m
Andrea
Guariglia
Brasil
vivendo em São Paulo . SP
40 anos . designer . ilustradora

Sou uma sonhadora, acho que na verdade sempre fui mas só agora aos 40 decidi dar asas aos meus sonhos!

Há muito tempo fui jornalista e locutora de rádio e embora ainda guarde um carinho por estas áreas de trabalho, meu coração sempre bateu mais forte pelas artes. Desde pequena meu sonho era ser artista, ter um quarto repleto de telas, tintas e pincéis, mas os caminhos da vida e minhas escolhas me levaram para longe da minha essência.

Depois de muito tempo batendo cabeça, ter superado uma depressão em decorrência de um relacionamento abusivo, algo aqui dentro do peito começou a falar mais alto, iniciei então um processo de autoconhecimento para me reconectar. Como consequência passei a me questionar sobre que tipo de vida gostaria de viver; aquela vidinha chata e sem graça ou aquela desafiadora e apaixonante?

Entendi que era hora de escolher a desafiadora e apaixonante e construir a vida que eu realmente queria viver. Decidi voltar a estudar e desenhar. Me formei em Design de Interiores pois a paixão pelo morar sempre esteve presente em minha vida e aí não parei mais, redescobri minha paixão pelos estudos e pesquisas, fiz pós-graduação na mesma área, me especializei no “uso e aplicação das cores para os interiores” e outra em docência para o Ensino Superior onde pesquisei e ainda pesquiso sobre o Processo Criativo como ferramenta de trabalho e desenvolvimento para designers... Ufa! Muita coisa mudou mas na verdade tudo foi se transformando em uma grande energia e moldando os planos para o futuro. Este ano assumi meu lado empreendedora e dei uma cara nova para o meu estúdio de design que tinha criado ainda na faculdade. E nasceu a “Simples Assim Art&Decor” - meu estúdio criativo que tem como propósito ressignificar a casa e a vida das pessoas através da arte e da decoração, trabalhando com a essência, com o que é básico e elementar na vida das pessoas, suas casas, seus lares, transformando espaços e histórias em novas experiências de vida.

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Atualmente toda a essência do meu trabalho vem do desenho, dos traços. A partir deles nascem as ilustrações, o desenho de um espaço novo, produtos e tudo mais que a vida me permitir criar. Tenho paixão pela aquarela, adoro sua fluidez e leveza, gosto muito do pastel seco também mas amo uma caixa de lápis de cor, canetinhas e marcadores, papéis de todos os tipos e cores. O material de desenho para mim é magia pura.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Hoje posso dizer que a vida me inspira como nunca tinha sentido antes. O fato de saber que agora estou no caminho certo traz a tranquilidade da inspiração que preciso para criar. A natureza também faz parte deste processo com sua riqueza de formas, texturas e cores. A minha maior motivação é tentar através do meu trabalho como designer e da minha arte transformar a vida das pessoas com amor e carinho. Isso enche meu peito de felicidade.

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

Para mim, tudo tem início na pesquisa. Quando vou criar um espaço novo ou uma arte procuro antes saber exatamente para quem estou criando, então pesquisar sobre os espaços ou sobre as pessoas é minha ferramenta principal de trabalho. Depois das pesquisas e de todas as observações feitas parto para o papel, onde posso criar e rabiscar as inspirações que vão se transformando em ideias, projetos, artes e produtos. O processo é muito fluído e leve, sem pressa.

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Procuro estabelecer uma rotina de trabalho com o objetivo de organizar a mente e deixá-la livre para criar com mais leveza. Às vezes é difícil porque além de tudo isso sou mãe, esposa, dona de casa, mãe de um cachorro lindo e uma coelha fofa, aqui é vida real. Mas de uma maneira geral leio, leio bastante, leio muito aliás, AMO ler! Tudo ao meu redor me inspira e desperta minha criatividade. E justamente por perceber que preciso e uma certa ordem para criar venho praticando a #disciplinacriativa. Com ela está sendo possível estabelecer blocos de tempo para cada tarefa e assim cumprir cronogramas e horários. Isso deixa minha mente muito mais livre e tranquila nos momentos de criar.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Amo criar projetos. Acho mágico todo este processo de criação. Criar um novo lar, integrar espaços, “destralhar” a casa e depois inserir um pouco de arte e objetos com amor e significado me fazem sentir viva e realizada! Mas também ando apaixonada pela criação de produtos que complementem os projetos... seja um móvel ou objetos pensados para compor o decor, é a maneira que encontrei de integrar todas as minhas paixões. Através dos meus projetos e produtos levo amor e inspiração para a vida das pessoas

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Sim. Embora seja um assunto delicado acho importante abordar, pois acredito que muitas outras mulheres também passem por isso. Sofri alguns anos com um relacionamento abusivo que detonou minha autoestima. Saí arrasada dele e já não me reconhecia mais nem como mulher nem como pessoa. Passar pelo processo de terapia foi muito importante para eu me reconectar comigo mesma. Só a partir desse momento me dei conta que poderia ressignificar minha vida e iniciei o processo. Não é fácil mas considero este momento como o marco importante pois foi quando decidi que era hora de fazer diferente e voltar a ser feliz e livre. Depois disso muitas coisas incríveis aconteceram e estão acontecendo por isso agradeço todos os dias pelas novas oportunidades. O segundo motivo é ter lançado meu estúdio, um sonho antigo que agora é real.

// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Minhas referências vem de muitas áreas, o Design de uma maneira geral me traz muita inspiração. Na área de decoração gosto demais do trabalho da designer Holly Becker, do designer Hans Kujiten e os designers do escritório sueco Alvhem Makleri. Amo o trabalho com as cores das arquitetas Emmanuelle Moureaux e Adriana Yasbek e da designer Tricia Guild. Sou apaixonada por Wassily Kandinsky, Jackson Pollock e Vincent Van Gogh. E muitas outras pessoas incríveis, escritoras inspiradoras: Elizabeth Gilbert, Elle Luna, Julia Cameron, Amanda Mol, Rafaela Cappai entre outras.

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Não sei se chamaria de preconceito... acredito mais que seja uma IDEIA pré-estabelecida de que a mulher não pode isso ou não pode aquilo mas no fundo NÓS PODEMOS SIM! Podemos inclusive acreditar que podemos fazer tudo aquilo que nos dispusermos a fazer. Temos um grande poder de realização morando dentro da gente e nossa liberdade e felicidade depende de como trabalhos essa energia. Precisamos sim nos emponderar mais, acreditar mais e seguir firme nessa direção, só assim vamos acabar com todo e qualquer preconceito ou ideia negativa a nosso respeito.

// E o que te faz feliz?

Hoje, o que me tem feito feliz é saber que me dei a oportunidade de ser livre. Livre para reconstruir minha vida. Com isso me permiti ser livre para amar e ser amada e encontrei meu grande amor, tenho uma filha linda e meus filhos de 4 patas que enchem meu peito de amor e carinho. E agora meu trabalho, a expressão máxima da minha alma, do meu ser.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Confiança. Vocês podem!!! Acreditem, busquem autoconhecimento, desconstruam suas crenças e planejem a vida que desejam viver. Não é receita de bolo e nem é fácil mas é possível. Existem tropeços, muitos, alegrias e choros pelo caminho mas vale muito a pena. Trabalhem sempre pois nada vem do céu, mantenham o foco, a concentração e a determinação. Mas acima de tudo tenham paciência com vocês mesmas, tudo tem sua hora certa de acontecer e acredite, acontece. É possível fazer o que você quiser, você é um ser único com uma história linda e está neste mundo para ser feliz. Use suas paixões e seus talentos. Você é linda e merece brilhar!

Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
Andrea Guariglia por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

A Simples Assim é meu mais novo projeto. Planejar, criar, desenvolver produtos e serviços tem sido minha diversão. Nela consegui reunir tudo o que mais amo na vida, projetar e fazer arte. É onde me expresso e distribuo amor e gratidão. Empreender não é nada fácil, dá um trabalhão mas é uma delícia, uma realização quando inspiro pessoas, recupero suas essências através de um espaço, isso não tem preço. Afinal o propósito de uma casa não é ser aquilo que você faz mas sim aquilo que você é. Nossa casa é o resultado vivo de nossas escolhas então poder ajudar nesse processo requer muita entrega, percepção e amor. Além disso ter a oportunidade de me expressar nos produtos que crio completa o meu trabalho. Desenvolver um aroma especial para perfumar a casa, quadros com ilustrações para encantar uma parede ou simplesmente desenhar direto nela são algumas maneiras de entregar paz e harmonia às pessoas. Sigo feliz, planejando muitas coisas boas para os próximos meses. Hoje posso dizer que amo meu trabalho.

COMPARTILHE
b
//+entrevistas