m
Ana Maria
Sena
Brasil
vivendo em Brasília . DF
22 anos . artista

Tenho 22 anos, moro em Brasília, trabalho na área de ilustração há 2 anos e sou estudante de artes visuais, na Universidade Brasília. Busco a formação de artista plástica e licenciatura na área.

AnaMariaSena19
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Arte digital, aquarela, acrílica e nanquim.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Sempre fui muito introvertida, com dificuldades na escola e com dificuldades de comunicação. A arte sempre foi uma maneira de me expressar e me comunicar com esse mundo, que muitas vezes relutou a aceitar isso. A minha motivação é ser ouvida.

// Como é o seu processo criativo?

Ainda estou tentando me encontrar e ainda tenho muita dificuldade nessa parte. Às vezes o processo se dá muito aleatoriamente, mas um fator comum é que sou muito sensível ao que acontece à minha volta e muitas vezes falo de questões bem pessoais.

AnaMariaSena4
AnaMariaSena5
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Gosto de estar sempre atrás de uma referência nova. A arte dos outros me motiva, principalmente a dos meus amigos pessoais. E eu era uma criança que tinha necessidade de ter contato com a natureza, me acalma e me ajuda a refletir. Muitas vezes simplesmente andar por Brasília, me ajuda a pensar nesse processo criativo.

// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

De todos, a Revista Capitolina foi o que mais me abriu portas e além disso, me ensinou muita coisa sobre a área da ilustração. Foi um dos projetos que me fez amadurecer como artista e pessoa e sou muito grata por isso.

// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Quando decidi abandonar a faculdade de arquitetura. Foi nesse momento que pensei “tem que ser agora”. Sempre quis fazer artes plásticas, mas muitas vezes a sociedade faz questão de “apontar o dedo” em pessoas que escolhem uma vida profissional pouco convencional e quando você tem 18 anos, isso influencia muito as suas decisões. Não me arrependo.

AnaMariaSena16
AnaMariaSena21
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Sou apaixonada por cinema, animações, Studio Ghibli e Pixar. As cores do Wes Anderson muitas vezes me influenciaram nas minhas obras e babo no Guilhermo Del Toro. E nossa, os nomes vão surgindo na minha cabeça, na minha faculdade, tive aula com o Eduardo Belga e o Elder Rocha e eles foram uma grande influência profissional e artística também.

AnaMariaSena3
// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Muito, não só com a mulher, mas com a mulher negra. Falar sobre nossa vivência incomoda, cutuca feridas. Falar de racismo num país culturalmente racista, é pedir para sofrer represálias de colegas e professores.

// E o que te faz feliz?

Chegar em casa depois do trabalho e comer manga, vendo Cartoon.

anamariasena
AnaMariaSena2
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações?

Principalmente para as que são universitárias e periféricas. Não desistam, todo dia é um tapa na cara diferente, mas fiquem firmes.

Transformem dor em arte, elevem suas vozes.

// Você tem algum novo projeto em andamento?

Terminar a faculdade... hahaha...

Recentemente descobri a fotografia como uma nova forma de linguagem, e estou começando a investir nisso também. Bora vê no que dá, né?

COMPARTILHE
b
//+entrevistas