na Bienal do Rio (2015). Foi um marco super importante porque me fez perceber como o Rotina era importante pra mais gente, e que ele ia mais longe do que eu podia imaginar. Encontrar os leitores ao vivo foi um momento muito especial, a tatuagem também me proporcionou encontros lindos, gosto desse contato pessoal.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Gosto de muita coisa, de trazer referências de outras áreas, de coisas que aparentemente não tem nada a ver com o que faço. Eu poderia listar dezenas de inspirações, mas hoje vem na minha cabeça dois grandes poetas, Fernando Pessoa e Leminski. Acho que eles tocam muito em mim, e certo que influenciam minha poética também. Falando aqui, também lembrei de um livro que foi muito importante ano passado pra mim, se chama A Grande Magia.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Certo que sim, vivemos num mundo que ainda está buscando esse equilíbrio de direitos e igualdade de gênero… Respeito muito a luta de cada um, e a história que cada pessoa carrega… E confio que a arte é uma forma bem bonita e madura de conquistar espaço e respeito mostrando o que somos e sentimos. Acredito na revolução através dela.

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
Bruna Vettori por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Ser leve, estar presente e atenta à magia que está acontecendo ao meu redor.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Não acredito em fórmulas prontas, mas posso dizer que meu trabalho ganhou muita força quando passei a crer pra caramba no que eu fazia. Não adianta ter dom, ter talento ou mesmo oportunidade se a gente não acredita de todo coração. Esse para mim é o primeiro passo, acreditar e manter a constância, buscando sempre aprender.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

O Rotina é um projeto constante, sempre em transformação. Hoje vivo em Milão e tenho me experimentado no universo da arte e dos murais. No meu Instagram é possível acompanhar um pouco da jornada criativa, de descobertas e aprendizados. Cada vez mais, busco levar a verdade dos meus sentimentos para dentro da minha obra… Espero que gostem!

Bruna Vettori por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas