m
Andréia
Mariano
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
31 anos . designer . artista

Sou formada em Design Gráfico e já fiz alguns cursos de pintura, escultura e cerâmica. No segundo ano de faculdade apareceu um estágio para trabalhar com design têxtil, aperfeiçoei o trabalho e continuei nessa área, então trabalho como designer de superfície fazendo estampas há 11 anos. Desde o final do ano passado trabalho em casa fazendo as estampas como freelancer, assim posso me dedicar à pintura de quadros, esculturas, cerâmicas e também ao curso que iniciei para aprender um pouco sobre cenários para teatro.

Gosto de desenhar e pintar desde criança, sempre gostei de observar os detalhes de tudo ao meu redor. Na época da escola a professora de artes me convidou, junto com mais alguns colegas, para fazer uma pintura no muro da escola na feira das nações, evento que teria no colégio. Amei fazer a pintura, essa foi a primeira experiência pintando um mural, depois disso já pintei alguns murais, como na semana de Portinari em Brodowski da qual participo há 3 anos, além de algumas exposições das quais tenho participado também com os quadros e esculturas.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Gosto de utilizar materiais diversos, uso aquarela em papel de algodão, tinta acrílica em tela, às vezes papel kraft ou colorido, lápis de cor, lápis dermatográfico, spray, às vezes giz pastel. Quando estou fazendo estampas sempre finalizo no computador. Nas esculturas uso porcelana fria, às vezes resina. Também faço criações de utilitários exclusivos em cerâmica.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Acho que a arte é algo que vem de dentro, do sentimento, gosto de transformar os sentimentos em arte e fazer com que as pessoas se sintam bem vendo uma arte que fiz, tento transmitir aquele sentimento, fazer com que elas sintam também. Tem muitas coisas que me inspiram como momentos, lembranças, pessoas, a natureza.

// Como é o seu processo criativo?

Algumas vezes a pintura nasce de algo que eu senti, ou de algo que alguém me contou emocionado, ou também de sonhos. Costumo sonhar muito e com coisas muito malucas, coisas que só existem mesmo em sonhos, então acabo transformando em arte. Tenho muita facilidade para imaginar, quando alguém fala algo a imagem já se forma na minha cabeça e eu transformo aquela imaginação, assim acaba nascendo uma ideia.

Tenho muitas idéias novas que ainda não consegui transformar em arte, mas elas estão lá guardadas pra algum momento. Também uso muitas referências, faço pesquisa de imagens, tiro fotos e guardo como inspiração.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Gosto muito de ir à lugares diferentes. Tento sempre ir à algum lugar que nunca fui, ver uma coisa nova e conversar, acho que trocar ideias com as pessoas sempre me ajuda nas criações. Entender os sentimentos, pensamentos, anseios, alegrias, tristezas… Além de observar, acho muito importante fazer isso, porque às vezes surge um pequeno detalhe de uma coisa que você já viu mas não notou, um detalhe específico e isso faz surgir uma nova ideia. Rever obras de grandes artistas também costuma inspirar.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Os meus trabalhos preferidos são o quadro "Universo Interior" e a escultura "Gato Inapropriado", cada um faz parte de uma fase diferente da minha vida e tem um significado, foram épocas de mudanças que fizeram com que aquelas artes nascessem.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Depois te terminar a faculdade eu trabalhava como designer de superfície fazendo desenhos de estampas, fiquei fazendo isso por um bom tempo, acabei abandonando um pouco as outras formas de arte, principalmente pintura e escultura que sempre gostei muito. Em um dos meus aniversários ganhei um kit de aquarela novo, voltei a pintar, mas percebi que precisava melhorar e resolvi fazer um curso, isso abriu muito meus horizontes, melhorei bastante na pintura, a partir desse momento parece que consegui colocar no papel tudo que eu tinha guardado na cabeça e no coração. Consegui trazer os sentimentos e expressões para o papel. No ano seguinte fiz um curso de escultura, onde desenvolvi alguns personagens e voltei a fazer pinturas com tinta acrílica.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

As minhas principais inspirações são os sentimentos, a natureza, temas relacionados ao circo, palhaços e dança. Difícil escolher artistas preferidos, gosto de tantos... Vou citar alguns: Agnes Cecile, Ikenaga Yasunari, Salvador Dalí, Cate Parr, Claude Monet, Edgar Degas, Toulouse Lautrec, Rebecca Dautremer, Margaret Mee, Tim Burton, Miho Hirano, Dusan Djukaric, Ana Santos. Geralmente me inspiram com as cores e tipos de materiais que usam, às vezes são as formas, a expressividade o movimento, varia muito.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Não sinto isso na forma de me expressar, não afeta diretamente as minhas criações. Mas sinto isso na hora das exposições, em muitas galerias os homens tem mais espaço, vejo mais homens com trabalhos em exposição do que mulheres e não é por falta de artistas.

// E o que te faz feliz?

Levar a arte para as pessoas e fazer com que elas se sintam bem com isso. Gosto de fazer coisas que transmitam sensações boas.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Coloque seus sentimentos no que for fazer, faça tudo com amor, dedique a sua energia à criação, que no final seu trabalho terá uma energia incrível e sua energia estará renovada também.

Andréia Mariano por Projeto Curadoria
Andréia Mariano por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Sou um pouco agitada e acabo fazendo muitos projetos ao mesmo tempo, o que faz com que eles demorem mais pra se realizarem. Atualmente eu estou trabalhando em uma coleção de personagens (esculturas) e uma coleção de pinturas novas . Tenho também aprimorado a modelagem e pintura em cerâmica.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas