m
Barbara
Tubelo
Brasil
vivendo em Porto Alegre . RS
30 anos . designer . ilustradora

Tudo iniciou na infância onde meu interesse pelo desenho surgira naturalmente, como acontece com a maioria de nós, designers, artistas, ilustradores. E como eu sempre gostei muito de desenhar, era natural que eu seguisse em uma profissão dessa área.

Conheci o Design em 2005 e me apaixonei. Em 2010 me formei e, conforme ia ganhando experiência em diferentes trabalhos e empregos, fui me especializando na área da criação em projetos de marca e ilustração. Fiz cursos teóricos, cursos de computação gráfica e até me dediquei um tempo a técnicas artesanais de impressão gráfica como a xilogravura, serigrafia e outras.

Hoje me dedico a projetos de branding, packaging e ilustração. Busco sempre que meus projetos tenham aquele ‘charme’ autoral, que tenham aquele estilo e qualidade característicos.

Gosto de pensar no designer como um agente transformador do mercado e da maneira como se consome, projetando produtos que tenham um ciclo de vida sustentável e também que encantem. Que sejam lindas, que emocionem!

babitubelo21
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Papel e nanquim pra mim é onde tudo começa. Desenho, escrevo e depois passo para o computador ( Photoshop e Illustrator ).

// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?2- Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Projetos novos que me exijam novos desafios e conhecimentos! Adoro criar novos projetos, traçando objetivos e metas, assim consigo ser mais produtiva.

babitubelo9
// Como é o seu processo criativo?

Começa tudo no papel e lápis, sigo com anotações, pesquisa. Isso independe se vou criar ou projetar uma marca, embalagem ou ilustração. Adoro rabiscar primeiro, depois passo para o computador e continuo na criação.

// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Pesquiso na internet trabalhos de outros artistas e designers, studios e coletivos, Pinterest e Behance são minhas fontes favoritas. Adoro ler sobre criatividade e design e ahhh... ouço muita música!

babitubelo3
babitubelo5
rodaika__
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Gosto muito do projeto que fiz para a Monjuá, é uma marca de moda, onde criei ilustrações para a campanha de verão 2016. O conceito das ilustrações surgiram do projeto #BabiIlustraMinhafoto e tive total liberdade de criação.

babitubelo3
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Em 2015 criei o projeto no Instagram #BabiIlustraMinhaFoto, no qual criava intervenções artísticas/ilustrações em fotos de usuários que marcavam em imagens a hashtag.

Foi bem legal essa interação com o público que me rendeu vários trabalhos posteriores e um convite para participar de um programa local da RBS TV, filial da Globo. O programa Mistura mostrou meu processo de criação e a minha motivação em fazer este projeto.

fabi
meumapamundi
mandasm_
rodaika
babitubelo24
babitubelo8
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Influencio-me muito em outros artistas e ilustradores contemporâneos e do passado.

Gosto muito das gravuras japonesas de Hokusai e os desenhos do Toulouse- lautrec. Dos atuais têm vários: a consagrada Yuko Shimizu, a jovem Victo Ngai, no geral os ilustradores orientais são demais, gosto de muitos.

Admiro o colega Bruno Miranda pela expressão e vibração de suas ilustrações.

No design gráfico, o studio Sweety&Co e o Partee Design de Barcelona têm um trabalho excelente e qualidade impecável.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Não sinto. Sinto que há um mau entendimento da nossa profissão por parte do mercado, certa desvalorização também. Mas já está bem melhor hoje em dia.

// E o que te faz feliz?

Trabalhar em projetos criativos e que me divirtam.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

Buscar sempre novos projetos que as desafiem, nunca se acomodar.

babitubelo12
babitubelo15
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Tenho muita vontade em animar minhas ilustrações, trabalhar com motion graphics. Ainda este ano quero concretizar projetos desse tipo e também, começar minha pesquisa sobre criatividade e design emocional.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas