m
Amanda
Mol
Brasil
vivendo em Varginha . MG
26 anos . ilustradora . estilista

Meu nome é Amanda, sou designer de moda por formação e ilustradora de coração. Estudei moda na faculdade Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro e em 2011 ao me formar, resolvi voltar a morar em minha cidade natal, Varginha - MG. Hoje trabalho em meu atelier, cantinho de paz e inspiração. É daqui que as minhas criações ganham asas, colorindo pessoas e lares Brasil afora. Sou uma sonhadora assumida, para todo o sempre!

Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Quais ferramentas você utiliza para se expressar?

Tenho uma relação tão afetuosa e natural com o desenho que é como se ele fizesse parte de mim, desde sempre. A minha atividade preferida, quando criança, sempre foi desenhar e fazia isso em todas as “superfícies brancas" que eu encontrava – cantinho de apostila, agenda de escola, cartinha de amigas, tela, paredes. Sempre foi muito familiar pegar em um lápis ou caneta e começar a rabiscar! Minhas “ferramentas de expressão” preferidas são: ilustração, aquarela, lettering e design de produto.

// Qual sua maior motivação para criar? O que te inspira?

Coisas simples e casuais me inspiram. Gosto de pensar que o processo de criar não precisa ser difícil ou complexo, e se ele for despertado com facilidade é porque estou no caminho certo. Então, posso dizer (com o coração contente, inclusive!), que o que me inspira a criar é a paz e a tranquilidade do meu dia-a-dia no atelier, perto das minhas flores, com o sol e o céu ao alcance dos olhos. Se estou onde quero estar, em um ambiente que me traz serenidade e alegria, tudo vai bem e a inspiração faz morada.

Amanda Mol por Projeto Curadoria
Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Como é o seu processo criativo?

O meu ponto de partida é sempre a ilustração. Então penso em cada série com muito carinho pois é a partir dela que irão surgir os novos produtos e coleções. Procuro ilustrar os temas que encantam o meu coração e que podem encantar outros corações também! Entendo o desenho como uma alavanca do produto. Ele deve ser capaz de inspirar, aconchegar ou mudar a manhã de uma pessoa. Seja em um lettering acolhedor ou em uma cartela de cores interessante que de alguma forma, atrai olhares! O meu processo de criar parte da ilustração e depois caminha para o planejamento de produtos inspiradores.

Amanda Mol por Projeto Curadoria
// O que você faz no seu dia a dia para se manter criativa?

Levo uma vida simples e tranquila, como qualquer pessoa do interiorrr (haha). Mas hoje sei que a minha maior descoberta para me manter criativa foi respeitar uma rotina. Sou fiel à minha agenda e a minha rotina, todos os dias. Se decidi sonhar e viver este sonho, não posso me tornar uma escrava dessa decisão e me perder no caminho. Então tenho horário para trabalhar, meta de produtividade e muita disciplina. Mas tenho também horário de deixar o atelier e praticar o meu Crossfit, diariamente, sair com amigos, ler, cuidar das minhas plantas, descansar e viajar. Esse equilíbrio me mantém criativa!

Amanda Mol por Projeto Curadoria
Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Qual o motivo?

Meus projetos preferidos são os meus produtos, tenho obsessão por criá-los e vivo um caso de amor quando vejo tudo prontinho no atelier. Para mim não há nada mais apaixonante do que criar um protótipo e em seguida pelas mãos da minha equipe amada ver esse produto crescendo, ganhando embalagem, novos detalhes e mais energia boa. Acho esse processo mágico!

Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Você teve algum marco importante na sua carreira ou um momento decisivo? Como isso influenciou sua trajetória?

Tive vários momento importantes. O mais feliz: quando lancei a minha primeira oficina online e percebi um novo universo a minha frente. Uma possibilidade incrível que permitiria que o meu trabalho voasse mundo afora! Foi um grande marco na minha jornada empreendedora.

E recentemente, o falecimento da minha avó, uma pessoa singular e insubstituível. Vivi o aprendizado mais doloroso da minha existência e que me ensinou duramente que a vida é o AGORA. O momento de sonhar e ser feliz é HOJE, e esse pensamento me fortalece e cresce dentro de mim todos os dias.

Amanda Mol por Projeto Curadoria
Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Quais são suas influências, inspirações ou artistas preferidos? Como isso se reflete no seu trabalho?

Encaro minhas referências como um exercício de liberdade! Não é porque trabalho com ilustração que devo pesquisar e admirar apenas ilustradores, pelo contrário. “Passeio” por várias referências para compor minhas ideias e a forma como desejo me expressar no mundo. Desde artistas e criativos até um cantor ou filósofo contemporâneo! Algumas das referências que me inspiram e me encantam: Laura Bernard, Jess Phoenix, Cris Atomic, Paula Bonet, Kobra, Vik Muniz, Mana Bernardes, Karol Conka, Tiago Iorc, Martha Medeiros, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal.

// Ainda existe algum preconceito em relação a mulher se expressar livremente? Você sente isso no seu trabalho?

Comigo ainda não aconteceu e realmente espero não viver essa experiência. Vejo a mulher com o ser mais potente e super-poderoso da terra. E tenho um orgulho danado da briga que compramos para chegar até aqui!

// E o que te faz feliz?

Ter saúde e tempo para fazer escolhas com propósito. Se estou exatamente onde quero estar, tendo vitalidade para desfrutar da vida que escolhi, estou plenamente feliz. O tempo e a saúde são joias preciosas pra mim!

Amanda Mol por Projeto Curadoria
Amanda Mol por Projeto Curadoria
// Quais dicas você daria para outras mulheres potencializarem suas criações ?

A primeira dica seria seguir a sua intuição. Nós mulheres temos uma voz interna que não mente e exala sabedoria, se soubermos escutá-la ela sempre nos indicará o caminho. Acreditar e insistir. Nunca pensar que a prosperidade de um trabalho autoral acontece apenas com o “vizinho” mas que pode acontecer com a gente também. Trabalhar duro, manter uma rotina, foco e concentração. Essa união de ações nos leva longe e faz o nosso sonho se tornar real. O primeiro passo é apostarmos as fichas em nós mesmos!

// Você tem algum novo projeto em andamento?

O meu mais novo projeto prestes a ser lançado é a Oficina para Sonhadores, meu terceiro curso online! Neste novo curso abordarei um tema especial: SONHAR. Onde o nosso sonho pode nos levar e como podemos nos divertir criativamente pelo caminho! Como sonhadora assumida que sou, resolvi criar uma oficina com este tema para motivar e inspirar outros sonhadores também! E enriquecer de forma singular a sua jornada criativa. Nele, compartilharei um pouquinho da minha caminhada até aqui - só o começo de muitas histórias e desafios! Sem a intenção de me vender como um "modelo" e sim como mais uma aprendiz e insistente que deseja dividir ideias e estratégias com outros sonhadores mundo afora! Há muito o que aprender, sempre haverá. E compartilhar descobertas, partilhar o que aprendemos e dividir conhecimento, aquece a nossa alma! Esse é o meu objetivo com a minha nova Oficina.

Amanda Mol por Projeto Curadoria
COMPARTILHE
b
//+entrevistas