m
Angela
Mckay
Austrália
vivendo em Brooklyn . NY . EUA
32 anos . ilustradora . designer

Eu cresci no interior da Austrália, perto da praia e rodeada de mato e animais selvagens. Tenho uma profunda afinidade com a natureza, e é algo que eu amo usar como tema para minhas pinturas. Também sou metade tailandesa, então eu passei muito tempo na Tailândia e amo o clima quente e a comida apimentada. Atualmente moro em New York, trabalho como designer e ilustradora freelancer. Estou aqui há dois anos e por enquanto estou adorando.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Normalmente pinto com guache e aquarela.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Me sinto inspirada por qualquer coisa relacionada ao sol e as férias. Eu realmente me sinto inspirada pelas minhas experiências de viagem e também pelas memórias do lugar onde cresci.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Eu gosto de criar a partir da vida, se eu puder. Então eu reúno folhas e plantas para estudar e sempre tiro fotos dos lugares que visitei para depois usar como inspiração para minhas pinturas. É bom fazer alguns rascunhos preliminares, mas normalmente eu acabo pulando direto para a peça final porque sou um tanto impaciente. Após pintar, eu digitalizo as ilustrações e adiciono alguns detalhes digitalmente.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu tento passar algum tempo ao ar livre todos os dias. Atualmente eu caminho até o meu estúdio e eu amo isso, porque eu posso andar pelo parque e ver muitas árvores e pessoas indo para seus trabalhos.

Também tento ter um tempo para criar livremente algo que eu queira, sem a pressão de ser algo bom ou alguma coisa específica. Isso definitivamente não acontece todos os dias, mas ajuda a desbloquear qualquer bloquei criativo que eu possa ter.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Recentemente trabalhei em algumas pinturas para uma exposição coletiva em Madri, o que foi um grande desafio mas também imensamente recompensador.

Também estou trabalhando atualmente em outro projeto, fazendo ilustrações e design para um novo restaurante que irá abrir no Lower East Side em New York. Eles usarão minhas ilustrações em diferentes partes do restaurante, então estou muito empolgada para ver como vai ficar.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Acredito que me mudar para New York foi um grande catalisador para eu fazer minhas próprias coisas. Eu fui forçada a me tornar freelancer e realmente me mostrar em uma cidade onde ninguém sabia quem eu era. Eu tive que construir minha reputação e ir atrás das pessoas, e foi realmente assustador. Eu sou muito grata por ter passado por isso, foi definitivamente muito recompensador.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Algumas artistas que estou amando o trabalho no momento são Monica Rohan, Liz Rowland, Martine Emdur, Leah Frazer e Isabelle Feliu.

Eu acho que todas essas artistas abraçam o espirito livre das mulheres de alguma forma. Também admiro a forma como elas pintam de uma maneira livre de cuidados. Isso é algo que estou tentando criar no meu próprio trabalho.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu definitivamente acredito que ainda exista, como se algo não fosse válido ou considerado digno de nota a não ser que venha de um homem. Eu acho que as coisas estão mudando e que as novas gerações estão fazendo as coisas com suas próprias mãos.

Não sinto muito isso em meu trabalho, já que sou sortuda de trabalhar com um monte de mulheres que são designers super talentosas e damos suporte umas as outras. Também tenho um grande suporte da comunidade online e das redes sociais, na maioria vindo de mulheres.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Provavelmente estou no meu momento mais feliz quando estou em algum lugar quentinho, comendo alguma comida deliciosa. Além disso, quando estou trabalhando em uma pintura e está indo bem, provavelmente é um outro momento muito feliz.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Eu diria para praticar, praticar e praticar. Honestamente acredito que trabalhar em alguma coisa consistentemente por um longo período de tempo traz resultados. Nunca experimentei as coisas de outra forma. E também, se você puder procurar por pessoas que você admira para uma mentoria também é ótimo. Ter a experiência de pessoas te guiando pode ser realmente útil.

Angela Mckay por Projeto Curadoria
Angela Mckay por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Eu fui chamada para uma exposição solo no próximo ano e estou muito empolgada e apavorada. Isso é algo que eu sempre quis fazer, então estou realmente animada com a oportunidade. Eu manterei todo mundo atualizado sobre isso no meu Instagram, então me siga por lá para acompanhar o progresso.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas