m
Bianca
Morassutti
Brasil
vivendo em Taquara . RS
25 anos . designer . ilustradora

Meu nome é Bianca, sou uma pessoa introvertida, então sempre apreciei ficar sozinha curtindo minha curiosidade: quando não estou lendo, geralmente eu estou explorando alguma obsessão sobre algum assunto aleatório que faz com que eu aprenda alguma coisa nova.

Gosto muito de observar o meu entorno e uma das minhas lembranças mais queridas é de assistir a minha mãe desenhando sereias na areia da beira da praia com um galho a meu pedido.

BiancaMorassutti10
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Gosto muito de nanquim e atualmente estou em uma fase de explorar as hachuras com canetas super finas e descobrir as possibilidades. Mas acho lindo o efeito da aquarela e exploro muito o digital para estudar os fundamentos.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Minha inspiração vem das minhas questões existenciais, que eu junto com o meu amor por fantasia e ficção e tento fazer funcionar. Adoro tentar traduzir a forma das coisas com nanquim, o movimento, para depois poder interferir sobre elas. O desenho também é uma ferramenta que utilizo para lidar com os acontecimentos do dia a dia pois a arte me permite essa liberdade de transformar a realidade, mesclar  formas e explorar possibilidades que só existem dentro do meu imaginário.

BiaMorassutti4
BiaMorassutti1
BiaMorassutti5
BiancaMorassutti6
// Como é o seu processo criativo?

Muito do meu processo criativo é motivado pelas coisas que eu quero superar, os acontecimentos do cotidiano. Mas eu me inspiro muito com a literatura e pequenas histórias que eu conto para mim mesma, acho que a arte é um misto de referências e vivências pessoais canalizadas para o exterior.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu leio muito, eu jogo muito RPG, mas principalmente eu tento ficar longe do computador. Descobri que minha energia criativa se reabastece quando brinco com a Bolacha (minha cachorrinha), quando estou em contato com a natureza, descubro ou vivencio algo novo.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Minha série de insetos geométricos, porque foi uma fase em que estava tendo uma crise existencial forte e consegui que o resultado final ficasse exatamente como eu gostaria - o que eu acho que para todo artista é algo muito difícil de alcançar - e ainda por cima me ajudou a lidar e a entender que às vezes a gente precisa largar o controle e deixar fluir.

BiancaMorassutti8
BiancaMorassutti5
BiaMorassutti3
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu ainda estou começando minha carreira, mas um momento decisivo na minha trajetória foi um sábado de manhã enquanto estava na faculdade de moda e encontrei na parada de ônibus a Martina Viegas, que é uma artista maravilhosa, enquanto ela desenhava e eu me aproximei para ver e puxar conversa e descobri que ela era ilustradora. Foi um daqueles momentos de destino, porque puxar conversa  não é algo que eu faça normalmente e não sei porque, naquele dia fiz, mas foi um momento chave porque eu descobri que era o que eu queria fazer também, que era o que eu estava procurando e não sabia. Cheguei em casa e me autorizei a passar para o papel o que estava dentro de mim, dois meses depois mudei de curso e agora estou aqui, ainda seguindo o sonho.

BiancaMorassutti14
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu sou muito fã de trabalhos fantásticos, me inspiro muito nos livros do Terry Pratchett, Neil Gailman... como ilustradores meus ídolos são Moebius, Elisa Ancori, Barbara Canepa, Margareth Mee, Beatrix Potter, Tony DiTerlizzi, Catarina Gushiken, Manzana…

A lista é grande e tem coisas que eu gosto tanto que tenho até ciúmes de compartilhar, pois são uma preciosidade para mim.

Tenho essa lista gigante e bem variada de referências e eu acho que isso se reflete muito no meu trabalho porque ele também acaba ficando bem diversificado, o que eu considero uma coisa boa pois ainda estou descobrindo e explorando a minha linguagem enquanto artista.

BiancaMorassutti11
BiancaMorassutti12
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu sinto que ainda tem muita crítica em cima do que é feminino, como se fosse uma fraqueza ao invés de uma força.  Como se não fosse suficiente e a gente tivesse que ficar sempre se provando. Eu sinto muito isso no meu trabalho, mas estou tentando aprender a deixar isso pra lá.

// E o que te faz feliz?

Um dia frio de chuva, uma xícara quentinha de café com leite, uma música boa de plano de fundo, sentar na mesa da sala com a Bolacha do meu lado e ficar desenhando sem compromisso. Jogar conversa fora, estar com aqueles que eu amo, livro novo, cheiro de tinta,  tudo isso me faz feliz.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

Confiem no trabalho de vocês, tenham boas amizades que motivem vocês para seguir em frente e melhorando, criem sua própria "girl gang". E  lembrem que a única pessoa que precisamos agradar somos nós mesmas.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Eu tenho muitos projetos em andamento! Esse ano quero terminar minha primeira zine; também estou trabalhando em um projeto de tirinhas como um meio de transformar o meu olhar sobre os acontecimentos do dia a dia e tenho uma meta de ter um desenho pessoal terminado por semana (estou falhando miseravelmente nessa, mas está tudo bem). Pretendo ir anunciando esses projetos no meu Instagram, quando o tempo for certo.

BiancaMorassutti13
COMPARTILHE
b
//+entrevistas