m
Bela
Mansilla
Argentina
vivendo em Buenos Aires . Argentina
27 anos . artista

A arte para mim é um meio de auto-realização. Não há uma só arte, como também não há um protótipo de artista. É uma disciplina multiforme que dá abrigo a cada ser, dando a oportunidade de deixar sua marca na existência. No meu caso, tive minhas idas e vindas. Eu pude ver minhas mãos transbordando entusiasmo pela pintura, como também meus instrumentos empoeirados por más decisões. No entanto, hoje eu posso dizer com toda plenitude, que não deixarei de pintar porque eu descobri que isso dá sentido à minha vida. Através da arte eu me descobri, é minha escolha, meu lugar, minha casa...

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Em uma mesma obra eu gosto de utilizar uma combinação de diferentes tipos de tintas, posso começar a pintar com acrílica, fazer um detalhe em aquarela e terminar a obra com tinta à óleo.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Me motiva aquilo que quero dizer através das minhas pinturas, elas são minha ponte com as pessoas. A força que transmite o mar, a eternidade do céu e suas cores são minhas maiores inspirações. Pego cada um deles de uma forma simbólica para projetar sensações e emoções em uma imagem.

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Tenho um caderno onde anoto todas aquelas frases que se sobressaem de um livro, canções, ou palavras de pessoas que me geraram alguma emoção. Tem uma frase ou palavra que é gatilho para cada obra. Faço uma paleta de cores com a claridade ou obscuridade que represente aquilo que quero transmitir, às vezes faço um rascunho e outras vezes deixo fluir...

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Como disse Pablo Picasso, sempre estou fazendo aquilo que não sei fazer com o fim de aprender a fazê-lo. Não fico na minha zona de conforto, nem com a técnica que sei melhor, sempre estou aprendendo, provando diferentes materiais. Sou uma pessoa muito curiosa, pergunto, leio, vejo imagens, filmes, internalizar um tema me mantém criativa.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Eu já experimentei pintar diferentes estilos, mas meu trabalho favorito é o que faço atualmente, a arte abstrata. Ela me dá liberdade de criar minha própria versão de uma imagem e uma livre interpretação ao expectador.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Toda minha vida eu gostei de arte. Quando criança olhava livros de artistas, mas mais do que apreciar a técnica, me intrigava saber “Por que o artista pinta o que pinta?”, “Por que a escolha dessas cores? O que buscava comunicar com sua obra, talvez, sem saber?”

Ler Dalí, sua fascinação pela psicanálise e minha intriga, me levaram a estudar Psicologia. Durante o tempo que cursei a universidade deixei de pintar. Por anos me esqueci entre as patologias, comportamentos e provas, qual havia sido a minha principal motivação.

Por um tempo eu pensei que queria ser psicóloga, mas graças a minha própria análise pessoal e a ouvir a mim mesma, parei de buscar por um futuro que não era o que eu queria e decidi me dedicar à arte. Posso dizer que isso mudou a minha vida.

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu gosto de representar temas bíblicos, textos como A Criação foram inspirações para meus últimos trabalhos. Gosto de como Salvador Dalí projeta em suas pinturas sua forma de pensar, a estética de Gustav Klimt e a mensagem por trás dos grafites do Bansky, entre muitos outros artistas, esses são os meus favoritos.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Se ainda existe eu não posso confirmá-lo. Na minha experiência pessoal me diz o contrário, tenho sentido um grande apoio de ambos os gêneros.

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

A música “Dear Wormwood” tocando no meu ateliê, o sol na minha janela, uma tela em branco de 100x150 e todas as tintas prontas para usar. Posso dizer que nesse momento, sou feliz.

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
Bela Mansilla por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

As mesmas palavras que me ajudaram: O mundo é muito grande e todos temos um espaço para brilhar, dedique tempo ao que ama, demonstre as coisas que é capaz de fazer, todos temos facilidade em uma área, mas o único segredo é a prática, a constância e amar o que faz.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Atualmente estou trabalhando em uma nova série de obras para minha primeira exposição que terá lugar na B.A.D.A., uma feira de arte muito importante na Argentina que será no La Rural, um prédio em Buenos Aires.

A B.A.D.A. acontece uma vez por ano e tem como fim promover e difundir a arte e fomentar o contato entre o público e o artista. A exposição será do dia 31 de Agosto ao dia 3 de Setembro de 2017. Espero vocês!

Bela Mansilla por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas