m
Ana Victoria
Calderón
Estados Unidos
vivendo em Cidade do México
32 anos . ilustradora

Sou uma artista mexicana/americana vivendo na Cidade do México com meu namorado e 3 gatos. Eu passo meus dias pintando e desenvolvendo meu negócio. Eu gosto de comida saudável, pilates, assistir séries da HBO, ouvir podcasts e almoçar com amigos.

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Geralmente aquarela.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Meus sentimentos, elementos naturais, natureza, ciência e tudo que me rodeia!

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

A inspiração pode vir a qualquer momento, eu preciso ter tinta por perto a todo momento  no caso de uma boa ideia surgir.

Normalmente eu começo com papel e aquarela, depois eu escanteio meu trabalho e cada pedaço pode terminar com um propósito diferente. A maior parte do meu trabalho é usado em minha loja online como impressões, enquanto outros são licenciados para empresas como obras de arte para seus produtos. Eu trabalho com empresas como Papyrus e Hallmark para criar cartões para datas comemorativas e produtos de papel divertidos, arte, arte, arte todo dia!

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Eu pinto pelo menos 300 dias por ano. Mesmo que seja algo pequeno. Eu tento experimentar diferentes materiais de tempos em tempos, como a cerâmica, vitrais e diversos artesanatos. Até mesmo cozinhar. Uso minhas mãos para criar quase todos os dias.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Projetos pessoais. Quando pintar é seu trabalho, às vezes você pega muitos projetos que o design é mais orientado, mas não existe nada como pintar só porque você sente que gosta disso.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Eu tive. Eu descobri que licenciamento de arte era um mercado que eu gostaria de me envolver mais. Eu sabia que esse seria um modelo de negócio lucrativo para o meu estilo de arte. Eu procurei meios para fazer isso acontecer e acabei participando de uma exposição na Surtex (uma feira de licenciamento de arte em Nova York).

Ter vários clientes licenciando meu trabalho realmente me ajudou em diversas maneiras. Eu consegui que minha arte fosse vista em produtos ao redor do mundo e isso me deu a estabilidade financeira que eu precisava enquanto me mantinha fiel ao meu estilo.

Também decidir começar a ensinar online tem sido INCRÍVEL. Essa é uma das partes mais fortes do meu negócio atualmente. Eu amo ser capaz de ensinar pessoas ao redor do mundo enquanto minha sala de aula tem mais de 15 mil estudantes!

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Eu sempre fui fã do movimento Arts & Crafts, especialmente William Morris. Eu sempre vi minha arte facilmente aplicada a produtos e ornamentos ao invés de penduradas em paredes de galerias.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Eu não me sinto prejudicada.

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// E o que te faz feliz?

Sinceramente, pintar. É meu oxigênio.

// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Eu diria, encontre seu lugar no mercado. Mas antes de tudo, é muito importante encontrar sua voz. O objetivo é que as pessoas reconheçam sua arte antes de ver o seu nome nela. Isso é difícil por aí e isso tem que ser sua obsessão se você quer fazer uma carreira com sua arte. Isso é uma palavra forte, mas eu realmente acredito ser verdade.

Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
Ana Victoria Calderón por Projeto Curadoria
// Você tem algum novo projeto em andamento?

Sim! Nesse ano eu comprei um pedaço de terra em Tulum, México. Eu estou planejando um retiro criativo com um grupo de mulheres talentosas no outono. Serão 4 professoras, incluindo eu, para ajudar mulheres criativas que estão tanto começando quanto presas em suas carreiras criativas precisando de orientação. Estamos preparando aulas sobre tudo, desde marketing pessoal até vendas online. Eu terei um site e mais informações em breve!

COMPARTILHE
b
//+entrevistas